Buscar

aula_1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 1
 
*
PROFESSOR LUIZ BELMIRO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
CUSTOS EMPRESARIAIS
*
AULA 1
 OBJETIVOS DA AULA
Identificar os principais itens e os objetos de custos incorridos no processo produtivo de bens e serviços em uma organização 
Reconhecer os diferentes tipos de custos existentes em um processo produtivo 
*
*
AULA 1
 INTRODUÇÃO DA AULA
 
 No Mundo Corporativo de hoje as empresas estão, cada vez mais, sendo desafiadas a ofertarem seus produtos/serviços, com os requisitos de qualidade, inovações e, sobretudo, com diferencial de Preço. A crescente competição internacional aliada a instabilidade do cambio, impõe um profundo acompanhamento dos custos de produção a fim de garantirem a margem de lucro desejada.
*
*
AULA 1
 
 Freqüentemente ainda subsiste a idéia de que os preços são formados a partir de uma estrutura de custos observada ao longo do processo produtivo, e sobre este valor, acrescenta-se uma margem de lucro. 
*
*
AULA 1
 Nada mais falso! O que se vê hoje em dia é o que os economistas denominam de mercado de Price Taker, ou seja: dado o preço que está sendo praticado pelo mercado para um determinado bem, busca-se adequar o padrão de custos em níveis inferiores ao preço e ai sim auferir seus lucros pela diferença do valor de venda e seu custo de produção.
*
*
AULA 1
 Portanto conhecer mensurar e gerir a estrutura de custos de uma organização está dentre as principais tarefas do gestor.
*
*
AULA 1
- Tópico 1. A Relevância dos Custos empresariais no Mercado Competitivo
- Tópico 2. Os conceitos básicos iniciais dos custos
- Tópico 3. A função da gestão de custos ( totais, fixos, variáveis ) no planejamento empresarial
*
*
AULA 1
 Conceitos básicos iniciais de Custos Empresariais
Custo: Preço de aquisição de produtos ainda não utilizados para realizar rendas
Objeto de Custo: é qualquer bem ou serviço produzido ou prestado, para a qual uma medida de custos é desejada
*
*
AULA 1
 DIFERENÇA ENTRE CUSTOS E DESPESAS
Despesas: Gastos aplicados contra a renda De um período.
*
*
AULA 1
Custo Fixo ( CF ): Independe da quantidade produzida. Ex.: aluguel; depreciação; mão de obra indireta.
Custo Variável ( CV ): Depende da quantidade produzida. Ex.: combustível; matéria prima; mão de obra direta.
Portanto: 
 Custos totais ( CT ) = Custo Fixo + Custo Variável
*
*
AULA 1
Custo Semi Variável (ou Semi Fixo): Varia com o nível de atividade, porém não direta ou proporcionalmente.
Ex.: luz; força; em certos casos o próprio combustível.
*
*
AULA 1
 TEMOS AINDA
Custo Total Médio ( CTme) = Custo Total / Quantidade Produzida
Custo Fixo Médio ( CFMe) = Custo Fixo / Quantidade Produzida
*
*
AULA 1
Custo Variável Médio ( CVMe) = Custo Variável / Quantidade Produzida ( neste momento iremos atribuir um valor único para o custo indireto por unidade produzida, e neste caso o custo variável médio, será igual ao custo variável unitário)
Custo Marginal ( Cmg ) > é definido pelo acréscimo no custo total quando a quantidade produzida aumenta em uma unidade extra
*
*
AULA 1
*
*
AULA 1
 OBSERVE QUE
 
A medida que a quantidade produzida aumenta os Custos Totais aumentam
Quanto maior a quantidade produzida, menor será o custo fixo médio, uma vez que os Custos fixos são diluídos por um número maior de produtos.
*
*
AULA 1
Neste exemplo atribuímos um valor constante para o custo variável para cada uma das unidades produzidas, entretanto em uma economia de mercado poderá sofrer variações para baixo ou para cima dos custos variáveis em função do aumento ou diminuição da demanda junto aos fornecedores de matéria prima ou de fatores de produção. Desta forma os custos marginais não sofrem alteração.
*
*
AULA 1
Desta forma, o gestor de uma empresa poderá projetar seu fluxo de produção/venda, em função dos custos observados para os insumos necessários a produção e em função da demanda estimada, para o seu produto e naturalmente ao preço de mercado verificado.
*
*
AULA 1
De forma esquemática, podemos definir o Lucro, como sendo a diferença apurada entre o preço de venda subtraído do custo unitário do bem ou serviço produzido.
*
*
AULA 1
Entretanto deve ser muito bem analisado o valor unitário de produção que certamente irá variar segundo o volume total produzido. Em parte isso se deve, no tocante aos custos fixos, pela maior diluição em razão do aumento da quantidade ofertada. E isso vale também no sentido contrário, ao se reduzir a quantidade de produção, maior será a a parcela dos custos totais que cada unidade irá “carregar” no seu custo.
*
*
AULA 1
O Administrador ao se lançar no mercado a fim de ofertar bens ou serviços, deverá antes de mais nada, e com base nos estudos de mercado, definir a capacidade máxima instalada de sua organização, pois via de regra, os custos fixos dai decorrentes, irão impactar fortemente nos lucros do empreendimento.
*
*
AULA 1
Atualmente observamos que grande parte das organizações buscam reduzir seus custos fixos, tornando-os, sempre que possível , em variáveis com o objetivo de atuarem em um mercado cada vez mais competitivo, podendo ganhar maior flexibilidade na produção e naturalmente em lucratividade.
*
*
AULA 1
Nesta aula, você:
- Compreendeu a função e a relevância dos custos no ambiente corporativo
- Aprendeu a distinguir os custos fixos x os custos variáveis
- Analisou as ferramentas, ao alcance do gestor para a tomada de decisão a cerca da escala do empreendimento.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais