Buscar

ATIVIDADE CURRÍCULO E ESCOLA recuperado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividades da disciplina: Escola, Currículo e Avaliação Institucional.
Acadêmico (a): Angela Soares Zanin RGM: 053.19542
Professora: Esp. Marlene Paula Piovezani.
Atividade da aula 01
1-Candau e Moreira (2007) abordam ainda que as diferentes concepções da palavra currículo derivam dos diversos modos como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais têm contribuído, assim, para que currículo seja entendido como: 
Escreva quais são esses fatores.
Iniciamos com a compreensão de que currículo, pode ser definido como os conteúdos a serem ensinados e aprendidos. Currículo também é assimilado como as experiências escolares de aprendizagem a serem vividas pelos alunos. Incluímos ainda na compreensão de currículo os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais. Além disso os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino, também fazem parte do currículo. Da mesma maneira, os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização também estão presentes no currículo.
Concluímos então, que currículo não é uma “coisa” só, mas um conjunto de “coisas” que devem ser bem planejadas para a obtenção de uma educação de qualidade.
2- Segundo o Ministério da Educação (2009) a estrutura curricular da educação básica se organiza da seguinte forma: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Defina como deve ser o currículo na Educação Infantil.
O currículo na Educação Infantil deve concordar com o conjunto de experiências culturais nas quais estão, os saberes da experiência, da prática e os conhecimentos que fazem parte da cultura, na perspectiva da formação humana. Onde linguagem e brincadeira são elementos que ligam saberes e conhecimentos. Sendo que as experiências com a linguagem devem considerar o papel central da oralidade, através de práticas de narrativas, objetivando também os saberes e os conhecimentos. Neste mesmo contexto a brincadeira, também deve ser experiência de cultura e forma privilegiada de expressão da criança, devendo ser vivenciada tanto em situações espontâneas quanto planejadas, com e sem a intervenção do adulto. 
As Propostas Pedagógicas devem possibilitar o acesso aos bens culturais, às práticas culturais, ao convívio com a natureza, da mesma maneira contribuir para a ampliação de experiências de aprendizagem, estimulando assim, elementos cognitivos, afetivos e sociais. Salientando que, os saberes e os conhecimentos, são baseados em eixos que apresentam determinadas características próprias das crianças da Educação Infantil.
Atividade da aula 02
1-Duas grandes tendências podem ser observadas nos primeiros estudos e propostas, segundo Kliebard (1974). A primeira, direcionada para a realização de um currículo que considerasse os anseios e interesses dos alunos e a segunda, voltada à construção científica de um currículo que desenvolvesse os aspectos da personalidade adulta, então considerados “adequados”. Quais foram elas?
A primeira tendência foi o Escolanovismo, surgido no fim do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos, era contrária as práticas pedagógicas tradicionais, e visava que a educação pudesse integrar o indivíduo à sociedade e ao mesmo tempo, ampliasse o acesso de todos à escola. Está tendência denunciava que a escola não promovia ascensão social e que, mesmo para as crianças dos grupos dominantes, era tradicional, opressiva, castradora, violenta e irrelevante. Seria então preciso, a transformação e democratização ou então o banimento e substituição por outro tipo de instituição.
 E a segunda tendência, pode ser definida como a semente do Tecnicismo, que passou a dominar as discussões educacionais entre as décadas de 1920 e 1980. Tal tendência baseava-se em treinamentos, reforçando bastante a noção de que atividades, métodos e técnicas resolveriam a improdutividade da escola, deixando assim o conteúdo referente a cultura em segundo plano. 
2- Para Paulo Freire, o maior problema não é o fracasso escolar, mas o fracasso de toda a sociedade educativa. O que esse autor nos mostra sobre isso?
Para Paulo Freire, não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, e sim a sociedade já formada a sua maneira é quem estabelece o tipo de educação que está de acordo com os valores que a guiam, ou seja, a sociedade é que estrutura a educação de acordo com os interesses de quem tem o poder, sendo desta maneira a educação um fator fundamental para manter e perpetuar o poder nas mãos de poucos. Diante dessa situação, Paulo Freire afirma que só é possível uma transformação profunda e radical da educação quando também a sociedade tenha se transformado radicalmente. Para Freire isso não significa que o educador está de mãos “atadas”, há muito o que ele pode realizar, ainda que para isso não conte com normas prescritas para suas atividades. O professor deve descobrir por si mesmo, o que fazer e como fazer de acordo com sua situação histórica particular.
Atividade da aula 03 
1-Reconhecer que o currículo está inserido na relação de poder não diz necessariamente quais são esses poderes e é exatamente por isso que a tarefa da análise educacional busca identificá-los e, consequentemente, resolvê-los, o que, ainda hoje, não foi possível. Qual seria nosso papel de profissionais de educação nesse processo.
Os profissionais da educação devem ter uma visão crítica e perspicaz, questionando sobre o que faz com que o currículo oficial seja hegemônico e, também, o que faz com que esse mesmo currículo contribua para produzir identidades sociais que ajudem a dar continuidade às relações de poder existentes. Relações de poder, estas, que se estendem desde o poder de grandes grupos do Estado até as inúmeras ações realizadas dentro da escola e das salas de aula que, na maioria das vezes, de forma sutil, reforçam, cada vez mais, essas relações de divisão de poderes, já tão presentes em nosso cotidiano. Ainda se faz necessária uma visão criteriosa sobre a identificação desse poder, sendo que ele não se limita puramente a determinadas pessoas ou atos legais como, também, e ainda mais incessantemente, nas rotinas e rituais institucionais que ocorrem diariamente. Dessa maneira, o currículo, como campo cultural, como campo de construção e produção de significações e sentido, torna-se campo central dessa luta de transformação das relações de poder.
Atividade da aula 04
1-Veiga (2002) defende a escola como instituição social, órgão, por excelência, que dimensiona a educação de uma maneira formal e sistemática, podendo ser constituída de duas faces: a conservadora e a progressista.
Escolha a definição de ambas dos autores citados nos textos e escreva o que eles pensam sobre elas.
A escola em que a visão é conservadora, de acordo com Flach e Behrens (2006), o professor é um planejador, é um elo entre a verdade científica e o aluno. Enquanto os alunos são recipientes de informações, condicionados, passivos, obedientes e responsivos, privados de criticidade, competentes e eficientes para aquela função que foram treinados. A metodologia empregada visa controlar o indivíduo perante objetivos preestabelecidos, com ênfase na programação, enfatiza a resposta certa. O aluno para ser bem avaliado tem que ter memória e retenção por que é assim que é cobrado, a avaliação tem como ênfase o produto.
Já em uma escola em que a abordagem é progressista, segundo Flach e Behrens (2006) esta visa à transformação social e tem como precursor o educador Paulo Freire (1992). Essa abordagem busca a formação do homem concreto, cidadão do seu país e do seu mundo, transformador da sua realidade. O aluno é um participante da ação educativa, que necessita educar-se permanentemente, é um sujeito da práxis. O professor estabelece uma relação horizontal com seus alunos, possibilita a vivência grupal, empenha-se na luta em favor dademocratização da sociedade (FREIRE, 1992).
2-Planejar currículo, implica em tomar decisões educacionais, compreendendo os conceitos curriculares existentes e que envolvam uma visão da sociedade, da educação e do homem que se pretende formar. No que deve se fundamentar esse planejamento?
O planejamento curricular terá então de se fundamentar de uma maneira que, primeiramente, compreenda o aluno como sujeito de seu processo de aprendizagem, e da mesma maneira, considere o saber como algo a ser produzido, sem desconsiderar o que o aluno já possui, ou seja, o aluno possui uma bagagem de saberes, e esta deve ser valorizada. Também devem fazer parte do fundamento do currículo, o planejamento de atividades de ensino como instrumentos responsáveis pela transformação crítica e criativa do contexto escolar, da mesma forma, considera essa transformação como acirramento das contradições e da realização de propostas de ação, tendo em vista a superação das questões apresentadas pela prática pedagógica.
Atividade da aula 05
1-Segundo Macedo (1997), o papel que as tecnologias vêm desempenhando nas diversas áreas da vida social tem sido estudado, tanto no campo da filosofia, quanto no da sociologia. Os mais conservadores defendem que as novas tecnologias são responsáveis pela destruição de alguns padrões éticos e morais, e, no extremo oposto, há grupos que encaram a tecnologia como o principal instrumento do avanço social, como um todo. Como você, acadêmico analisa o uso das tecnologias na educação?
Fazendo uma análise de uma forma ampla, não se pode negar que os computadores, redes e programas, tem impactado o caminho da educação. A facilidade com que a informação é apresentada com a utilização dessas ferramentas tecnológicas caracteriza-se em avanços tanto para pesquisas educacionais, como para o trabalho docente. Ao admitir a relevância das novas tecnologias para o campo educacional nas últimas décadas e adotá-las como ferramentas pedagógicas, em favor da aprendizagem e do conhecimento, o profissional da educação tornará as aulas mais agradáveis e instigantes aos olhos dos estudantes. Com isso, profissional educacional terá também de gerenciar os ganhos, limites e desafios que chegam aliados aos novos meios tecnológicos, considerando que a integração “Tic’s” e “educação”, expressam-se no cenário atual das mais variadas formas e a escola não pode fugir disso.
Atividade da aula 06
1-A ideia de sucesso escolar é entendida hoje em dois sentidos. Quais são eles e o que você tem a apresentar sobre isso, após as leituras realizadas?
 A ideia de sucesso escolar é entendida hoje em dois sentidos, o primeiro de modo mais geral está relacionado ao desempenho dos alunos, obtendo êxito aqueles educandos que satisfazem as normas de excelência escolar e progridem nos cursos. Outro sentido que o sucesso escolar pode ser entendido, está relacionada a escola, com a moda das escolas efetivas e a publicação das “listas de classificação das escolas”, o “sucesso escolar” acaba designando o sucesso de um estabelecimento ou de um sistema escolar no seu conjunto, sendo assim são considerados bem-sucedidos os estabelecimentos ou os sistemas que atingem seus objetivos ou que os atingem melhor que os outros.
Atividade da aula 07
1-No quadro da luta contra as desigualdades e o fracasso escolar, é, pois, necessário e urgente debater critérios de sucesso e sua relação com as estratégias mais promissoras. Quanto a isso, três observações merecem ser formuladas. Aborde brevemente cada uma delas.
A primeira observação formulada refere-se aos critérios de sucesso que favoreçam pedagogias ativas, diferenciadas, construtivistas e uma avaliação formativa. Sendo que também deve-se trabalhar com o núcleo do problema: otimizar a organização do trabalho, as situações didáticas, a consideração das diferenças e as regulações formativas. 
A segunda observação formulada fala sobre a importância de trazer o debate sobre os critérios de sucesso para a abordagem pragmática, ou seja, eles permitem ou emperram as estratégias de formação eficazes? E também, são ou não coerentes com as concepções mais promissoras da aprendizagem e do currículo? 
A terceira observação formulada explana sobre parte das questões serem iguais em todos os sistemas, quaisquer que sejam os governos no poder, o currículo ou os critérios de sucesso. Pode-se, pois, visar a certa continuidade na pesquisa e na inovação, sem parar de refletir a cada mudança de ministério ou de programa. Os objetivos da formação são muito parecidos. O problema maior é que não se consegue atingi-los em relação a todos os alunos.
 
Atividade da aula 08
1-A avaliação é ato de homem bem constituído, ela não se fundamenta nos atos de mecanismos de defesa como estratégia de sobrevivência, que são as atitudes regressivas (muito primitivas) da condição humana. Na avaliação existe acolhimento, é uma cura e uma atitude que caracteriza o “adulto”, que é o homem livre, reflexivo e questionador. O que diz Luckesi sobre o ato de avaliar?
Segundo Luckesi, no ato da avaliação se mostra a integridade humana do professor, como adulto (Reich) e sagrado (como Cristo). Na avaliação se deve incluir, integrar e acolher e não julgar, afastar e selecionar. Avaliar um discente com dificuldades é criar a base do modo de como incluí-lo dentro do meio da aprendizagem: o diagnóstico permite a decisão de direcionar ou redirecionar aquilo ou aquele que está precisando de ajuda. Desta maneira, Luckesi define avaliação da aprendizagem com um ato amoroso no sentido de que a avaliação por si, é um ato acolhedor integrativo e inclusivo. Para ele, a avaliação tem por base acolher uma situação, para, então (só então), ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário.

Outros materiais