Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA- Política econômica e suas transformações
Aluna: Arianne de Oliveira Ferreira
Quais os elementos de política econômica que foram centrais no período Vargas? Destaque seus custos, resultados e implicações para a economia brasileira.
Segundo o seminário de lançamento da obra “A Economia Brasileira de Getúlio e Dilma”, Fernando Mattos se referiu ao período Vargas dizendo que Getúlio Vargas foi um grande estadista e presidente para o Brasil, mesmo existindo alguns pontos ruins, como por exemplo nos anos 30 havendo vários governos autoritários no mundo, Vargas teve um período (não todo) onde prevalecia a ditadura o que é inaceitável. Mas de toda forma o que o livro apresenta é falar sobre Vargas como um desafio, com novas interpretações.
No livro de Celso Furtado há 4 passagens que falam que os movimentos anticíclicos tiveram um efeito não intencional sobre as importações, mas Pedro Fonseca, comprovou que houve sim intencionalidade dadas as mudanças institucionais, importantes para compreender o processo de transformações como foi o período da industrialização, culminando até no 2º PND (o que é tema elucidativo do processo de industrialização brasileira).
Pedro fez uma série de pesquisas mostrando que ele defendia que a industrialização era importante para dar ao país desenvolvimento e harmonia social, então essas pesquisas revelam que houve muitas mudanças institucionais mostrando a intencionalidade, a preocupação explícita do Vargas com o processo de industrialização; e a nova interpretação e contribuição de Fernando Mattos foi tentar quantificar, juntamente com Marcio Alvarenga, fazendo indicadores, como de política fiscal e de emissão monetária e calcularam um multiplicador monetário, mostrando que foi crescendo ao longo dos anos 30 (teve oscilação, mas a tendência foi de crescimento), que também revela a partir da contribuição conjunta da emissão do UM, da ampliação do crédito, da redução dos recursos que os bancos tem que estabelecer para a autoridade monetária (depósito compulsório, ou alguma coisa desse tipo), fizeram uma compilação desses dados originais para fazer um cálculo do multiplicador monetário, coisa que ele nunca tinha visto outra pessoa fazer.
Os capítulos de Vargas eles tem essa peculiaridade, o esforço que eles fizeram para moldar essa base de dados e defender a ideia de que além das instituições criadas também o conjunto de medidas da política fiscal e monetária tiveram papel importante para promover a diversificação da estrutura produtiva ou enfim, da industrialização. Por exemplo, Pedro Dutra em vários artigos e Fernando Mattos resgataram as leis que eles fizeram para mudar a regulação da emissão monetária, na prática o Brasil (o que fez muito bem, aliás até demorou) abandonou o padrão ouro-libra, os ingleses vieram até aqui fazer pressão até abril, maio de 1931, mas em setembro de 1931 eles mesmo abandonaram o padrão ouro-libra e o Vargas resistiu bravamente, dizendo que não dava pra insistir na história de ficar nesse dogma que temos hoje, de teto de gastos. O Brasil rompeu o padrão ouro-libra, não teve sansão nenhuma, pelo contrário, a Argentina que não rompeu demorou sair da crise e o Brasil saiu rapidamente.
O Brasil passou por profundas transformações de ordem econômica, social e política. As mais importantes ocorreram no plano econômico, com modificações em sua estrutura produtiva em função do processo de industrialização, em curso. Nos anos trinta, quando Getúlio Vargas ascendeu ao poder com o apoio da aliança liberal, formada por tenentistas e dissidências oligárquicas, a tradição da economia brasileira começou a ganhar novas formas, é nesse ano que se inicia a narrativa do livro.
A escolha de iniciar a obra na era Vargas foi justamente por ser um momento marcante do período desenvolvimentista. Em seguida, o texto também abarca a transição e consolidação do período neoliberal, entre o fim da ditadura e o governo Collor. Durante o período demarcado, houve a criação e o desenvolvimento das instituições do Estado Democrático de Direito brasileiro, tendo em vista a viabilização do processo de acumulação de capital, por meio da industrialização, entendida como imprescindível ao processo de desenvolvimento econômico. 
O governo de Vargas foi marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo. As contribuições e resultados mais marcantes de Vargas foram centralização do poder, política trabalhista, propaganda política e capacidade de negociação política; grandes conquistas para a população até os dias de hoje.

Outros materiais