Buscar

SISTEMA EMPRESARIAL CRM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SISTEMA EMPRESARIAL CRM
	O CRM – Customer Relationship Management realiza a análise dos clientes de forma multifacetada, utilizando um conjunto de aplicações integradas para que possa abordar todos os aspectos de relacionamento com o cliente, inclusive atendimento, vendas e marketing. 
	O CRM—Customer Relationship Management consiste em ferramentas de nicho que executa desde algumas funções até a personalização de sites para clientes, utilização de aplicativos de larga escala que possibilitam captar interações com clientes, fornecendo relatórios para a gestão do relacionamento com o consumidor.
	Para Madruga (2010), o CRM pode ser compreendido como a integração de tecnologia e dos processos de negócios, visando satisfazer as necessidades dos clientes durante qualquer processo de integração. Nesta visão o CRM envolve de forma específica a aquisição, análise e uso de conhecimentos sobre o cliente a fim de possibilitar às empresas que o utilizam uma venda mais eficiente dos produtos ou serviços comercializados por ela. 
Os benefícios quanto à adoção de um CRM são: 
• Proporcionar melhor atendimento ao cliente. 
• Melhorar a eficiência da central de atendimento. 
• Venda cruzada de produtos de forma mais eficaz. 
• Auxiliar a área de vendas a fechar negócios de forma mais rápida e eficiente.
 • Simplificar processos de marketing e vendas. 
• Descobrir novos clientes. 
• Aumentar as receitas de clientes. 
	Essencial é compreendermos o CRM quanto a sua funcionalidade, que podem ser divididas em três categorias principais. A primeira delas é o CRM operacional, voltado para as operações de marketing, serviços e vendas. É a função que procura estreitar as relações com os clientes mais valorizados, tornando essas relações a mais personalizada possível. Ela é baseada em todo o conhecimento que a empresa adquiriu sobre o cliente ao longo do tempo. Dentre os processos do CRM operacional, podemos citar o gerenciamento de campanhas de promoção de produtos, o gerenciamento de contatos e de contas dos clientes e serviços de telemarketing.
	 A segunda categoria é o CRM analítico que, de acordo com Sordi (2003, p. 55), […] pode ser definido como um sistema de suporte à decisão para auxiliares executivos e profissionais de marketing, vendas e suporte técnico a melhor entender e capitalizar as necessidades dos clientes, as interações da empresa com estes e o ciclo de compras destes. 
	Por fim, há o CRM colaborativo, que cuida da interação entre todos os meios de contato direto e efetivo entre empresas e clientes. Ele é de vital importância para as pretensões de uma empresa, já que é desses contatos que ela obtém os dados sobre seus clientes. Essa interação acontece através dos mais diversos meios: telefone, e-mail, carta, interação direta (lojas, distribuidores etc.).

Outros materiais