Buscar

Aula 1 - Questionario Resolvido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 – Questionário Resolvido 
· Sobre as variações linguísticas e os níveis de fala, é correto afirmar que:
Resposta Marcada: O nível de fala formal é caracterizado pelo emprego da linguagem culta, ou seja, da variante de maior prestígio.
· No ambiente acadêmico, a produção textual envolve uma grande variedade de gêneros textuais. Alguns desses gêneros são exclusivos desse meio, como o relatório de estágio e a tese de doutoramento, enquanto outros gêneros circulam nas demais áreas, e não apenas na academia, sendo, então, adotados de acordo com a natureza da pesquisa realizada pelo aluno. Analise as alternativas a seguir, que apresentam gêneros textuais, e aponte qual não é adotado em textos científico-acadêmicos. 
 Resposta Marcada: Manifesto.
· Qual alternativa contém informações inadequadas sobre as diferenças entre a fala e a escrita?
Resposta Marcada: Na fala, os períodos são mais longos e complexos. Na escrita, os períodos são mais curtos e simples.
· A norma tradicional da língua portuguesa estipula que o verbo “namorar” é transitivo direto, devendo aparecer em enunciados como “Pedro namora Maria”. Mas, no dia a dia, é comum o uso da preposição “com” regendo o verbo: “Pedro namora com Maria”. A seguir, constam possíveis explicações para essa variação na transitividade do verbo “namorar”. A única explicação que não condiz com a regra é:
Resposta Marcada: Os mesmos processos de variação que ocorrem em ‘namorar com’ também ocorrem em construções como ‘Pedro enamorou-se de Maria’
· Os níveis de fala, que constituem os diferentes registros empregados nas diversas situações comunicativas, são, geralmente, determinados pelos gêneros textuais. Há, por exemplo, gêneros que pedem a forma culta – como os textos jurídicos – e outros gêneros que pedem a forma coloquial, como uma conversa entre amigos. Mas há gêneros textuais que permitem o emprego tanto da forma culta quanto da coloquial. Observe as alternativas a seguir e identifique o gênero textual que é flexível quanto aos níveis de fala nele empregados.
Resposta Marcada: O editorial é um texto jornalístico de natureza argumentativa, que exprime o posicionamento do jornal acerca de determinado tema de interesse público.

Outros materiais