Buscar

Projeto Cemeia: Agricultura Urbana Sustentável em Bauru

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Olá pessoal, 
Eu vim falar um pouquinho pra vocês do projeto social que eu escolhi aqui da cidade de Bauru no interior do estado de SP.
Desde que foi inaugurado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sagra) em novembro de 2019, a equipe do Cemeia (Centro Municipal de Educação e Identificação de Plantas da Agricultura Urbana) tem se empenhado em fazer do Projeto um centro de referência de agricultura urbana sustentável que tem como proposta de evidenciar o caminho percorrido pelos alimentos até chegar em nosso prato, o Projeto também é voltado para visitas, que fica localizado no Almoxarifado Central da Prefeitura (Av. Rodrigues Alves com Av. Hélio Pólice), essas visitas são monitoradas com as crianças em fase escolar. Além de demonstrar e aproximar as pessoas do processo produtivo do alimento orgânico, o projeto também é aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura por meio do cultivo de hortas e plantações.
Dentre as atrações esta o sementário, ou seja uma coleção de sementes, estão à mostra para os visitantes e serve para demonstrações básicas, como por exemplo, explicar o que é uma semente, apontar as diferenças de cores e formatos, cuidados no manuseio e cultivo. O projeto ainda tem um hotel e insetos, ele é construído com restos de madeira em decomposição, bambu, rolha e pinha. Acomodado no caule de uma árvore, o local ainda conta com seis “ambientes” para abrigar os insetos que ajudarão na polinização e defesa das hortas é uma estrutura montada pra atrair os animais que ajudam na polinização e na manutenção da horta e do jardim uma maneira de mostrar a importância da natureza Assim, os insetos servem como alternativas naturais aos agrotóxicos para controlar as pragas.Outra atração do espaço é o jardim sensorial para estimular os cinco sentidos. Os canteiros contam com mais de 30 tipos de plantas que trabalham o olfato, o paladar e a visão. Já a audição é estimulada por uma queda d’água e o tato pelo piso feito com diversas texturas como areia grossa, fina, buricas e cascas de árvores.
o projeto ainda auxilia diversas instituições de Bauru. Entre elas estão a Vila Vicentina, o AELESAB ( Programa de Integração e Assistência a Criança e Adolescente) e CITE (Centro de Interação Social) Bela Vista.
Cemeia é um espaço aberto à toda população de Bauru (SP).

Outros materiais