Buscar

Fisiologia 1. Sistema muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo fisiologia animal-sistema muscular
· 45 a 50% do peso corporal é representado pelo sistema muscular, 40% músculo esquelético e 10% liso e cardíaco.
· Funções: Locomoção; Manutenção da postura; Correr, saltar, nadar, voar, escalar e cavar; Respiração; Deglutição; Parto; Movimento do sangue e da linfa pelo sist. Circulatório; Distribuição dos produtos pelas glândulas; Movimentos oculares; Geração de calor.
· Esquelético: é voluntário, neurônio motor (acetilcolina) 
Liso e cardíaco: é involuntário, sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático.
· Propriedades: elasticidade, excitabilidade, extensibilidade, contratibilidade. 
· Tipos de tecido muscular: esquelético, liso e cardíaco. 
· Músculo esquelético: Responsável pela produção dos movimentos voluntários dos membros, do tronco e da cabeça (também denominado de músculo estriado); Movimenta os ossos do esqueleto para que o animal possa se mover.
· Músculo liso: Regulado pelo sistema nervoso autônomo; Controle involuntário; Localizado em estruturas viscerais que realizam funções automáticas; (órgãos e vasos sanguíneos).
· Músculo cardíaco: Encontrado somente no coração; Apresentam “gap juctions”; Tipo de músculo estriado – sem controle voluntário. Regulado pelo sistema nervoso autônomo. 
· Organização do tecido muscular: não é formado somente por fibras musculares, mas também por tecido conjuntivo, há também o tecido conjuntivo que envolve as fibras formando os tendões ou aponeuroses que fixam o músculo ao osso. 
· Tendões = inserção nos ossos. Aponeuroses = inserção de músculos adjacentes.
 (
Linha Alba: baixíssima vascularização
)
· Epimísio -> perimísio -> endomísio -> feixe -> fibra -> miofibrila
 (
Anatomia 
da fibra muscular
Fibra muscular = célula
Sarcolema
: recobre externamente (membrana plasmática)
Túbulos 
T
: importante para a contração
Retículo sarcoplasmático: armazenamento de cálcio
Sarcoplasma
: citoplasma (mitocôndria – ATP)
)
· Estrutura da músculo esquelético: Cada fibra muscular possui subunidades (miofibrilas) ; Miofibrilas dispostas paralelamente ao longo de seu comprimento ; Cada miofibrila é formada por sarcômeros; Sarcômeros – representa a unidade funcional fundamental do m. esquelético.
· Sarcômeros: Filamentos finos de proteínas – actina, tropomiosina e troponina – estão ligados aos discos Z e estendem-se em direção ao centro do sarcômero (faixas claras – só contém actina); Alinha M divide o sarcômero ao meio e contém proteínas que ligam as partes centrais dos filamentos grossos entre si. • Filamentos grossos: formados por miosina.
· Elementos do sarcômero: Linha Z: estrutura constituída por proteínas que servem para unir os filamentos finos; Linha M: representa o local de união para os filamentos espessos.
· Após a morte: liberação do cálcio do retículo sarcoplasmático para o sarcoplasma e esse cálcio se liga a troponina dos filamentos finos, acontece a mudança conformacional da tropomiosina e exposição dos sítios de ligação para a miosina dos filamentos espessos, a cabeça da miosina vai se ligar a actina acontecendo o deslocamento dessa em direção a linha M do sarcômero, acontece a contração com gasto de ATP, ocorre esgotamento das pontes de ATP, com a diminuição do fluxo sanguíneo em relação aos tecidos diminuindo o aporte de O2 tecidual, comprometendo os processos de oxidação biológica não havendo síntese de novas moléculas de ATP, assim, não haverá desacoplamento das pontes cruzadas, causando rigidez cadavérica. 12 a 24 horas após a morte ocorre liberação das enzimas lisossomais, inclusive as proteolíticas que quebram as ligações das proteínas (actina, miosina, tropomiosina, troponina) ocorrendo o processo de resolução do rigor mortis (rigidez cadavérica) e ocorre o relaxamento muscular. 
· Contração muscular: Visão macroscópica: O Sistema nervoso envia impulsos elétricos (potenciais de ação) aos músculos – que respondem através da contração muscular gerando tensão ou força.
Visão microscópica: Cada fibra nervosa se ramifica estimulando de três a várias centenas de fibras musculares esqueléticas.
· Como ocorre: 
· Músculo esquelético: inicia-se quando o neurônio motor se despolariza devido a um estímulo nervoso, o neurônio libera um neurotransmissor (acetilcolina) na placa motora, a acetilcolina se liga no músculo. O cálcio é liberado do retículo sarcoplasmático, se ligando na troponina. Em seguida, o complexo troponina e tropomiosina expõe o sítio de ligação para que a miosina e a actina se liguem e acontece a contração muscular.
· Relaxamento: O cálcio deve voltar para o retículo, uma nova molécula de ATP precisa se ligar à miosina para que ela volte a sua posição original e a acetilcolina deve ser quebrada.
· Músculo liso: Abertura dos canais de cálcio da membrana plasmática -> abertura dos canais de cálcio do retículo sarcoplasmático -> aumento do nível de Ca do sarcômero e esse Ca se liga a calmodulina -> quinase seja fosforilada passando da sua forma inativa para a ativa -> quinase ativa desfosforila um ATP para ADP -> sítios de ligação de fósforo da miosina -> pelo fato do fósforo se ligar no sítio da cabeça da miosina e devido a sua eletronegatividade ele atrairá os sítios da actina, formando as pontes cruzadas (actina e miosina).
· Feixe muscular -> fibras musculares -> miofibrilas -> sarcômero -> miofilamentos
· Miofilamentos finos: actina, tropomiosina, troponina
· Miofilamentos grossos: miosina com a cabeça para a ligação de actina e outra para ligação de ATP
· (
Aumento de O2 -> CK -> ATP
)Fadiga muscular: atividade muscular intensa – ATP 
 (
Diminuição de O2 -> glicogênio muscular -> glicose -> 
lactato
 -> 
ác
. Lático -> diminui ph -> 
fosfofrutoquinase
 -> 
glicólise
 comprometida -> fortalecimento de ATP comprometido -> fadiga muscular.
)
· Hipertrofia: aumento do tamanho da fibra muscular -> aumenta a miofibrila -> aumenta o sarcômero (entre dois discos Z na miofibrila) -> sarcômero -> actina ou miosina
 Exemplos: m. Cardíaco – *Treinamento com exercícios de resistência; m. Liso *Útero durante a gestação; Patológica *Hipertrofia nas paredes das artérias em resposta a hipertensão.
· Hiperplasia: aumento da quantidade de fibras musculares (mitose) - Ocorre no m. Esquelético e liso; Exemplo: m. Esquelético de gatos e roedores em resposta a exercício de resistência (resposta fisiológica).
· Atrofia: diminuição das fibras musculares. Exemplo: Atrofia por deficiência de nutrientes;
· Tipos de contração muscular: 
· Isométrica: não tem alteração no comprimento da fibra, não há movimento e há aumento da força.
· Isotônica: vai ter alteração no comprimento da fibra, são elas que geralmente produzem a locomoção do animal.
· (
Movimentação articular
)Concêntrica: diminuição do comprimento
· Excêntrica: aumento do comprimento da fibra
· Tipos de fibra muscular: 
· Fibra branca: possui menor quantidade de sangue, mioglobina, mitocôndria e suprimento de O2. Transporte de armazenamento e transporte de O2 a nível muscular. Musculatura utilizada para corridas de pouca distância e salto.
· Fibra vermelha: maior suprimento sanguíneo, hemoglobinas e mitocôndrias, mioglobina, oxidações biológicas, aumento de ATP = músculo mais resistente a fadiga. Corridas longas.
· De acordo com o movimento: Flexores: diminui o ângulo articular; Extensores: aumenta o ângulo; Adutores: traciona o membro em direção ao plano mediano; Abdutores: traciona o membro contrário ao plano mediano; Esfíncters: controla o trânsito de orifícios corpóreos. 
· Músculo liso: encontra-se nos vasos e órgãos; controle involuntário (sistema autônomo) 
· M. Liso unitário: Fibras musculares lisas que se contraem ao mesmo tempo – em conjunto; - Existem junções comunicantes entre as fibras – permite a passagem rápida da despolarização de uma fibra para outra; - Não é necessário que haja estimulação de cada uma das fibras musculares para que ocorra a contração do músculo;
· M. Liso multiunitário: Composto por fibras musculares separadas (independentes); - Característica importante é que cada fibrase contrai independentemente das outras; - Cada célula deve receber um estímulo para poder contrair. - Ex: músculo da íris do olho.

Outros materiais