Buscar

aula_8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROF. LUIZ BELMIRO 
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ANÁLISE FINANCEIRA 
AULA 8
*
*
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
A administração do capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes.
O objetivo da administração do capital de giro é gerir cada um dos ativos e passivos circulantes da empresa, de tal forma que o nível aceitável do capital circulante líquido seja mantido, com enfoque sobre caixa, títulos negociáveis, duplicatas a receber e estoques. 
Pelo lado dos passivos circulantes, serão enfocadas as duplicatas a pagar, os títulos a pagar, fontes de financiamento e despesas provisionadas a pagar.
AULA 8
*
*
CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
AULA 8
*
*
GRAFICAMENTE O CCL PODE SER REPRESENTADO COMO MOSTRADO ABAIXO
AULA 8
*
*
CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
AULA 8
*
*
CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO
Dois conceitos importantes;
Capital de giro: o mesmo que ativo circulante;
Capital de giro líquido: o mesmo que capital circulante líquido.
AULA 8
*
*
CONCILIAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO
AULA 8
*
*
CONCILIAÇÃO ENTRE RISCO E RETORNO
AULA 8
*
*
1ª SUPOSIÇÃO BÁSICA SOBRE RISCO E RETORNO – Natureza da empresa analisada
AULA 8
 A empresa industrial, que oferece melhores meios de investigação da maioria dos princípios básicos de Administração Financeira.
*
*
Espera-se que a empresa industrial possa ganhar mais com seus ativos permanentes do que com seus ativos circulantes. Os ativos permanentes representam os verdadeiros ativos rentáveis da empresa. 
Terrenos, prédios. máquinas e equipamentos possibilitam à empresa elaborar seus produtos acabados que finalmente possam ser vendidos com lucro. Em geral, os ativos circulantes da empresa. excetuando-se os títulos negociáveis, não são ativos rentáveis; antes, constituem um anteparo. permitindo a empresa vender e conceder crédito. 
2ª SUPOSIÇÃO BÁSICA SOBRE RISCO E RETORNO – Capacidade de gerar lucros
*
*
Os ativos circulante são absolutamente necessários para efetiva operação da empresa. Porém, a empresa não pode operar sem os ativos permanentes, para gerar produtos acabados que possam ser convertidos em dinheiro, títulos negociáveis, duplicatas a receber e estoques. 
Se a empresa pudesse ganhar mais dinheiro comprando estoques do que produzindo ou investindo seu dinheiro em títulos negociáveis, não deveria estar no ramo industrial. 
*
*
3ª SUPOSIÇÃO BÁSICA SOBRE RISCO E RETORNO – Custo do financiamento
A empresa pode obter financiamento através de qualquer de uma das seguintes fontes: 1- Passivos circulantes: 2- Recursos a longo prazo. 
Os passivos circulantes são origens de recursos a curto prazo; o exigível a longo prazo e o patrimônio líquido são origens de recursos a longo prazo. Sabendo-se que os passivos circulantes consistem em duplicatas a pagar. títulos a pagar e despesas provisionadas, eles são uma fonte tipicamente cara de recursos. 
Custo do financiamento: 
*
*
Dos passivos circulantes básicos, somente os títulos a pagar. normalmente, tem um custo estabelecido. Os títulos a pagar são a única forma negociada de financiamento. Duplicatas a pagar e despesas provisionadas a pagar representam 75% dos passivos circulantes das empresas industriais, sendo fontes mais baratas de recursos. uma vez que não possuem qualquer tipo de pagamento de juros. 
*
*
4ª SUPOSIÇÃO BÁSICA SOBRE RISCO E RETORNO – Natureza da relação entre risco e retorno
Caso a empresa queira aumentar seu retorno, é necessário também aumentar seu risco. Se quiser reduzir o risco, vai ter que diminuir o retorno. 
A relação entre estas variáveis é de tal natureza que, independe de como a empresa aumenta seu retorno através da manipulação do capital de giro, a consequência é um acréscimo correspondente no risco, medido pelo nível de CCL. 
*
*
5ª SUPOSIÇÃO BÁSICA SOBRE RISCO E RETORNO – Ativos circulantes Os efeitos do nível de ativos circulantes na relação risco/retorno entre Ativos Circulantes e Ativos Totais
*
*
AULA 8
*
*
Veja a sua representação dos efeitos do nível de ativos circulantes na relação risco/retorno entre Ativos Circulantes e Ativos Totais
AULA 8
*
*
6ª SUPOSIÇÃO BÁSICA SOBRE RISCO E RETORNO – Passivos circulantes Os efeitos das variações no nível de passivos circulantes sobre a relação risco/retorno podem ser demonstrados usando o índice Passivos Circulantes sobre Ativos Totais
AULA 8
*
*
AULA 8
*
*
Veja a sua representação dos efeitos do nível de passivos circulantes na relação risco/retorno entre Passivos Circulantes e Ativos Totais
AULA 8
*
*
Suposições básicas nas considerações sobre risco e retorno – Exemplo 1:
Empresa XYZ
AULA 8
*
*
ANÁLISE DO DEMONSTRATIVO DA EMPRESA XYZ
O índice AC/AT aumentou em função do aumento do AC em relação ao ativo total. No entanto. AP também aumentou. 
O retorno alimentou em função do aumento do AP, que é mais rentável (20%) que o AC (5%). Observe que 20% de 35.000 é muito mais significativo que 5% de 15.000, daí o crescimento do retorno do ativo. 
Se o AT permanecesse o mesmo, o retorno se reduziria, pois isto significaria a substituição de parcela do RLP e AP por AC, o que aumentaria a participação do AC em relação ao AI, sendo que o AC é menos rentável que o RLP e AP. 
AULA 8
*
*
O CCL diminuiu demonstrando um aumento no risco da empresa. 
O índice PC/AT aumentou, o que demonstra o aumento da participação do PC em relação ao AT. No entanto. o PELP e o PL também aumentaram. 
O custo aumentou em função do aumento do PC. do ELP e do PL. No entanto. apesar do aumento global dos custos da estrutura do Passivo, a lucratividade aumentou, o que demonstra uma compensação das aplicações de recursos na estrutura do Ativo.
AULA 8
*
*
Suposições básicas nas considerações sobre risco e retorno – Exemplo 2:
Empresa ALFA
AULA 8
*
*
ANÁLISE DO DEMONSTRATIVO DA EMPRESA ALFA
O índice AC/AT diminuiu em função da redução do AC em relação ao ativo total. O AP aumentou, tornando mais representativa a redução do AC/AT. 
O retorno aumentou em função do aumento do AP, que é mais rentável (30%) que o AC (5%). Observe que 30% de 50.000 de aumento no AP, associado a 5% de 10.000 de redução no AC, impacta no crescimento do retorno do Ativo. 
AULA 8
*
*
Se o AT permanecesse o mesmo, o retorno também aumentaria, tendo em vista que o AC é menos rentável que os outros grupos do Ativo e este reduziria a sua participação no AT, com a substituição de parcela AC por RLP e AP, o que reduziria a participação do AC em relação ao AT. O CCL diminuiu demonstrando um aumento no risco da empresa. 
O índice PC/AT aumentou, o que demonstra o aumento da participação do PC em relação ao AT. No entanto, o PELP também aumentou. 
AULA 8
*
*
O custo total do Passivo aumentou em função do aumento do PC e do ELP. Se Passivo Total não variasse, um aumento do PC, que é mais barato, implicaria em redução do custo do Passivo, pois os Passivos de longo prazo são mais caros e estes teriam sua participação no Passivo Total reduzida. 
No entanto, houve uni aumento global dos custos da estrutura do Passivo, em função do alto custo do ELP (12% x 20.000) em relação ao PC (2% x 10.000), em contrapartida ao aumento da lucratividade, demonstrando-se a compensação das aplicações de recursos na estrutura do Ativo. 
AULA 8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais