Buscar

Avaliação II de algoritmos e programação uniasselvi

Prévia do material em texto

Avaliação II de algoritmos e programação uniasselvi 
1Com o objetivo de calcular a média final de um aluno na disciplina de matemática, foi solicitado ao programador que desenvolvesse um algoritmo para receber as notas semestrais e retornasse ao final a média correspondente. Com base nisso, analise os algoritmos a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta o algoritmo desenvolvido de forma certa:
A
Algoritmo CalculaMedia3.
B
Algoritmo CalculaMedia1.
C
Algoritmo CalculaMedia2.
D
Algoritmo CalculaMedia4.
2Uma empresa deseja aumentar seu grau de segurança e, para isso, foi solicitada a criação de um algoritmo que faça a criptografia de textos, no qual tem-se como entrada um texto em letras minúsculas e como saída uma string formada apenas por letras minúsculas e espaço(s) em branco. O algoritmo tem apenas quatro regras, quais sejam:
- Troca-se cada letra da mensagem original pela letra seguinte do alfabeto (Por exemplo, troca-se "g" por "h").
- A exceção da regra anterior ocorre com relação às vogais, que devem ser trocadas por um "x" (Por exemplo, tanto a vogal "a" como a "u" devem ser substituídas por um "x").
- Quaisquer outros caracteres da mensagem original devem ser ignorados e, portanto, excluídos da saída - inclusive os espaços em branco e símbolos de pontuação.
- A cada cinco letras geradas, acrescenta-se um espaço em branco na mensagem criptografada.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    )A mensagem "navegar, preciso" é criptografada como "obxfhbs, qsfdjtp".
(    )As mensagens "fazenda minha vista" e "fazendo milho vasto" gerarão a mesma mensagem criptografada.
(    )A mensagem de saída "nxxux dxmxs" tanto pode ter sido gerada a partir da mensagem "muito calor" como de "moita colar".
(    )A mensagem de saída "vnqxs extxm" tanto pode ter sido gerada a partir da mensagem "um por do sol" como de "um par de cal".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE:  https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questoes/disciplina/Algoritmos%2Be%2BEstrutura%2Bde%2BDados%2B%2528TI%2529/filtro/auto. Acesso em: 7 dez. 2018.
A
V - F - F - V.
B
F - V - F - V.
C
F - F - V - F.
D
V - V - F - V.
3Os tipos de dados influenciam na forma como o algoritmo trabalhará, no desempenho dele e no seu consumo de memória. Temos linguagens de programação que chamamos de linguagens tipadas, pois todo dado deve ter seu tipo definido, diferente das não tipadas, que não tem essa exigência, embora, os dados tratados pelos scripts seguem a mesma definição de tipagem de dados de linguagens tipadas. Dentre os tipos de dados, podemos destacar três tipos bases: números, caracteres e booleanos. Sobre os dados tipicamente usados como resultados de expressões condicionais ou como variáveis identificadoras de estado, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.tiexpert.net/programacao/algoritmo/tipos-de-dados.php. Acesso em: 7 dez. 2018. (adaptado)
A
Primitive.
B
Data.
C
Booleano.
D
Inteiro.
4Podemos dizer que a lógica de programação é a forma de pensar corretamente e ordenadamente na análise e resolução do problema. Utilizamos esse processo na construção de um algoritmo, que é a habilidade de utilizar corretamente a lógica de programação, ou seja, transcrever uma solução, passo a passo. Dentre os passos temos a entrada, o processamento e a saída dos dados. Sobre essas etapas, analise as sentenças a seguir:
I- Na parte de entrada, são fornecidas as informações necessárias para que o algoritmo possa ser executado. Estas informações podem ser solicitadas ao usuário ou já estarem declaradas no código.
II- Na parte do processamento são realizadas as operações algébricas, e também todas as estruturas de controle e testes existentes no algoritmo (condição e/ou repetição).
III- Todas essas etapas de entrada, processamento e saída são obrigatórias. O desenvolvimento de um algoritmo sem entrada ou sem saída apresentará erro na compilação.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença II está correta.
5Para a construção de algoritmos que realizam cálculos matemáticos, todas as expressões aritméticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas em linhas. Para isso acontecer, essas expressões devem ser atribuídas para uma variável. E para "colocar" um valor em uma variável dentro de um algoritmo, utilizamos o operador de atribuição. O operador de atribuição é representado por uma seta (<-) apontando para a esquerda ou  (:=) dois pontos e o sinal de igual. Com base no modelo de atribuição visto até agora nos pseudocódigos e sobre a forma de atribuição, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A <- B + C + 4
B
nota1 + nota2 <- valor
C
Preco <- valor
D
idade <- 12+5
6Podemos dizer que uma Linguagem de Programação é uma forma de se comunicar ou, mais especificamente, passar instruções para um computador. Para que isso aconteça, utilizamos algoritmos. Na maioria dos algoritmos, é necessário armazenar valores na memória do computador, para a execução desse algoritmo. Sobre esses valores, assinale a alternativa CORRETA:
A
Esses valores são armazenados em variáveis.
B
Esses valores são armazenados em comandos de entradas.
C
Esses valores são armazenados em fluxogramas.
D
Esses valores são armazenados em estrutura de controle.
7Um conceito fundamental para os cursos de sistemas de informação e cursos afins é o conceito de algoritmo. Consideraremos um algoritmo como uma sequência de instruções, cuja execução resulta na realização de uma tarefa determinada. Podemos listar alguns tipos de algoritmos que estão presentes no nosso dia a dia, não necessariamente envolvendo aspectos computacionais, como uma receita de bolo e uma partitura musical são algoritmos. Qual é a origem da palavra algoritmo?
A
A palavra foi usada no trabalho dos pastores de ovelhas.
B
Apelido de um matemático árabe do século IX, Al-Khwarizmi.
C
O filósofo grego Algoritmis usava o conceito em seus trabalhos.
D
Vem da junção das palavras "alguma" e "matemático."
8Cada informação a ser armazenada ou utilizada em um algoritmo pertence a um tipo de dado definido. Considerando que o nome de cada uma das variáveis a seguir represente o conteúdo que ela armazenará, defina o tipo de dado ideal para cada variável:
          
   endereco
   bairro
   nro_casa
A
Lógico, inteiro, real.
B
Caractere, caractere, inteiro.
C
Real, lógico, inteiro.
D
Caractere, real, real.
9Os softwares representam componentes lógicos e abstratos presentes nos sistemas computacionais. Assim, técnicas têm que ser aplicadas para a construção dos programas que os compõem e uma dessas técnicas é a utilização de algoritmos que representam um conjunto de instruções que deverão ser traduzidas para a linguagem do computador. Sobre o algoritmo anexo, assumindo que a sua implementação está correta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Algoritmo "Teste_logica"
Var
X: real
Inicio
X:= 5*10/2+5
escreva(x)
Fimalgoritmo
(    ) O resultado apresentado em X é igual a 30.
(    ) O resultado apresentado em X é igual a 50.
(    ) O resultado será o mesmo utilizando essa fórmula X:= 5*(10/2)+5.
(    ) O resultado será o mesmo utilizando essa fórmula X:= 5*(10/2+5).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - F - F.
C
F - V - V - V.
D
V - F - V - F.
10A pseudolinguagem é uma forma genérica de escrever um algoritmo, a qual isenta ao desenvolvedor o conhecimento da sintaxe de uma linguagem de programação. Por se tratar de uma pseudolinguagem, não poderá ser executado num sistema real. Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para especificar os passos de um algoritmo, a pseudolinguagem utiliza uma linguagem natural e informal, o que pode causar ambiguidade e propiciar interpretações errôneas.
(    ) O algoritmo é uma descrição narrativa dos passos a serem executados, o qual utiliza uma linguagem estruturada,sendo conhecido por portugol.
(    ) A pseudolinguagem portugol possui várias regras que deverão ser seguidas para o desenvolvimento de um algoritmo.
(    ) A declaração de uma variável na pseudolinguagem portugol deverá seguir a seguinte sintaxe.  variável = valor; .
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - F - V - F.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes