A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
A Psicologia do Comportamento Escolar

Você está vendo uma pré-visualização

Pre-visualização do material A Psicologia do Comportamento Escolar - página 1
Pre-visualização do material A Psicologia do Comportamento Escolar - página 2
Pre-visualização do material A Psicologia do Comportamento Escolar - página 3

A Psicologia do Comportamento Escolar

A Psicologia do Comportamento Escolar
Pular <span id="mod_quiz_navblock_title">Navegação do questionário</span>
Navegação do questionário
Terminar revisão
12345678910
	Iniciado em
	segunda, 6 Set 2021, 17:23
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 6 Set 2021, 17:43
	Avaliar
	8,0 de um máximo de 10,0(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) se configura como um transtorno neurobiológico que afeta, sobretudo as habilidades de comunicação e interação social do sujeito, suas características e sintomática, apresentam logo nos primeiros anos de vida do sujeito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, alguns sinais podem ser observados logo no primeiro ano de vida de um autista. O que os sujeitos com autismo apresentam?
a.
Preguisa e Desinteresse nas atividades.
b.
Dificuldade na ortografia correta das palavras.
c.
Dificuldades de ler e realizar operações simples.
d.
Estratégias importantes no manejo dos conceitos númericos.
e.
Prejuizos nas habilidades tanto sociais, como comunicacionais.
Gabarito: Capítulo 10.6 TEA. Os sujeitos ocm autismo apresentam determinados prejuizos não apenas nas habilidades sociais, mas comunicacionais, recomenda-se o acompanhamento de terapias diversas, como fonoaudiologia, musicoterapia, psicopedagofia, terapia ocupacional, equoterapia, dentre outras.
Feedback
A resposta correta é: Prejuizos nas habilidades tanto sociais, como comunicacionais.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a Academia Americana de Psiquiatria, a discalculia é a dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir proficiência adequada neste domínio cognitivo, a despeito de inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária (ROTTA; OHLWEILER; RIESGO, 2006, p. 202). As crianças com discalculia tendem a serem vistas como preguiçosas e desinteressadas, mas uma estimativa revela que cerca de 3 a 6% das crianças, em geral, possui discalculia do desenvolvimento. Quais são os sintomas mais comuns da criança com discalculia?
a.
Frequência e rendimento escolar baixos, fugas de casa, problemas de relacionamento com colegas e família.
b.
Interferências causadas por disfunções visuais, auditi vas ou lesões cerebrais.
c.
Erros na formulação dos números, incapacidade de realizar operações simples, dificuldades de ler corretamente e realizar operações como multiplicação e divisão.
Gabarito: Capítulo 10.2 Discalculia. São sintomas mais comuns da discalculia: erros na formulação dos números, incapacidade de realizar operações simples, dificuldades de ler corretamente e realizar operações como multiplicação e divisão. É necessário haver um acompanhamento dos alunos que apresentam dificuldades em matemática, pois eles precisam ser estimulados com atividades para que seu desenvolvimento cognitivo e as relações dentro da sala de aula não sejam comprometidos.
d.
Deficit perceptivo, transposições de letras e sílabas, inversões, substituições, inclusões, omissões, perseverações, confusões entre vogais, confusões entre sons surdos e sonoros.
e.
Ideias, pensamentos, impulsos ou imagens persistentes, que são vivenciados como intrusivos e inadequados e causam acentuada ansiedade ou sofrimento.
Feedback
A resposta correta é: Erros na formulação dos números, incapacidade de realizar operações simples, dificuldades de ler corretamente e realizar operações como multiplicação e divisão.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O TDAH geralmente se apresenta com comorbidades, ou seja, outros transtornos em conjunto. Essas comorbidades podem ser: desvios de conduta, transtornos de humor (bipolaridade, depressão) e ansiedade. Quando há o diagnóstico desses transtornos é preciso haver também um tratamento específico para o convívio social adequado, pois uma doença comórbida bastante comum é o transtorno desafiador de oposição. Mas no que consiste esse transtorno desafiador de oposição?
a.
Em se adaptar por meio de comportamentos atentivos e desafiador dos objetivos.
b.
Na segurança da turma e mostrando quais as consequências de não agir conforme as regras estabelecidas.
c.
Em um comportamento opositivo às figuras de autoridade sendo direcionado a pais e professores.
Gabarito: Capítulo 9.2 Transtorno desafiador de oposição – TDO. O transtorno TDO, consiste em um comportamento opositivo às figuras de autoridade e, em geral, é direcionado a pais e professores. Há sempre uma agressividade latente na criança, ela discute sobre tudo e culpa outros por suas atitudes.
d.
Na influência do contexto da sala de aula, promovendo comportamentos similares e agregando valor ao processo cognitivo.
e.
Em um problema pessoal, mas como parte da responsabilidade das instituições de ensino.
Feedback
A resposta correta é: Em um comportamento opositivo às figuras de autoridade sendo direcionado a pais e professores.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O transtorno de conduta é um padrão repetitivo e persistente de comportamento, no qual são violados os direitos básicos dos outros ou as normas sociais. O transtorno envolve violar regras, causar perdas ou danos a propriedades, defraudar ou furtar e causar danos físicos a pessoas ou a animais. Quais são os possíveis fatores do transtorno de conduta?
a.
Mentiras frequentes, fugas, abusos e crueldade.
Gabarito: Capítulo 9.3 Transtorno de conduta. Outro transtorno possível de ser diagnosticado como comorbidade é o transtorno de conduta, no qual se reconhecem mentiras frequentes, fugas, abusos e crueldade. Esses fatores colaboram para destruir relacionamentos sociais, familiares e escolares, prevale cendo até a idade adulta.
b.
Inquietação, impulsividade e atenção.
c.
Ignorância, rejeição e negligência.
d.
Ansiedade, resistência e isolamento.
e.
Repetição, críticas e autoestima.
Feedback
A resposta correta é: Mentiras frequentes, fugas, abusos e crueldade.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A teoria científica é o conjunto de afirmações congruentes que objetiva explicar determinadas observações. A teoria tem o propósito de avaliar, resumir e organizar fatos, assim como ser compreensível e simples para melhor entendimento, e também para entender as mudanças comportamentais que existem na teoria da aprendizagem, tendo a teoria comportamental, o objetivo de organizar as hipóteses, as observações feitas a respeito do comportamento humano. Portanto, no que foram baseadas as origens das teorias da aprendizagem?
a.
Padrões e influências.
b.
Objetivos e experiências.
c.
Instintos e emoções.
d.
Influências e comportamentos.
Gabarito: Capítulo 2.1 Teoria científica. As teorias da aprendizagem tiveram suas origens na explicação do comportamento baseado em instintos e emoções (LEFRANÇOIS, 2008, p. 22).
e.
Disposição e pensamento.
Feedback
A resposta correta é: Instintos e emoções.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A resiliência, como comportamento, pode ser ensinada às crianças, pois ela se constrói na união dos fatores internos, por meio de mensagens verbais e visuais ou elementos externos, com a presença de adultos, e acontecimentos importantes. E nas escolas pelo que pode ser promovida a resiliência?
a.
Pela influência.
b.
Por uma definição.
c.
Pela motivação.
Gabarito: Capítulo 3.1 Relacionamento professor aluno sob a influência da TCC. A resiliência pode ser promovida nas escolas pela motivação, pois com esse incentivo a criança desenvolve competência social, aprende a con viver bem com os outros, aprende a se comunicar e busca a resolução de suas questões, estabelecendo seus objetivos e pedindo auxílio quando necessário.
d.
Por uma consequência.
e.
Pela necessidade.
Feedback
A resposta correta é: Pela motivação.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A terapia cognitiva comportamental surgiu nos anos 60 do século XX e foi implementada pelo psiquiatra Aaron Beck. Ela baseia-se em teorias desenvolvidas na formulação de planos de tratamento e orientação das ações do terapeuta, e também