Buscar

O LUDICO NA EDUCACAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Lúdico na Educação
Sumário:
A escolha do tema
O que é o lúdico
Objetivos
Brincadeira é coisa séria
Alguns pensadores
Brincar na escola
Trabalhando com o lúdico
Considerações finais
Dinâmica
Referências Bibliográficas
Créditos
A escolha do tema
Atualmente, é possível encontrar crianças com dificuldades de aprendizagem e de assimilar o conteúdo transmitido; crianças com problemas emocionais, que não brincam, não conseguem ser criativas e apresentam "mau comportamento" em sala de aula.
 Segundo pesquisas da autora Otemal Eva, conclui-se que o erro não está na criança, mas na escola e nos professores que estão despreparados para atuarem na aprendizagem . Contudo, cabe, aos profissionais da educação, prepararem-se para motivarem estas crianças. Através da brincadeira, a criança é estimulada aos conhecimentos que possibilitam sua ação sobre o meio em que se encontram.
O que é o lúdico?
“O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo.” (ALMEIDA)
“O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a autoestima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor. O jogo, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc.” (CAMPOS)
“Sendo assim, a utilização do lúdico no ambiente escolar traz enormes vantagens para o processo de ensino aprendizagem, porque ele é um impulso natural da criança e do adolescente, o que já é uma grande motivação, pois eles (crianças e adolescentes) obtêm prazer, e seu esforço para alcançar o objetivo da aula é espontâneo e voluntário. Com isso, a aula que possui o lúdico como um dos seus métodos de aprendizagem, é uma aula que se encontra voltada para os interesses dos alunos, sem perder o foco do ensino, sem perder o seu objetivo, pois brincando a criança explora e compreende o mundo ao seu redor, ativando a curiosidade descobre coisas e situações novas. Interagindo ludicamente com o mundo real, por meio de desenhos, pinturas, danças, cantos, rabiscos, bagunça, brincadeiras, entre outros, a criança estabelece uma harmônica sintonia entre os seus dois mundos, onde então acontece o aprendizado, o desenvolvimento e o crescimento infantil” (RAVELLI; MOTTA, 2005).
Palavras-chave: APRENDER BRINCANDO
5
OBJETIVOS
Desenvolver a criatividade, as inteligências múltiplas;
Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
Reforçar os conteúdos já aprendidos;
Adquirir novas habilidades;
Respeitar as regras;
Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
Proporcionar a autoconfiança e a concentração.
Palavra-chave: VALORES
Brincadeira é coisa séria
Instrumentos que podem ser utilizados nas atividades escolares:
Giz de cera 
Lápis
Papel
Fichas de cantos folclóricos 
Argila
Sucata
Softwares educativos;
Brincadeiras como:
Esconde-esconde
Pique-pega
Corrida do saco
Brincadeiras de roda
Danças
Parquinho ao ar livre
Teatro de fantoches
Desenhar
Construir coletivamente
Leituras
Passeios
Dramatizações
Cantos, etc.
Os pais também se envolverão nas atividades a medida em que forem participando das confecções dos brinquedos. Quando? Quando os filhos forem pedindo às mães o jornal velho, as caixinhas de gelatina e os demais materiais que temos em casa e não vamos mais utilizar, que é a sucata, e que podem ser utilizados nas atividades escolares.
Palavra-chave: ENSINAR
ALGUNS PENSADORES
“Para Piaget (1971), quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui.” [Kishimoto, org.(1999, p.59)] 
“O sentido real, verdadeiro, funcional da educação lúdica estará garantindo se o educador estiver preparado para realizá-lo. “ (ALMEIDA, 2000, p.63)
BRINCAR NA ESCOLA
Segundo, Maluf (2004) “O lúdico é o parceiro do professor “, as escolas estão ausentes de propostas pedagógicas que incorporem o lúdico como eixo do desenvolvimento infantil. É rara a escola que invista neste aprendizado.
 Quem trabalha com a Educação de crianças deve saber que pode, sempre, desenvolver a motricidade, a atenção e a imaginação de uma criança.
Em qualquer época da vida de crianças e adolescentes – e por que não de adultos -, as brincadeiras devem estar presentes.
Brincadeiras não se aplicam apenas a crianças pequenas. Erra a escola ao subsidiar sua ação, dividindo o mundo em lados opostos: de um lado o jogo da brincadeira, do sonho, da fantasia e, do outro, o mundo sério do trabalho e do estudo.
Independente do tipo de vida que se leve, todos precisam da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e fantasia para viver.
Palavras-chave: DESCOBERTAS, PRAZER
TRABALHANDO COM O LÚDICO
Percebe se há preferência nas aulas de ludicidade entre meninos e meninas?
As crianças se mostram satisfeitas com as atividades realizadas?
Os alunos encontram dificuldades no entendimento das atividades?
A percepção dos professores em relação à contribuição da ludicidade no desenvolvimento das aulas de Educação Física no período da educação infantil.
Os participantes da pesquisa são 20 profissionais de Educação Física que estão diretamente ligados com a educação nas escolas estaduais, municipais e privadas situadas no estado do Rio de Janeiro. 
 No decorrer do processo- ensino aprendizagem é notado alguma melhora no desempenho motor das crianças?
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os alunos de hoje desejam uma educação prazerosa e significativa. 
Brincar é uma coisa muito séria. 
A atividade lúdica não é encarada como um passatempo para o aluno, mas como um complemento do processo de aprendizagem.
Mais importante que o tipo de atividade proposta, é a forma como ela é orientada, como é experimentada, e o porquê de estar sendo realizada.
" A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, espírito e corpo, inteligência , sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade. 
Todo ser humano deve ser preparado especialmente, graças a educação que recebe na juventude, para elaborar pensamentos autônomos e críticos e para formular os seus próprios juízos de valor, de modo a poder decidir por si mesmo, como agir em diferentes circunstâncias da vida." 
“Educação: um tesouro a descobrir.” – DELORS, Jacques. Cortez Editora
DINÂMICA
RESPONDA EM UMA PALAVRA: 
QUAL VIRTUDE É FUNDAMENTAL PARA SERMOS ÓTIMOS EDUCADORES?
Bibliografia: 
Site: https://sites.google.com/site/brincandocomanatureza/o-que-e-o-ludico
 O que é o Lúdico? – DATA: 30/09/2012
Site: http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/0018031/p 
 ASSOSSIAÇÃO BRASILEIRA DE BRINQUEDOS - DATA: 30/09/2012
 Site:http://www.webartigos.com/artigos/desmotivacao-leva-crianca-ao-fracasso-escolar/28895/#ixzz27umVib2U Data: 30/09 
 
Site:http://www.e.htmducador.brasilescola.com/gestao-educacional/construcao-da-aprendizagem
CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM- Amélia Hamze - DATA: 30/09/2012
 
Site: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/o-ludico-como-parceiro-no-processo-de-ensino-e-aprendizagem-na-infancia/ - DATA: 30/09/2012
Site:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090426122237AAqJ4Bu DATA: 30/09/2012
 
Site: http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page=artigo&id=176
 A HISTÓRIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO- SILVA CHAGAS DA SILVA - DATA: 30/09/12
 
Site:http://casinhadeleitura.wordpress.com/2010/03/12/o-ludico-na-sala-de-aula/ - DATA: 30/09/2012
 
Site:http://www.efdeportes.com/efd168/ludicidwww.ade-das-aulas-de-educacao-fisica-educacao-infantil.htm - DATA: 30/09/2012
Site: http://pt.scribd.com/doc/26604474/O-Ludico-Na-Educacao-Infantil 
 “O Lúdico na Educação Infantil”. BRANDÃO, Daniela Laura. em 30/09/2012.
Site: http://reginapironatto.blogspot.com.br/2008/07/importncia-das-atividades-ldicas-na.html
 A importância das atividades lúdicas na Educação Infantil – DATA: 30/09/2012
Livro: “ENSINAR BRINCANDO” - MARANHÃO, Diva. Editora: Wak
Livro: “Edcação: um tesouro a descobrir.” DELORS, Jacques. Cortez Editora.
Trabalho desenvolvido a partir de pesquisas fundamentadas no Lúdico como facilitador do processo de desenvolvimento pedagógico
Componentes do grupo:
Adriana de Jesuz Silva
Mariana do Monte Pires Mariano

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais