Buscar

Apostila Inspeção Escolar

Prévia do material em texto

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
  SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE GUANHÃES
  SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESCOLAR
Orientações Iniciais para o Serviço de Inspeção Escolar SRE -Guanhães 
Josiane Elizabete Bento Coordenação - Serviço de Inspeção da SRE / Guanhães MASP: 1301704-1
Guanhães , 2021.
INTRODUÇÃO
Este documento foi elaborado como forma de auxiliar Inspetores(as) Escolares na rotina de trabalho na Superintendência Regional de Ensino de Guanhães/SRE. Dessa forma, trata-se de um documento que contém orientações iniciais referentes a procedimentos administrativos e a procedimentos técnicos cotidianos. Todavia, é importante ressaltar que este é um documento que contém apenas algumas das principais orientações preliminares quanto ao trabalho desenvolvido pelos Inspetores/as Escolares. Sendo assim, este material não tem a pretensão de esgotar o conhecimento em si mesmo. Muito pelo contrário, este é um, ponta pé‟ inicial para contribuir com a adaptação a rotina do trabalho nesta SRE.
Boa leitura! 
Josiane Elizabete Bento Coordenação do Serviço de Inspeção/SRE Guanhães/2021
1 - Setores / Serviço de Inspeção Guanhães (2021)
No drive da Inspeção, na pasta “Setores – Serviço de Inspeção” contém a planilha com a relação de escolas por Setor de Inspeção. Além disso, para auxiliar o trabalho dos Inspetores Escolares também está disponibilizado as seguintes planilhas: 
 Escolas – SMEs da SRE Guanhães 
 Escolas – Modalidades e Programas
Pasta – Setores de Inspeção Escolar 
Link para acesso a pasta no drive. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1nPtzOLUVFgO1mIKnhpAMNXpVqQd_B5LG
2- ORIENTAÇÕES ADMINISTRATIVAS 
Reuniões Plantão de Inspeção Escolar: 
Terça-feira: 08:00 às 16:30. (Havendo eventualidades o dia pode ser trocado)
 Reuniões: 
Teletrabalho Agendamento de videoconferências semanais para repasse de informações da SEE e realização de estudos.
 Organização 
A Assessoria de Inspeção disponibilizou um drive para os Inspetores Escolares vinculados às SREs em todo o estado com o intuito de compartilhar documentos normativos expedidos pela Secretaria e demais órgãos normativos da área de educação. O drive é compartilhado com o Inspetor Escolar pelo e-mail institucional. Caso não consiga localizar ou acessar gentileza informar a Coordenação para seja possível providenciar o acesso.
Drive: O serviço de inspeção da SRE de Juiz de Fora também possui um drive contendo decretos, ofícios, resoluções, manuais e documentos importantes vinculados a inspeção, cujo acesso é livre por todos os inspetores da regional. A pasta de documentos está compartilhada com as Diretorias e Coordenações da SRE com o objetivo de aperfeiçoar o compartilhamento do fluxo de informações na regional.
É possível realizar downloads e uploads. O drive já está organizado por tipos de resoluções/temas. Link para acesso: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0APUfn2ojf7ZyUk9PVA 
Considerando que a SRE de Guanhães participa do programa Jovem de Futuro, os processos de distribuição das escolas em caso de substituição são realizados em conformidade com as normativas vigentes:
 Orientação Normativa SEE/SE - IE N° 01/2019 
 Orientação Normativa SEE/SE-IE n° 02/2019 
que tratam da organização e atribuição de Setores de Inspeção Escolar, emitidas em 30 de outubro de 2019. As planilhas de distribuição são organizadas seguindo as Orientações Normativas citadas e servem de registro para realização do processo.
 
Sobre o atendimento da inspeção presencial. 
● O Serviço de Inspeção conta atualmente com uma sala específica para atendimento, situada no 3º andar, próximo ao setor de SEDINE. Dessa forma, solicitamos que o atendimento seja prioritariamente realizado nesta sala. No entanto, o inspetor/a tem a liberdade para utilizar os outros espaços da recepção do 3º andar da SRE para realizar os atendimentos. Importante ressaltar que, por ser um espaço destinado ao atendimento ao público, a sala de atendimento da inspeção pode ser utilizada por outros servidores para realizar seus atendimentos. Sendo assim, o espaço não deve ser considerado como restrito aos IEs. 
Sobre o trabalho no Plantão: 
Conforme estabelecido no artigo 9° da Resolução SEE n° 3.4428, de 13 de junho de 2017: 
“A SRE deve se organizar para que a inspeção escolar mantenha em suas dependências um atendimento de inspetores na modalidade de plantão, em sistema de rodízio.” O Plantão da Inspeção Escolar da SRE de GUANHÃES deve contar com a presença de 2 IEs por dia. Ratificamos assim, por meio deste memorando, a realização de 2 plantões por mês para cada inspetor, prática já realizada pela SRE citada. Em situações cuja a demanda por um número maior IEs no Plantão seja necessária, ficará a cargo do Gabinete a solicitação pela realização por um número superior a 2 inspetores. 
Trabalho do plantão:
 Atendimento de ligações e atendimento ao público presencial. 
Assinatura de QI de escolas não pertencentes ao setor do IE de plantão, apenas quando autorizado, pelo IE responsável pelo setor.
 Liberação/Deferimento de vaga no portal de escolas não pertencentes ao setor do IE de plantão, apenas quando autorizado, pelo IE responsável pelo setor.
O Atendimento às escolas do IE durante o plantão: 
O IE que está de plantão poderá atender as escolas do seu setor durante o plantão, mas não poderá atender exclusivamente às suas escolas, tendo em vista que o Plantão possui objetivo de atender as demandas do público. 
Nesse sentido, é de competência e autonomia do IE que deseja aproveitar o seu plantão para atender as suas escolas organizar o seu atendimento de modo a conciliar as suas demandas com o Plantão.
3- Acesso ao Quadro de Pessoal / Deferimento de vagas
 Para deferir vagas o inspetor/a deve acessar o portal: https://controlequadropessoal.educacao.mg.gov.br/ 
Login: masp 
senha: pessoal 
Para cadastro de usuário o IE precisa solicitar a DIPE acesso. 
 O inspetor é responsável pela liberação das vagas das escolas referente ao seu Setor de Inspeção. 
 O inspetor deve se atentar a especificidade de cada vaga, sobretudo, informações quanto ao tempo de afastamento, datas de início e término do contrato, comporta da escola. Caso sinta necessidade, o IE deve solicitar a mesma confirmação que comprovações/documentos de que a vaga poderá ser deferida sem problemas. 
 As vagas do portal somente poderão ser liberadas por outro inspetor/a que estiver de plantão caso seja solicitado pelo inspetor responsável pela escola.
4- DAS ATRIBUIÇÕES E REALIZAÇÃO DAS VISITAS ÀS ESCOLAS
 A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais considerando a necessidade de definir procedimentos para atuação do Serviço de Inspeção Escolar das Superintendências Regionais de Ensino nas ações de orientação, assistência e controle das instituições de ensino do Sistema de Ensino de Minas Gerais publicou a Resolução SEE nº 4487 de 25 de janeiro de 2021 que instituiu o Protocolo Orientador da atuação da Inspeção Escolar no Sistema de Ensino de Minas Gerais.
O Serviço de Inspeção Escolar segue os pressupostos da RESOLUÇÃO nº 457, de 30 de setembro de 2009 que dispõe sobre a Inspeção Escolar na Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais: 
3º - A Inspeção é o processo pelo qual a administração do ensino assegura a comunicação entre os órgãos centrais, os regionais e as unidades de ensino, tendo em vista a melhoria da educação, mediante: I - verificação e avaliação das instituições escolares, quanto à observância das normas legais e regulamentares a elas aplicáveis; II - monitoramento, correção e realimentação das ações dessas instituições; III - registro dos referidos atos em relatórios circunstanciados e conclusivos. (...) Art. 5º - A Inspeção far-se-á em caráter regular ou especial, por inspetor ou equipe de inspetores, não vinculados ao estabelecimento, observado o critério de rodízio.
Ademais, temos ainda a Resolução SEE n.º3428, de 13 de junho de 2017 que estabelece normas para organização e atuação do Serviço de Inspeção Escolarnas unidades regionais e escolares da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que estabelece em seu artigo 6º as seguintes atribuições:
I – orientação, assistência e controle do processo administrativo das escolas e, na forma do regulamento, do seu processo pedagógico. II – Orientação da organização dos processos de criação, autorização de funcionamento, reconhecimento e registro de escolas, no âmbito de sua área de atuação. III – garantia de regularidade do funcionamento das escolas, em todos os aspectos. IV – Responsabilidade pelo fluxo correto e regular de informações entre as escolas, os órgãos regionais e o órgão central da SEE.
O Termo de visita 
O trabalho da inspeção é realizado majoritariamente nas escolas por meio da visita „in loco‟, dessa forma, todos os atendimentos necessitam de registro. Este registro é feito a partir da redação do “Termo de Visita”, Ata técnica ou Relatório Circunstanciado. Cabe ao Inspetor definir qual tipo se adequa a situação do trabalho realizado. Estes são documentos que devem ser elaborado obrigatoriamente ao término de cada visita. Deve ser assinado pela inspetor/a responsável, diretor ou responsável pela direção presente no dia da visita. O documento deve ser elaborado em duas vias, assinado pelos sujeitos mencionados. Uma via o inspetor/a deve arquivar em sua pasta na SRE e outra via é de responsabilidade da escola. De modo geral, cada escola possui um caderno no qual arquiva todos os termos de visita realizados pelos inspetores em sua escola.
O termo de visita deve conter obrigatoriamente: 
● Descrição das atividades realizadas durante a visita in loco. 
● Relato dos eventuais problemas identificados. 
● Apresentação das orientações repassadas pelo serviço de inspeção, como, por exemplo, indicações de leitura e explicação de documentos oficiais, dentre os quais, ofícios, resoluções e decretos.
 ● Relato de ocorrências e apurações de OGEs, quando houver 
● Deve conter toda e qualquer informação que o inspetor considere importante e que deva ser registrado.
 ● Não deve conter opinião pessoal do inspetor em relação aos aspectos observados na escola. 
Além dos aspectos arrolados, o termo de vista deve ser elaborado de maneira clara e conter informações objetivas. É importante que, após a sua elaboração, o Inspetor leia junto com o gestor e/ou equipe gestora da escola o texto e, somente após esta leitura solicite a assinatura de todos os presentes.
Ata Técnica: 
Pode ser considerado um tipo de termo de visita, porém ele é assinado também por técnicos lotados na SRE que, em razão da realização de uma ordem de visita foi necessária a co-participação entre estes profissionais.
 Relatório Técnico Circunstanciado:
 Trata-se de um relatório descritivo de situações/ocorrências. É comumente utilizado na realização de sindicâncias, processos de regularização de vida escolar e verificação „in loco‟.
Modelo de termo de visita: 
Modelo de Relatório Técnico Circunstanciado
 ORIENTAÇÕES SOBRE O SERVIÇO ESPECIAL:
O inspetor realiza serviço especial nas situações em que é solicitado pelo SEDINE, a partir do Gabinete, a realização de visita in loco em instituições particulares que necessitam de credenciamento, recredenciamento ou autorização para funcionamento. Nestes casos, o inspetor realizar a visita e, e a partir das análises dos documentos enviados pelo SEDINE (Regimento da Escola, Projeto Político Pedagógico, Planta, laudos do corpo de bombeiros, autorizações diversas - ver resolução CEE 449 de 2002. O inspetor somente poderá realizar o relatório técnico a partir do recebimento antecipadamente dos 
documentos mencionados. 
Solicitamos para o ano de 2020 que seja feito o registro do andamento de todas as 
ações desenvolvidas pelo inspetor a partir do momento em que é designado a ele a 
realização do serviço especial. Todos os registros devem ser inseridos no caderno 
específico de registro desse setor. 
O grupo de inspetores(as) dessa regional decidiu que as duplas serão de acordo com a determinação na distribuição de setores.
ORIENTAÇÃO SOBRE RESPOSTAS ÀS OGES
Após o recebimento da OGE o inspetor responsável pela escola deverá realizar a 
apuração a partir da visita in loco(online). Nas situações de maior complexidade, o inspetor deverá solicitar a coordenação a designação de um segundo inspetor para apurar a denúncia, ou ainda, poderá ser constituída uma comissão para auxiliar a apuração do 
processo.
Recebimento da OGE pelo Serviço de Inspeção 
O gabinete encaminha a OGE para a coordenação de inspeção que, direciona ao inspetor 
responsável pela escola onde se deu a ocorrência. O inspetor responsável possui um 
prazo de 10 dias para encaminhar a resposta da OGE. Ao encaminhar a resposta para o 
Gabinete, o inspetor deve inserir na cópia da mensagem a coordenação. 
De acordo com a Orientação Normativa SEE / SE-IE n° 3 de 2019
A Apuração de manifestações encaminhadas às SREs pela Ouvidoria Geral do
Estado/Ouvidoria Educacional deverão ser produzidas e registradas no formulário padrão
que foi construído em parceria com a Assessoria Central de Inspeção 
Escolar/Subsecretaria de Articulação Educacional e Ouvidoria Educacional.
Na página seguinte disponibilizamos o modelo de relatório de apuração de manifestação utilizado pelos Inspetores/ras da SEE/MG de acordo com De acordo com a Orientação Normativa SEE / SE-IE n° 3 de 2019
 
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
 
 
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE GUANHÃES
 
 
SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESCOLAR
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Orientações Iniciais para o Serviço de Inspeção 
Escolar SRE 
-
Guanhães 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Josiane Elizabete Bento Coordenação 
-
 
Serviço de Inspeção da SRE / Guanhães MASP: 
1301704
-
1
 
 
Guanhães , 2021.
 
 
 
 
 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS 
 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE GUANHÃES 
 SERVIÇO DE INSPEÇÃO ESCOLAR 
 
 
 
 
 
 
 
 
Orientações Iniciais para o Serviço de Inspeção 
Escolar SRE -Guanhães 
 
 
 
 
 
 
 
 
Josiane Elizabete Bento Coordenação - Serviço de Inspeção da SRE / Guanhães MASP: 
1301704-1 
 
Guanhães , 2021.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes