Buscar

resumo aula_10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA – AULA 10
PROFESSOR: RAFAEL IORIO
TEMA:  O Estado unitário. A confederação.    
9. As categorias do campo político: as formas de Estado. 
Estimular a compreensão e as diferenças das categorias políticas das formas de Estado, fundamentais ao fenômeno jurídico-político. 
  
9.1. O Estado unitário. 
"Estado unitário é aquele que apresenta uma organização política singular com um governo único de plena jurisdição nacional, sem divisões internas que não sejam simplesmente de ordem administrativa. O Estado unitário é o tipo normal, o Estado padrão. A França é um Estado unitário.  Portugal, Bélgica, Holanda, Uruguai, Panamá, Peru são Estados unitários. Embora descentralizados em municípios, distritos ou departamentos, tais divisões são de direito administrativo. Não têm esses organismos menores uma autonomia política." MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 175.
9.2. A confederação. 
"É uma união convencional de países independentes, objetivando a realização de grandes empreendimentos de interesse comum ou o fortalecimento da defesa de todos contra a eventualidade de uma agressão externa." MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 50.

Outros materiais