Buscar

AVALIACAO FAMÍLIA, CRIANÇA E ADOLESCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FAMÍLIA, CRIANÇA E ADOLESCENTE
Os novos arranjos familiares na sociedade brasileira
1. O conceito incutido no imaginário popular sobre família está centrado na união de um homem e de uma mulher unidos pela consagração civil e religiosa do casamento. Mas essa concepção de família nem sempre foi assim e não reflete a realidade de diversas relações que se estabelecem em várias famílias. O conceito que determina a união por meio do casamento entre um homem e uma mulher, complementado por filhos, é um modelo de família. burguesa.
2. A família na Idade Média e no Estado Absolutista não era uma instituição que apresentava uma preocupação analítica dos teóricos da época. A relação que se estabelecia era para a passagem de bens e de ofícios dos mais velhos para os mais novos como forma de continuação da sociedade. Só a partir do século XIX, já na sociedade burguesa, é que a família se apresenta como parte da análise da sociedade. Essas formas de se teorizar é que perpassam as legislações e o atendimento do Estado à família, que são: a perspectiva funcionalista que organiza a família em papéis claramente definidos, em que cabe à mulher o cuidado da casa e dos filhos e ao homem o papel de provedor; e a perspectiva crítica entende que o papel de autoridade centrado no homem coloca a família como um espaço despótico de submissão e de adestramento.
3. No Brasil, a nossa primeira Constituição Federal Republicana foi em 1890, a qual apresentava a família como a união de um homem e de uma mulher por meio do casamento civil. Com o passar dos anos e da pressão da Igreja, o casamento religioso também foi reconhecido. Houve diversas Constituições Federais ao longo do tempo, mas só em 1988 foi possível pensar a construção da família não apenas pelo casamento, mas também pela instituição: da união estável.​​​​​​​
4. Atualmente, entende-se que há diversas configurações familiares e não apenas o núcleo central composto por um homem e por uma mulher com filhos. Apesar dessas famílias sempre existirem, só a partir da Constituição de 1988 é que elas foram reconhecidas. Mas mesmo com vitórias na justiça com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça, que autoriza o casamento de pessoas do mesmo sexo, temos: ainda no Texto Constitucional e no Código Civil a família como a união de um homem e de uma mulher.
5. Campos e Mioto (2003) apresentam que o debate sobre a centralidade da família nas políticas sociais atualmente está na retirada do Estado das suas funções protetoras e exigindo das famílias empobrecidas formas de proteção a seus membros que elas não têm como cumprir devido à falta de políticas de bem-estar social que fortaleçam o núcleo familiar. A essa forma de atuação das políticas sociais que supervalorizam a função protetora da família e desresponsabilizam o Estado de suas ações de bem-estar social, as autoras denominam de: familismo.
A criança e o adolescente na sociedade brasileira
1. A roda dos expostos surgiu no Brasil no Século XVIII e perdurou até meados do século XX. Esse sistema era implantado nos muros das instituições, sendo formado basicamente por uma caixa de madeira, com um dispositivo dentro, de formato cilíndrico, com duas janelas, uma para o lado interno e outra para o lado externo. A pessoa que ia até o local para deixar a criança colocava o bebê dentro desse espaço e rodava o cilindro, o qual fazia um barulho característico anunciando que alguém havia abandonado ali um bebê. O que é correto afirmar sobre a roda dos expostos? Sua existência era uma opção para salvar a vida de crianças rejeitadas.
2. Atualmente, o acolhimento de crianças e adolescentes é balizado pelos princípios afirmados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A responsabilidade de ofertar os serviços de acolhimento estabelecidos pelo estatuto é da política de assistência social. Sobre os serviços de acolhimento, é correto afirmar que: o serviço de acolhimento pode ser realizado de duas maneiras, acolhimento institucional e acolhimento em famílias acolhedoras.
3. O Serviço Social tem como objeto de atuação as expressões da questão social. Essa afirmação demonstra a importância desse conceito para a profissão. Diante disso, aponte a alternativa correta sobre a que se refere a expressão questão social.​​​​​​​ O surgimento da questão social relaciona-se com a industrialização e a exploração dos trabalhadores pelos donos do capital.
4. O Serviço Social é uma profissão com um vasto campo de atuação. Em todos os espaços, cabe aos profissionais assistentes sociais desvendar as expressões da questão social para tratá-las à luz das três dimensões do Serviço Social, quais sejam: ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa, pois esses profissionais são preparados para um agir crítico e cuidadoso, tendo sempre no horizonte de suas práticas os arcabouços legais. Na área da infância e da adolescência, o profissional assistente social deve: no espaço sociojurídico, lutar pelo cumprimento dos princípios legais, especialmente o ECA.
5. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos — SCFV é uma oferta socioassistencial que está situada na proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social — SUAS. Ele é um grande aliado no combate a situações de risco e vulnerabilidade, pois: promove acesso às políticas setoriais e à participação cidadã, além de incentivar a convivência familiar e comunitária.
Políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente
1. O Código de Menores dispõe sobre a assistência, proteção e vigilância a menores até 18 anos que se encontrem em situação irregular e aqueles entre 18 e 21 anos, nos casos expressos em lei. Qual é a finalidade principal desse Código? Oferecer uma legislação especial para crianças e adolescentes de forma a tutelar menores infratores, abandonados e carentes.
2. Com o passar do tempo, alguns avanços foram ocorrendo no que se refere à atenção a crianças e adolescentes.. Entre as décadas de 1940 e 1960, quais avanços podem ser apontados? Criação de órgãos federais para atuar junto à criança e ao adolescente, sendo inicialmente o Serviço de Atendimento ao Menor, seguido da instituição anos depois da Fundação Nacional do Menor e da Fundação do Bem-Estar do Menor.
3. As principais mudanças no atendimento a crianças e adolescentes ficaram evidentes a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Qual foi a principal mudança trazida por essas leis? Crianças e adolescentes passaram a ser vistos a partir da perspectiva de proteção integral e enquanto sujeitos de direitos.
4. A juventude é uma importante fase da vida situada entre a adolescência e a idade adulta. Nesta perspectiva, foi aprovado o Estatuto da Juventude. Quais os principais direitos e garantias asseguradas por esse Estatuto? Direitos fundamentais, igualdade, cidadania, participação social e política, assim como liberdade de expressão.
5. O Estatuto da Criança e do Adolescente propõe a Doutrina da Proteção Integral. Em que consiste esse tipo de proteção? Refere-se ao direito de prioridade absoluta nas políticas públicas em todos os níveis e áreas.  
Adulto jovem: desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial
1. Alguns estudiosos identificaram um padrão cognitivo e uma nova organização da estrutura de pensamento conhecida como pensamento relativista ou pós-formal. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta. O pensamento relativista ou pós-formal ocorre em adultos jovens ou de meia-idade e refere-se à combinação de emoções com o pensamento formal, levando a outras verdades.
2. Os aspectos psicossociais na vida adulta (jovem e de meia-idade) têm base nas relações mais consolidadas de amizade e na relação conjugal. Sabendo disso, analise as proposições a seguir. I. Um ponto-chave na vida adulta é a consciência de assumir o seu papel na sociedade a partir da vida profissional, conjugal e parental. II. O adulto jovem (20-40 anos) não desenvolve mais alterações de personalidade, pois elas já foram consolidadas na adolescência. III. O casamento e aescolha consciente da paternidade ganham importância nas relações psicossociais da vida adulta e contribuem para o desenvolvimento do adulto. Qual(is) está(ão) correta(s)? Apenas a I e a III.
3. Na vida adulta, dividida em jovem (20-40 anos) e meia-idade (41-65 anos), existem grandes alterações no campo físico. Sendo assim, com base nos conceitos apresentados nesta Unidade de Aprendizagem, escolha a alternativa correta. Os sistemas fisiológicos, tais como endócrino, sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório e eficiência neural, entre outros, estão maximizados no adulto jovem, com leve declínio no início da meia-idade.
4. A educação física tem importante papel no desenvolvimento de habilidades motoras e no aprimoramento dos aspectos físicos dos indivíduos. Considerando essa temática, analise as asserções a seguir e marque a alternativa correta. (1) João realiza sua corrida de intensidade moderada por 30 minutos (das 6h30 às 7h da manhã) nos cinco dias úteis da semana, folgando sábado e domingo. De segunda a sexta, após sua corrida, ele vai trabalhar e passa sentado praticamente suas oito horas de trabalho. Quando chega em casa, ele senta no sofá para descansar e jogar seu videogame ou assistir a um filme até a hora de dormir. Nesse exemplo, João apresenta um fator de risco cardiovascular que é o sedentarismo, PORQUE (2) embora ele seja fisicamente ativo (150 minutos ou mais de atividade física moderada ou intensa), a maior parte do dia ele realiza atividades próximas à de repouso, caracterizando o comportamento sedentário. As asserções I e II são verdadeiras, e a I justifica a II.
5. A aptidão física é a capacidade que uma pessoa tem de executar atividades com energia, vigor e sem fadiga extrema. Quando relacionada à saúde, é influenciada pelo estilo de vida, pela alimentação, pela prática de exercícios físicos e pela hereditariedade. Nesse contexto, quanto à aptidão física relacionada à saúde em adultos, está correto afirmar que: é consenso na literatura que um mínimo de condições físicas, denominadas de aptidão física relacionada à saúde, faz parte do conceito de saúde. Estão incluídas nessa aptidão física a capacidade cardiorrespiratória, a força, a potência e a resistência muscular, a flexibilidade e a composição corporal. 
Questão 1 Peso: 20%
Alguns estudiosos identificaram um padrão cognitivo e uma nova organização da estrutura de pensamento conhecida como pensamento relativista ou pós-formal. Com base nesse conceito, assinale a alternativa correta.
O pensamento relativista ou pós-formal ocorre em adultos jovens ou de meia-idade e refere-se à combinação de emoções com o pensamento formal, levando a outras verdades.
Resposta correta!
Questão 2 Peso: 20%
A roda dos expostos surgiu no Brasil no Século XVIII e perdurou até meados do século XX. Esse sistema era implantado nos muros das instituições, sendo formado basicamente por uma caixa de madeira, com um dispositivo dentro, de formato cilíndrico, com duas janelas, uma para o lado interno e outra para o lado externo. A pessoa que ia até o local para deixar a criança colocava o bebê dentro desse espaço e rodava o cilindro, o qual fazia um barulho característico anunciando que alguém havia abandonado ali um bebê.
O que é correto afirmar sobre a roda dos expostos?
Sua existência era uma opção para salvar a vida de crianças rejeitadas.
Resposta correta!
Questão 3 Peso: 20%
A família na Idade Média e no Estado Absolutista não era uma instituição que apresentava uma preocupação analítica dos teóricos da época. A relação que se estabelecia era para a passagem de bens e de ofícios dos mais velhos para os mais novos como forma de continuação da sociedade. Só a partir do século XIX, já na sociedade burguesa, é que a família se apresenta como parte da análise da sociedade. Essas formas de se teorizar é que perpassam as legislações e o atendimento do Estado à família, que são:
a perspectiva funcionalista que organiza a família em papéis claramente definidos, em que cabe à mulher o cuidado da casa e dos filhos e ao homem o papel de provedor; e a perspectiva crítica entende que o papel de autoridade centrado no homem coloca a fam
Resposta correta!
Questão 4 Peso: 20%
O Código de Menores dispõe sobre a assistência, proteção e vigilância a menores até 18 anos que se encontrem em situação irregular e aqueles entre 18 e 21 anos, nos casos expressos em lei.
Qual é a finalidade principal desse Código?
Oferecer uma legislação especial para crianças e adolescentes de forma a tutelar menores infratores, abandonados e carentes.
Resposta correta!
Questão 5 Peso: 20%
O conceito incutido no imaginário popular sobre família está centrado na união de um homem e de uma mulher unidos pela consagração civil e religiosa do casamento. Mas essa concepção de família nem sempre foi assim e não reflete a realidade de diversas relações que se estabelecem em várias famílias. O conceito que determina a união por meio do casamento entre um homem e uma mulher, complementado por filhos, é um modelo de família:
burguesa.
Resposta correta!
Total de acertos: 100%

Outros materiais