Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - Literatura Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL
PROPFESSOR: CHRISTIANE FARIAS
ALUNA: ELISAMA GAMA DA SILVA
Mesmo com a ampla produção literária dedicada ao público infantil, quando se fala nas histórias mais populares e antigas produzidas para as crianças rapidamente vêm à memória os “contos de fadas”, representado pelos autores Andersen, Perrault e Grimm – os Irmãos Grimm, principais e mais conhecidos contadores de histórias fantásticas.
 Com base no que estudamos nesta disciplina e outras fontes de pesquisa utilizada por você (sites, dissertações, monografia, etc.).  Disserte sobre O papel desta narrativa no dia a dia da criança.
Lembre-se que o texto deve ser de sua autoria, com no máximo 30 (trinta) linhas, e que as citações devem ser referenciadas.
	Desde épocas passadas os “Contos de Fadas” se fazem presente em nossas vidas e principalmente na infância, tanto na escola como em casa, ao serem contados por adultos ou responsáveis, como pais, parentes, professores, entre outros. Algumas narrativas dos contos de fadas que foram produzidas por grandes escritores os quais foram estudados, como por exemplo: Anderson, Perrault e os irmãos Grimm.
	Acredito que se destacaram entre outros por ter em suas narrativas o focadas no comportamento infantil e na intenção de que as crianças usem a imaginação e compreendam a realidade das coisas. Além de esta aproximação ser de suma importância para o seu aprendizado através das lições que cada história traz, muitas crianças se identificam com alguns destes contos e se vê na história em algum personagem, acredito que isto é muito bom, pois além de despertar o seu interesse pela leitura, a torna sensível e esperançosa, contribui na compreensão da realidade, como também na sua formação psíquica. 
	Quando são contadas histórias com princesa, logo as meninas se imaginam como se fossem uma, gostam e prestam bastante atenção e ficam atentas a cada detalhe. Geralmente ficam ansiosas para saberem o final da história e se a princesa se casará com um príncipe e viverá feliz para sempre. Contudo devemos também mostrar sempre a realidade das coisas, pois nem tudo em nossas vidas será igual a um conto de fadas, pois nem sempre as coisas acontecem como nós desejamos.

Outros materiais