Buscar

AD1 2021.2 Alfabetização 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD Avaliação a Distância (AD1) – 2021.2
Disciplina: Alfabetização 2
Coordenadora: Stella Maris Moura de Macedo
Aluno(a): Taiane Alves Fernandes
Matrícula: 20112080097 	Polo: Nova Iguaçu
(Data limite para entrega: 5/09, às 23h59min)
Não admitimos plágio!
Orientações de formatação:
Fonte - Times New Roman -12
Espaçamento 1,5
O artigo a ser lido para realização da AD1 tem como título O prazer de descobrir e conhecer, de Carmen Lúcia Vidal Perez. Além de ser uma agradável leitura, apresenta algumas discussões muito importantes para a disciplina de Alfabetização 2, como: ambiente alfabetizador, sala de aula – espaço/tempo de interação e interlocução, a compreensão do que é ser criança nesse contexto, propostas de escrita e de leitura com sentido, papel do erro. 
Seguem algumas dicas para que você apresente ideias próprias em suas respostas: 
· Revisite as anotações que foram elaboradas, a partir dos textos propostos para leitura, entrecruzando ideias;
· Revisite suas experiências. Elas são fontes importantes para o desenvolvimento de suas ideias;
· Registre suas reflexões, inclua-as em suas respostas;
· Planeje o que deseja responder para não perder de vista o seu objetivo. 
As questões deverão ser respondidas com base no texto O prazer de descobrir e conhecer, de Carmen Pérez. 
Questão 1 (Valor 2,0) 
Quem é a criança desse relato? Como ela é compreendida pela professora e apresentada pela autora? 
Apesar da autora fazer referência à alunos específicos em sua pesquisa, PEREZ,2012 fala sobre a criança em seu desenvolvimento de alfabetização, que é apresentada pela visão da professora como ser ativo e integrante da construção do saber e representada pela autora como parte integrante desse ambiente alfabetizador, sendo coconstrutora de um conhecimento coletivo.
Questão 2 (Valor 2,0) Qual a concepção de ensino-aprendizagem que se encontra subjacente à prática da professora? O que ela valoriza no processo vivido com as crianças? 
	PEREZ,2012 explicita em sua pesquisa que mesmo sem o conhecimento esta professora trabalha o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky, que através de uma mediação orienta o processo de aprendizagem, favorecendo a interação, criatividade, experimentação e curiosidade das crianças, levando em conta todo o processo para chegar ao resultado e não somente o produto final.
Questão 3 (Valor 1,5) Descreva o ambiente alfabetizador que se apresenta nessa sala de aula. 
	A professora valoriza cada passo no processo de desenvolvimento para chegar ao resultado e não somente o resultado final, dando liberdade para as crianças exercitarem a criatividade, instigando a curiosidade, interagindo num ambiente social, trocando e compartilhando conhecimentos num ambiente livre e seguro, sem medo de errar.
Questão 4 (Valor 1,5) Identifique o parágrafo onde se encontra a noção de erro. Procure reescrevê-lo, a partir do seu entendimento do que representa o erro nessa situação. 
	O erro é necessário para a aproximação da verdade. Para criar e construir novos conhecimentos, a criança precisa errar. (PEREZ,2012, pag. 75) o erro é apenas um conhecimento que ainda não foi adquirido, o processo pelo qual a criança aprende é dado pela interação que a mesma tem com o mundo, como pode dizer que errou se a criança ainda não foi exposta aquele tipo de conhecimento, fica a cargo do mediador do conhecimento, propiciar experiencias para gerar conhecimento, sendo assim, em outras palavras: não existe o erro, existe apenas um conhecimento que ainda não chegou até nós.
Questão 5 (Valor 3,0) Apresente o que você compreendeu sobre o que é ler e escrever na experiência relatada no texto. 
	A alfabetização não é apenas o aprendizado da escrita (ortografia e gramática) é um processo de socialização, de experiencias e que vai, progressivamente, sendo introduzidas a escrita e a leitura. As palavras escritas não são apenas símbolos e signos que são utilizadas de forma automática, são formas que utilizamos para expressar uma ideia, um sentimento, uma experiencia. Desta forma, não podemos encara-la apenas na leitura e conhecimento de signos aprendidos na escola, a escrita está inserida no ambiente em que essa criança vive e vai ganhando sentido num processo de interação com estes símbolos. A linguagem falada é uma referencia para a criança que, por estes processos interacionistas começam a estabelecer conexões entre o som e a grafia e entendem a escrita como uma forma documental de comunicar, registrar ou expressar uma ideia. Ler e escrever vai mundo além de desenhar letras em um papel e sim na mensagem que quer passar, sendo assim, podem e devem ser trabalhadas de forma lúdica, criativa, incorporando sua realidade e encorajando a expressar e comunicar de forma livre.
Referência bibliográfica: 
PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. O prazer de descobrir e conhecer. In: GARCIA, Regina Leite (Org.). Alfabetização dos alunos das classes populares: ainda um desafio. 7.ed.- São Paulo: Cortez,2012.

Outros materiais