A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Avaliação Final (Objetiva)

Pré-visualização | Página 1 de 2

1O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda a famílias em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza em todo o território brasileiro. A seleção das famílias que se encontram dentro dos critérios de acesso ao benefício acontece por meio de informações registradas por cada município, através do Cadastro Único e enviado para o Governo Federal. Em contrapartida, a família deverá cumprir com as condicionalidades do programa. Referente às condicionalidades na área da saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A família deverá comparecer com a criança na unidade de saúde ou locais de vacinação e manter atualizado o calendário de imunização, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde.
( ) A família poderá se inscrever no pré-natal até o final da gravidez e agendar consulta médica.
( ) É dever da família levar a criança na unidade de saúde, portando o cartão de saúde, para a realização do acompanhamento do estado nutricional. 
( ) As condicionalidade referentes à área da saúde não estão direcionadas a gestantes e nutrizes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
F - V - V - F.
C
V - F - V - F.
D
V - F - V - V.
2O pensamento neoliberal defende a fragmentação entre as esferas do Estado e do mercado. O neoliberalismo entende as questões econômicas no âmbito do mercado, enquanto ao Estado cabem os processos da política formal e, eventualmente, algumas atividades sociais, sendo considerado uma corrente de pensamento econômico e político que defende o completo desprendimento do Estado da economia, através da privatização. Nesse sentido, considerando o modelo de Estado que mais se aproxima ao ideal do pensamento neoliberal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Defende os interesses da maioria da população menos favorecida.
( ) Defende as ideias socioeconômicas de um estado máximo.
( ) Amplia suas responsabilidades no tratamento da questão social.
( ) Proporciona a estrutura necessária para a livre concorrência do mercado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - F.
D
F - F - F - V.
3No início do século 20, a inovação tecnológica e organizativa iniciada na década de 1990 sofreu novas transformações, comprometendo a reorganização do modelo de produção, das mercadorias e dos lucros, sendo esse último considerado uma estratégia para garantir a acumulação capitalista. Neste contexto, sobre as ações que contribuem com o capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A flexibilização das normas trabalhistas.
( ) A livre concorrência dos mercados.
( ) O enfraquecimento das transações financeiras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
F - V - F.
C
V - F - F.
D
F - F - V.
4O Serviço Social inserido na sociedade ocupa uma posição excepcional na implantação do Sistema Único de Assistência Social. Possuidor de um conhecimento específico da área, está protagonizando a efetivação deste sistema. Neste sentido, sobre a atuação do assistente social na gestão da Política de Assistência Social, analise as sentenças a seguir:
I- O assistente social na gestão da política pública poderá atuar na redistribuição da mais-valia social.
II- O assistente social, atuando na gestão da política de Assistência Social, poderá colaborar para tornar as ações democráticas.
III- O assistente social, estando à frente da política, deverá delimitar as ações através da matriz conservadora da profissão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
5Para que uma política pública se torne um bem comum para todos, ela passa por um longo processo. Esse processo é dividido em fases, que iniciam com a nomeação das prioridades, até a etapa de avaliação, que é a última, mas nem por isso menos importante do que as anteriores. Na prática, as fases se relacionam entre si, a separação se dá para facilitar a compreensão do processo. Porém, todas as fases são extremamente importantes para o sucesso de uma política pública. Desta forma, sobre as fases da formulação de uma política pública, assinale a alternativa CORRETA:
A
A terceira fase refere-se aos elementos básicos necessários para finalizar uma avaliação.
B
A primeira fase se inicia com a definição do objetivo da política que visa solucionar um determinado problema.
C
A segunda fase se refere à tomada de decisões, que certamente resultarão na futura política pública.
D
A primeira fase corresponde à elaboração da agenda, a finalização se dá com a fase da avaliação.
6O trabalho é a ferramenta para as atividades da economia política, sendo responsável pela produção da riqueza social. Ele é desenvolvido pelo homem como sendo instrumento capaz de produzir a sua essência, transformando o meio em que se vive, individualmente e/ou coletivamente. Com relação ao exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O trabalho se torna um dos componentes condicionantes da história da sociedade e totalidade.
II- O processo de trabalho, em seus elementos simples e abstratos, é uma atividade orientada a uma fim para produzir valores de uso.
III- O trabalho diz respeito à riqueza social e aos bens materiais que são produzidos pela sociedade para sua reprodução social, possuindo uma divisão igualitária.
IV- A sociedade capitalista não gera classes sociais antagônicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças III e IV estão corretas
D
As sentenças I e II estão corretas.
7O assistente social é um profissional que desenvolve um trabalho especializado dentro da sociedade. Algumas atividades requerem estudos extensivos, ou seja, demandam de um processo preparatório para dominar um dado conhecimento. No sentido mais amplo, a atividade produtiva que o assistente social desempenha perante a sociedade onde está inserido, precisa de fundamentação. Neste sentido, sobre os parâmetros de atuação do Serviço Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As intervenções do Serviço Social devem estar embasadas pelo Projeto Ético-Político da profissão.
( ) O profissional deve pautar-se em legislações que orientam a respeito das questões éticas e técnicas do assistente social.
( ) A qualidade no trabalho é exigida quando a profissão possui uma posição de status, não é o caso do Serviço Social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V.
B
V - V - F.
C
V - F - F.
D
F - V - F.
8O serviço social está constantemente ampliando sua área de atuação, conquistando novos espaços, buscando outras possibilidades para a efetivação das políticas públicas. No entanto, o trabalho do serviço social se qualifica se o profissional conseguir contar com outras categorias profissionais. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A contextualização crítica da realidade é ampliada quando as equipes de trabalho são interdisciplinares.
( ) O propósito das equipes é proporcionar escolhas que possibilitem aos sujeitos conquistar uma vida digna.
( ) As ações desenvolvidas em conjunto com outros profissionais, buscam melhorar a qualidade de vida dos sujeitos.
( ) As práticas interdisciplinares desconsideram a realidade vivenciada pelos sujeitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - F.
D
V - V - V - F.
9No Brasil, a maioria dos assistentes sociais está profissionalmente inserido nas políticas públicas. Desta forma, é fundamental compreender as especificidades destas políticas para que a atuação do profissional seja efetiva. Assim, analise as sentenças a seguir:
I- Os problemas sociais devem ser tratados de maneira