Buscar

Av2 - Composto Mercadológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Texto base:
“Um diferencial é que os usuários poderão fazer os resgates com o uso dos pontos mais um crédito em cartão e a busca funciona como em um site de marketplace, como o da Amazon, que traz histórico de compras e dados. 
Tudo feito por meio de uma plataforma totalmente customizada e online, criada do zero para unir o que de melhor os dois bancos possuíam em sistema de atendimento ao cliente e mobile.
‘Podemos adaptar estratégias de preços, produtos e abordagens para determinados públicos e dar melhores condições de acúmulo para os clientes mais fiéis’, contou Eduardo Gouveia, presidente da Alelo e líder do projeto.”
Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/quantos-pontos-multiplus-e-smiles-podem-perder-com-a-livelo Acesso em 10/08/2016
No texto, o executivo menciona que podem vir a adaptar as “estratégias de preços”. Selecione a alternativa que apresenta três estratégias de preços bastante utilizadas pelas empresas.
Alternativas:
· a)Desnatamento, crescimento, promoção.
· b)Desnatamento, premium, parcelamento.
· c)Penetração, barganha, promoção.
· d)Premium, penetração e superbarganha.Alternativa assinalada
· e)Médio, barganha, crescimento.
2)Texto base:
“A Ricardo Eletro deu uma recauchutada no clássico formato de garantir os preços da concorrência, usando as chamadas foto selfie. 
Criada pela Revolution Brasil, a estratégia é simples: o consumidor tira um selfie com o cartaz do preço do concorrente ao fundo, mostra ele numa das lojas da Ricardo Eletro e do Grupo Máquina de Vendas (Insinuante, City Lar, Eletro Shopping e Salfer) e recebe um preço mais baixo.
A campanha basicamente inclui uma selfie no processo tradicional desse tipo de campanha, que consiste em mostrar a promoção no material promocional distribuído pelos concorrentes.”
Disponível em: http://www.baguete.com.br/noticias/01/08/2016/promocao-da-ricardo-eletro-usa-selfies Acesso em: 10/08/2016
Com essa campanha, a Ricardo Eletro está aplicando a abordagem de precificação baseada na concorrência. Selecione a alternativa que apresenta o nome de outras duas abordagens de precificação que se recomenda sejam usadas em conjunto com a apresentada na notícia.
Alternativas:
· a)Baseada em custos e baseada na produtividade. 
· b)Baseada na produtividade e baseada na percepção de valor.
· c)Baseada em custos e baseada na região de produção.
· d)Baseada na região de produção e baseada na ociosidade.
· e)Baseada em custos e baseada na percepção de valor.Alternativa assinalada
3)Texto base:
“Na contramão da indústria automotiva nacional - que acumula queda nas vendas - as chamadas marcas premium tem conquistado cada vez mais consumidores. Elas possuem praticamente toda a linha acima dos R$ 100 mil, mas isso não tem afastado os compradores.
‘O crescimento deste setor é resultado de novos produtos com estratégias de preços e condições de negociações mais agressivas, expansão da rede de concessionários, novas modalidades de financiamento com opções de taxas mais baixas e melhoria no pós-vendas’. diz Eduardo Vale, gerente da revenda BMW em São José dos Campos.”
Disponível em: http://www.meon.com.br/variedades/gente/veiculos/marcas-premium-fincam-bandeira-em-sao-jose-dos-campos-e-regiao Acesso em: 10/08/2016
A notícia fala sobre automóveis considerados de luxo no Brasil (marca premium e preços acima de R$100 mil reais). Como fator de atratividade utiliza-se, também, uma estratégia de adequação do preço. Selecione a alternativa que nomeia corretamente essa estratégia.
Alternativas:
· a)Preço sazonal.
· b)Preço promocional.Alternativa assinalada
· c)Preço isca.
· d)Preço discriminatório.
· e)Preço geográfico.
4)Texto base:
“A varejista de moda britânica ASOS divulgou nesta quinta-feira recuperação no crescimento de vendas nos Estados Unidos e Europa, apoiada em adequação de preços à volatilidade do câmbio. O resultado, porém, veio com queda de margens de lucro. ...
As vendas internacionais saltaram 20 por cento entre setembro e dezembro, disse a empresa - após crescerem somente 11 por cento no ano encerrado em agosto de 2015 - guiadas por um aumento de 42 por cento nas vendas nos Estados Unidos e crescimento de 29 por cento na União Europeia.
As vendas em outros países, no entanto, incluindo Austrália, Rússia e China, aumentaram apenas 2 por cento.”
Disponível em: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/varejista-de-moda-asos-recupera-vendas-nos-eua-e-europa Acesso em: 10/08/2016
Considerando os dados relatados pela empresa ASOS, selecione a opção correta com relação à situação da empresa.
Alternativas:
· a)A adequação de preços foi influenciada pelo volume de vendas.
· b)As vendas não sofreram reflexos da adequação de preços.
· c)A adequação de preços foi feita para cima.
· d)A adequação de preços foi feita para baixo.Alternativa assinalada
· e)A adequação de preços não trouxe resultados.
5)Texto base:
“Apoiadas por grandes volumes de dados e o poder do software, mais empresas estão alterando seus preços de acordo com o dia, hora e até mesmo minutos. Varejistas on-line têm usado essa tática há muito tempo, mas mudanças de preços frequentes são também cada vez mais comuns no mundo físico, amplificando os efeitos da oferta e demanda sobre tudo, desde vagas de estacionamento até ingressos para eventos esportivos.
Uma rodovia de Dallas pode mudar os preços do pedágio a cada cinco minutos dependendo do tráfego. A rede de lojas de roupas Kohl’s Corp. usa etiquetas eletrônicas em 1.200 lojas para mudar os preços nas horas de movimento. Mais de 250 resorts de esqui na América do Norte ajustam diariamente os preços das vendas antecipadas de pacotes, com base nas reservas já vendidas.
Na média, os consumidores pagam mais como resultado dessas medidas, dizem economistas.”
Disponível em: http://br.wsj.com/articles/SB11872728649731044760404581422421679558958 Acesso em: 10/08/2016.
A tecnologia tem auxiliado empresas a analisar seus dados, compreender as informações e tomar decisões em tempo real. A notícia expõe como empresas têm tomado iniciativas de mudanças de preços com base na demanda. Selecione a alternativa que apresenta três outros motivos pelos quais as empresas costumam tomar esse tipo de iniciativa.
Alternativas:
· a)Declínio de participação, excesso de estoque e perdas.
· b)Produção sazonal, inflação e recessão econômica.
· c)Inflação, capacidade ociosa e recessão econômica.Alternativa assinalada
· d)Problemas de logística, capacidade ociosa e inflação.
· e)Recessão econômica, inflação e perdas no estoque.

Outros materiais