Buscar

legislação trabalhista prova 3 discurssiva

Prévia do material em texto

1Os elementos essenciais para a celebração de um contrato de trabalho estão previstos no Código Civil, sendo eles: agente capaz, objeto lícito, manifestação da vontade e forma regular ou não proibida em lei. Conhecendo estes elementos, conceitue cada um deles e exemplifique.
Resposta esperada:
Agente capaz: aquele indivíduo que legalmente responde por seus atos. Uma exceção é o trabalho do menor aprendiz, para o qual existe uma permissão legal autorizando o empregador a contratar o menor nessas condições, observadas algumas condicionantes, a partir dos 14 anos. Objeto lícito: o objeto do contrato não pode ser proibido por lei, ou ainda impossível de ser realizado, caso assim o seja, o contrato deverá ser tido como nulo. Manifestação da vontade: o contrato é assinado por ato da vontade de duas partes: empregado e empregador; não podem haver quaisquer atos de coação, erro, dolo; deve ser de livre aceitação; se não houver respeito a estes pressupostos, ele pode ser considerado com defeito, ou vício de consentimento, que poderá levar a caracterizá-lo como nulo, ou anulável. Forma regular ou não proibida: o contrato de trabalho não exige qualquer forma, não precisa ser escrito, pode ser tácito, podendo ser livremente ajustado, desde que não sejam contrários à lei que trata deste contexto. Ex.: Não posso contratar menor com 14 anos se não for na condição exclusiva de aprendiz.
2O trabalho noturno, por ser mais penoso ao empregado, é remunerado de forma diferente do prestado diurnamente. Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. Entretanto, o trabalhador rural que labora no período noturno também possui direito ao adicional, com algumas diferenças comparadas ao prestado pelo trabalhador urbano. Nesse sentido, descreva as diferenças existentes entre o adicional noturno do trabalhador urbano e rural.
Resposta esperada:
Para o trabalhador urbano, é considerado noturno o trabalho prestado entre as 22h de um dia e as 5h do outro, já o trabalhador rural, é das 21h às 5h para o agricultor, e das 20h às 4h para os pecuaristas. Enquanto o adicional do trabalhador urbano é 20%, o rural é de 25%. A hora noturna do trabalhador urbano é reduzida, ou seja, 52 minutos e 30 segundos, enquanto o trabalhador rural não tem direito a hora reduzida.

Continue navegando