Buscar

Baixo Rendimento na Exploração Florestal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
No planejamento florestal, você como Engenheiro Florestal constatou que o volume/ha a ser explorado era de 28,5m³. Após a exploração foi enviado a unidade de desdobro, cerca de 2800m³ de madeira. Entretanto, considerando-se um rendimento médio teórico de processamento de 35% em madeira serrada, verificou-se que foram gerados apenas 700m³ de madeira serrada. Como explicar isso ao empresário?
Quais as medidas a serem tomadas?
R: É muito provável que a madeira tenha passado muito tempo estocada pegando sol e chuva, acabou sendo deteriorada, alburno apodreceu e o cerne danificou, isso ocorre bastante com “madeira branca” que acabam escoando muito tarde dos pátios de estocagem até a serraria, então é muito provável que ela já não tenha tanto rendimento. Por exemplo, o Hymenaea sp. na FLONA Saraca Taquera na Unidade de Manejo da Ebata, era para ter rendimento de 35% e 38%, mas existem “lotes” que ele só rende 20%, então acabam descobrindo que são toras muito ocadas, com muitas rachaduras no cerne e o com alburno podre.
O inventário pode ter sido mal feito, acabaram não classificando a floresta em pé antes do abate. No próximo ano o inventário pode ser mais rígido e mais cautela com árvores ocadas, assim como escoar a madeira “branca” antes para a serraria, tendo assim um rendimento maior.

Outros materiais