Buscar

ATIVIDADE 1 sociologia da arte MARCIO - Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Ceará - UECE
Secretaria de Educação a Distância - SEaD
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Licenciatura em Artes Visuais EaD
	
DISCIPLINA: Sociologia da Arte
ALUNO (A): Márcio Paulo Gonçalves Tibúrcio
ATIVIDADE: ATIVIDADE 1
AMAZONAS GUERREANDO
A arte tem e sempre terá um caráter político. É pela arte que o/a artista visual expressa suas indignações com a conjuntura política em que vive e, em muitos casos, obras tornam-se icônicas, revelando o pensamento do/a artista como no caso de Tarsila do Amaral com seu Abaporu em que a artista expunha a forma em que a cultura estrangeira era “deglutida” pelos brasileiros.
Em Amazonas Guerreando de Antônio Bandeira podemos perceber a luta das mulheres guerreiras, todo o sangue derramado e toda a confusão que é o transcorrer e o resultado de uma guerra. As amazonas na mitologia grega são descritas como mulheres fortes e que vivem isoladas em uma ilha, longe dos homens e das outras civilizações. Nada mais próximo a nós que o movimento feminista que, desde sua origem pelos idos do século XIX, vem garantindo conquistas e lutando pelos direitos das mulheres.
Com o avanço do neoliberalismo e das ideias conservadoras nos últimos anos, percebemos a depreciação que muitos movimentos (Negro, LGBTQIA+, Mulheres, etc.) vem sofrendo. Amazonas Guerreando pode se configurar como essa luta feminista pela equidade de direitos. A obra foi produzida durante o período que se denomina de segunda onda feminista, iniciado pelos idos de 1960 e acredito ter sofrido influências deste. No entanto, como a arte é algo subjetivo e cada observador inclui nela um significado, pode se ver, intrinsecamente, o caráter feminista ou pró-feminista na obra em questão.
REFERÊNCIAS
Wikipédia. Movimento antropofágico. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_antropof%C3%A1gico> Acesso em: 17 de outubro de 2020.
O Pensador. 17 obras de arte mais famosas do mundo. Disponível em: <https://www.pensador.com/obras_de_arte_famosas/> Acesso em: 17 de outubro de 2020.
LENZI, Tié. O que é o movimento feminista. Toda Política. Disponível em: <https://www.todapolitica.com/movimento-feminista/> Acesso em: 17 de outubro de 2020.

Outros materiais