Buscar

anestesia em serpentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anestesia em Serpentes
	Serpentes são parte da ordem Squamata, com uma distribuição tão ou mais ampla que a de lacertídeos, embora obedeça aos mesmos padrões de distribuição por zonas tropicais e desérticas, ausentes nas regiões de calotas polares e apresentando hábitos terrestres, arborícolas e aquáticos. No Brasil estão presentes as famílias Boidae (sucuri, jiboia), Dipsadidae (cobras d’agua, corais falsas, muçuranas), Colubridae (caninana, cobra cipó), Viperidae (cascavel, surucucu, jararaca) e Elapidae (coral verdadeira). Um grande número destas são peçonhentas, enquanto outras usam da constrição como forma de defesa e captura de presas.
	Sua anatomia é a mais diferenciada dentre os répteis, por não apresentarem membros desenvolvidos e apresentarem órgãos em uma conformação fora do padrão (por exemplo, a fusão de pâncreas e fígado em algumas espécies, ou a ausência de vesícula urinária, com os ureteres excretando diretamente no urodeum) Como outros répteis, elas eliminam os compostos nitrogenados na forma de ácido úrico. Nelas também é importante o sistema porta renal, portanto é vital aplicar a medicação no terço inicial a partir da cabeça da serpente, visto que normalmente é apenas após essa porção do corpo que se localizam os órgãos que atua ativamente no processamento de fármacos.
	Para a realização de anestesia em serpentes, é necessário levar em conta o risco de cada espécie. É uma boa escolha o uso de isofluorano (4-5%) em máscaras ou diretamente suprido por sondagem traqueal (sendo facilitada devido à exposição da traqueia em serpentes); a escolha se deve à velocidade de indução e recuperação. O halotano (3-5%) também pode ser utilizado, embora seja mais raro por apresentar uma margem de segurança menor. Ambos requerem intubação e ventilação assistida durante procedimentos. 
Pode-se verificar o plano cirúrgico do animal pela ausência dos reflexos normalmente presentes responsáveis pelo endireitamento posicional do animal. Além disso, valem para serpentes os mesmos cuidados relacionados à manutenção da temperatura corpórea. Outros anestésicos injetáveis são utilizados com menos frequência, como por exemplo:
Acepromazina (0,1-05mg/kg): aplicada em via intramuscular, uma hora antes da anestesia, como MPA
Cetamina (60mg/kg) associada à Xilazina (0,1-1mg/kg): podendo ser ministrada por via subcutânea, intramuscular ou intravenosa, necessita de uma aplicação lenta quando intravenosa para evitar sobrecarregar os rins e fígado.
Sulfato de atropina (0,01-0,04mg/kg) é usada na MPA, e útil em casos onde o animal está intoxicado por organofosforados
Tiletamina associada com Zolazepam (10-20mg/kg) aplicada na via intramuscular ou intravenosa (onde deve ter sua dose reduzida pela metade, devido À potencialização da ação)
Diazepam (0,3-0,5 mg/kg): aplicada nas vias intramuscular e intravenosa, necessitam de diluição em propilenoglicol. Tem uma aplicação dolorosa quando da via intramuscular, enquanto que sua aplicação intravenosa também deve ser lenta
Propofol (5-10mg/kg): agente indutor fornecido pela via intravenosa, apresenta ação rápida quando administrado

Outros materiais