Buscar

AEC Estudo dirigido 2 Reflexos Aprendidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudo dirigido: O reflexo aprendido FERNANDA GUITER
1. Qual a outra característica das espécies animais que foi desenvolvida no decorrer da sua história filogenética?
Capacidade de aprender novos reflexos, a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos.
2. Por que o reflexo inato não é o suficiente para que um organismo esteja preparado para interagir com o seu ambiente?
Porque o ambiente muda constantemente
3. Como Pavlov descobriu a aprendizagem de novos reflexos (Condicionamento Pavloviano)?
Pavlov observava o reflexo (salivar) e percebia que quando o cao recebia estímulos que não fossem somente o alimento também salivava. Resolveu estudar com mais cuidado essa aprendizagem de novos reflexos 
4. Descreva como foi realizado o experimento clássico de Pavlov, os estímulos utilizados, as respostas observadas e os procedimentos realizados.
Estudava as leis do reflexo, mas acidentalmente descobriu que outros estímulos além da comida estavam eliciavam salivação no cão. Ele utilizou um cão, carne e som com estimulo, e a resposta observada foi a salivação. Pavlov fez emparelhar apresentava a carne e o cão eliciava a resposta de salivação, medindo a qtdade de gotas de salivação, após cerca de 60 emparelhamentos dos estímulos (carne e som da sineta), Pavlov apresentou para o cão apenas o som da sineta o mediu a quantidade de saliva produzida. Ele observou que o som da sineta havia eliciado no cão a resposta de salivação. O cão havia aprendido um novo reflexo: salivar ao ouvir o som da sineta.
5. Defina, com base no experimento de Pavlov, o estímulo neutro, estímulo incondicionado, estímulo condicionado, resposta condicionada, resposta incondicionada.
Estimulo neutro e (som) não houve resposta de salivação
Estimulo incondicionado- o som + a carne eliciava uma resposta incondicionada de salivação 
Estimulo condicionado, somente o som elicia a resposta condicionada de salivação
6. Qual o outro nome dado ao comportamento reflexo?
Comportamentos respondentes – sempre remetendo a uma relação entre um estimulo e uma resposta
7. O que precisamos olhar antes de dizer que um estímulo ou uma resposta é de determinado tipo (condicionado(a), incondicionado(a), neutro)?
 Precisaríamos olhar para o estimulo primeiro para saber se ele produz uma resposta incondicionada, condicionada ou neutra.
8. Qual a implicação da aprendizagem de novos reflexos para as emoções?
A aprendizagem de novos reflexos implicaria na dificuldade de controlar nossas emoções já que elas se tornariam respostas reflexas. Por ex.: uma pessoa bebe whisky e ele lhe provoca um mal estar a ponto dessa pessoa ser internada, quando essa pessoa ve a garrafa ela sente náusea, o emparelhamento que foi feito estimulo neutro garrafa .
9. Descreva o caso do pequeno Albert especificando os estímulos e as respostas presentes na fase de condicionamento.
Watson provou que um ser humano poderia aprender a ter medo de algo que não tinha.
(Estimulo) som- susto ou medo (resposta), após ouvir o som das marteladas o bebe contraiu os músculos da face começou a chorar. Watson repetiu a martelada e observou comportamentos parecidos, concluindo que o (estimulo) barulho estridente é incondicionado para a (resposta) incondicionada o medo. Fez outra verificação e o pesquisador colocou próximo ao pequeno Albert um ratinho (estimulo) e observou as respostas dele, observou que o bebe não tinha medo do ratinho. Feita essa segunda verificação, o experimentador fez o o emparelhamento do estimulo incondicionado (som estridente) com o estimulo neutro (rato)para a resposta de medo. Watson posicionou a haste de metal próximo ao bebe e colocou o rato ao seu alcance, no momento que albert tocou o rato, Watson bateu o martelo contra a haste, produzinhdo o som que havia eliciado resposta de medo no bebe. Após alguns emparelhamentos (som-rato), Watson colocou próximo ao bebe apenas o rato e observou suas respostas. Watson observou então a aprendizagem de um novo reflexo envolvendo respostas emocionais.
10. Quais as conclusões que Watson tirou do experimento?
Que no 1experimento Alberto não tinha medo do ratinho , como já sabemos o reflexo é condicionado a partir de outro já existente , como o experimento pode concluir que Albert aprendeu um novo reflexo tendo respostas condicionadas. 
11. Por que as emoções são difíceis de controlar, segundo os autores?
as emoções são difíceis de controlar pois são respostas reflexas, cada pessoa passa por diferente forma de emparelhamento, responde emocionalmente diferente a cada estimulo 
12. Qual a razão para que cada um de nós tenha emoções (respostas emocionais) diferentes uns dos outros?
Esta na historia de condicionamento de cada um de nos Pelo diferentes emparelhamentos de estímulos em nossa vida
13. Defina generalização respondente.
Após um condicionamento, estímulos que se assemelham fisicamente ao estimulo condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionada em questão.
14. Qual a relação existente na generalização respondente entre a magnitude da resposta eliciada e a semelhança entre os estímulos?
Quanto maior for a semelhança dos animais, galinha, pássaro, papagaio, maior sera a magnitude da resposta
15. Defina gradiente de generalização
É a variação na magnitude das resposta em função das semelhanças físicas entre os estímulos
16. Descreva como podemos observar a generalização no caso do pequeno Albert.
No caso de albert estimulos que pareciam com o rato como pelúcias , barba branca, cachorro branco, passaram a eliciar a resposta de medo 
17. Algumas emoções que são bastante comuns e podemos observar em várias pessoas (Ex. medo de falar em público ou de altura) não necessariamente são inatas. Descreva essa possibilidade.
Algumas pessoas passaram por algum estimulo que foi emparelhado com outro estimulo incondicionado impacto e podem apresentar o medo de altura , de falar em publico
18. Descreva qual o procedimento utilizado para que um estímulo condicionado pare de eliciar uma resposta condicionada e o nome do procedimento e o processo dele resultante.
O estimulo condicionado (som ) deve aparecer repetidas vez sem o a presença do estimulo incondicionado (alimento), o estimulo condicionado começa a perder a função de eliciar a resposta condicionada até não provocar uma resposta. O nome desse processo é extinção respondente.
19. Descreva a possibilidade da recuperação espontânea.
É possível que que o fenômeno ocorra, mas a força vira menor, o medo que a pessoa sente sera menor que sentiu após ser extinto.
20. Em que consiste o contracondicionamento?
Consiste em condicionar uma resposta contraria aquela produzia pelo estimulo condicionado. ex.: ansiedade x relaxamente, prazer x desconforto
21. Em que consiste a dessensibilização sistemática e em que ela se baseia?
É a técnica que expõe o individuo gradativamente a estimulos que provocam respostas de menor magnitude até o estimulo original. Ex. se a pessoa tem medo de cães, mostrar fotos, mostrar cães, pelúcias, observar, caes pequenos, tocar
22. Para a análise do comportamento o que são as palavras?
São estímulos auditivos
23. Como podemos explicar, com base no condicionamento reflexo, a carga emocional de algumas palavras?
Como as palavras são estímulos o som passou a provocar emparelhamentos de algumas palavras com algumas situações que nos provocam sensações agradáveis ou desagradáveis.
24. Descreva como ocorre o condicionamento de ordem superior.
É um processo em que um estimulo previamente neutro passa a provocar uma resposta condicionada como resultado de seu emparelhamento a um estimulo que já provoca a resposta condicionada.CS-CS
25. Como a publicidade se utiliza do condicionamento respondente?
Pavlov descobriu que a maneira mais eficaz de se estabelecer condicionamento é apresentar o NS e logo em seguida, apresenta o US . Apresentar o produto e logo em seguida em seguida pessoas bonitas ou situações agradáveis.
26. Descreva brevemente os fatores que aumentam a chancedo condicionamento reflexo ocorrer.

Outros materiais