Buscar

Avaliação final-Licenciatura em foco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A+A-A
	
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668355) ( peso.:3,00)
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Pesquisa Nacional "Diversidade na Escola Sumario Executivo", promovida pelo Ministério da Educação - MEC - por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SACAD - e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, objetivou responder a um fato que já se cogitava nas comunidades. Sobre esse fato, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A discriminação não possui relação alguma com o desempenho escolar no Brasil, pois o Brasil é um país inclusivo e livre de práticas discriminatórias.
	
	b) Nas escolas em que há práticas preconceituosas e discriminatórias, há maior tendência para o baixo rendimento escolar.
	
	c) Políticas inclusivas devem ficar a encargo das famílias, cabendo aos pais educarem os seus filhos para práticas não discriminatórias, uma vez que o espaço escolar deve ser adstrito ao ensino.
	
	d) Historicamente, não existe racismo no Brasil, pois praticamente a totalidade dos entrevistados da pesquisa jamais praticaram atos discriminatórios por cor e raça.
	 
	 
	2.
	Um recurso tecnológico é um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, uma aplicação virtual). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As TICs são caracterizadas apenas pela construção de novos saberes pelo estudante.
(    ) As TICs são caracterizadas apenas pela ampliação da comunicação e construção de novos saberes pelo estudante.
(    ) As TICs são caracterizadas apenas pela interatividade e simulação do real.
(    ) As TICs são caracterizadas pela interatividade, simulação do real, ampliação da comunicação, construção de novos saberes pelo estudante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - F - F.
	
	d) F - F - V - F.
	3.
	O processo de desenvolvimento e aprendizagem é um processo de origem vincular. Ou seja, a existência de um vínculo facilita esse processo, como ocorre, por exemplo, na relação mãe e filho. Nesse sentido, o histórico de vida pessoal e das relações sociais que permeiam a existência de cada indivíduo é fundamental nas características individuais de aprendizagem de cada sujeito. Aliado aos fatores sociais e experienciais, os componentes biológicos também são responsáveis por essa construção e trazem aspectos importantes no processo de aprendizagem, sendo ambos complementares e indissociáveis. De acordo com a concepção construtivista de aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem ocorre quando o sujeito adquire uma visão ampliada do mundo que o cerca, possibilitando a ele um estado de adaptação, sem considerar as situações que vivencia.
(    ) Todos temos potencialidades e limitações, são esses pontos que nos constituem enquanto indivíduos, no entanto, não influenciam no processo de aprendizagem individual.
(    ) Deve-se levar em consideração dois elementos fundamentais para a efetividade do processo de aprendizagem, sendo um deles o ser que ensina, e o outro o ser que aprende, bem como o vínculo existente entre ambos.
(    ) Somado ao histórico de vida do indivíduo, deve-se considerar o desenvolvimento no ambiente escolar, caracterizado pela sistematização, o que exige certas habilidades, ao passo que também desenvolvem capacidades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - F - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) F - V - V - V.
	
	d) F - F - V - V.
	4.
	Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas (LIMA, 2014). São as pessoas dentro da própria escola que acabam julgando ou nivelando o grau de conhecimento do professor de acordo com sua cor, etnia, poder aquisitivo, sexualidade, gênero, condição física e de moradia, não considerando seu grau de estudo, formação, empenho, leituras, entre outros, ou seja, julgam pelas características, na maior parte, físicas. Sobre as maiores vítimas do preconceito dentro do contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA; C. F. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 15 out. 2017.
	
	a) Professor negro, pobre ou homossexual.
	
	b) Professor pobre, pardo e que vive em zona rural.
	
	c) Professor branco, pobre e nordestino.
	
	d) Professor homossexual, branco e que vive em zona urbana.
	5.
	O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a pretensão de universalizar, para a população de quatro a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. Para tanto, elaborou algumas estratégias. Sobre essas estratégias, analise as sentenças a seguir:
I- Criar mais salas de recursos multifuncionais.
II- Promover a formação de professores de AEE.
III- Aumentar a oferta do AEE.
IV- Limitar o acesso à escola de quem recebe o benefício de prestação continuada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) Somente a sentença II está correta.
	6.
	Os recursos tecnológicos favorecem a interatividade, a simulação do real, a ampliação de comunicação a distância e a organização não linear da informação. Nesse sentido, há alguns projetos que propõem disponibilizar on-line uma variedade de  fontes de trabalho didático na área do seu curso. Sobre esses projetos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Elaboração de vídeos.
II- Portal Domínio Público.
III- Instituto Tear.
(    ) Um espaço de ideias inovadoras, voltado à formação e à produção artístico-cultural.
(    ) Potencializam maneiras complexas de comunicação, articulando emoção e razão.
(    ) Propõem compartilhamento de saberes através de uma biblioteca virtual que deverá se tornar uma referência para população em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) III - I - II.
	
	c) I - III - II.
	
	d) II - III - I.
	7.
	Na perspectiva construtivista, o aluno é visto como um elemento ativo no processo de ensino-aprendizagem e a chegada das novas tecnologias transformaram ainda mais este processo, levando os professores a também buscarem novas formas de trabalhar seus conteúdos e suas metodologias. Nesta visão construtivista, as TIC, elaboradas mais próximas desta concepção construtivista, apresentam algumas características. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ampliação da comunicação a distância, simulação da comunicação, interatividade não linear.
	
	b) Comunicação presencial, interatividade, simulação real, organização não linear da informação.
	
	c) Simulação do irreal, encurtamento da comunicação a distância, organização linear das informações.
	
	d) Interatividade, simulação do real, ampliação de comunicação a distância, organização não linear da informação.
	8.
	A Lei nº 13.005, que instituiu o novo PNE (Plano Nacional de Educação), estabelece metas e estratégias para o período de 2014/24, que
têm influência de peso no cumprimento de ações que pautam a valorização da diversidade nos aspectos culturais, sociais, norteados pelos direitos humanos. Sobre algumas estratégias contempladas na Lei nº 13.005, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assegurar o transporte gratuitopara todos os alunos da educação do campo.
(    ) Assegurar nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileiras e indígenas e implementar ações educacionais.
(    ) Conduzir a educação escolar no campo de populações tradicionais, de populações itinerantes e de comunidades indígenas e quilombolas para educação formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005. 2014. Disponível em:<http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.
	
	a) F - F - V.
	
	b) F - V - F.
	
	c) V - F - V.
	
	d) V - V - F.
	9.
	A Lei de Diretrizes e Bases - LDB - é a legislação que regulamenta todo o sistema educativo no Brasil. Numa perspectiva inclusiva, considera o direito à educação para todos, já garantido na CF/88. Apresenta diretrizes que buscam nortear a educação nacional,  independentemente de ser pública ou privada, estabelecendo as responsabilidades da União, dos Estados e municípios. Sobre a LDB, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É composta por 92 artigos que trazem diversas realidades para educandos e educadores.
(    ) Está dividida em dois níveis: a Educação Básica e o Ensino Superior.
(    ) Considera Leis que regem apenas a Educação Especial de todo Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V.
	
	b) V - V - F.
	
	c) V - F - F.
	
	d) F - V - V.
	10.
	É importante sabermos quais motivos levam o educador a filosofar, o que o move para esta ação e quais são as novas questões que a filosofia da educação pode trazer para melhorar a profissão do docente. Nesse sentido, sobre a tarefa da filosofia da educação para a formação do professor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Levar aos educadores um método de reflexão que lhes auxilie na forma de entender e solucionar os problemas educacionais.
(    ) Permitir aos educadores uma forma de resolver os problemas educacionais de forma única e padronizada, por meio da reflexão.
(    ) Envolver os educadores num pensamento reflexivo mais complexo, seguindo um método para questionar.
(    ) Ampliar horizontes e construir novas perspectivas de trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - V - V - V.
	11.
	(ENADE, 2014) Segundo Edgard Morin, cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais. No texto, o pensador contemporâneo Edgard Morin desenvolve:
	
	a) Um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
	
	b) Argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais.
	
	c) Reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
	
	d) Uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
	12.
	(ENADE, 2011) Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. A receita "Tacacá", comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra:
	
	a) Um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano.
	
	b) Um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia.
	
	c) Uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas.
	
	d) Um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais