A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
apol 1 avaliação

Pré-visualização | Página 1 de 4

Questão 1/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o extrato de texto:
“Uma concepção de avaliação também passa pela máxima de que o ensinar se desenvolve em função do aprender, mediante relacionamento interativo entre professor e aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.38.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base: Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina associe os instrumentos avaliativos a seguir às suas respectivas características:
 
1-Debate
2-Relatório individual
3-Autoavaliação
 
(    ) Análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem.
(    ) Texto produzido pelo aluno depois de atividades pedagógicas realizadas.
(    ) Discussão em que os alunos expõem suas opiniões sobre determinado assunto.
 
Agora assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3
	
	B
	3-2-1
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois no debate há “ discussão em que os alunos expõem seus pontos de vista a respeito de assunto polêmico” (p.89); o relatório individual se constitui em “ texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos” (p.89) e a autoavaliação é “ análise oral ou por escrito, em formato livre, que o aluno faz do próprio processo de aprendizagem” (livro-base,p.89).
	
	C
	2-1-3
	
	D
	2-3-1
	
	E
	3-1-2
Questão 2/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o extrato de texto:
“ A avaliação requer observação e percepção voltadas ao nível de desempenho e de contribuição do aluno em sua ação formativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.84.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina, sobre a função do conselho de classe assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Averiguar se o aluno, de forma personalizada, adquiriu conhecimento e se conhece a estrutura e organização das atividades proposta no semestre.
	
	B
	Permitir que os alunos, transmitam, oralmente, as informações que adquiriram após a realização dos trabalhos coletivos.
	
	C
	Permitir que professores compartilhem informações sobre os alunos, de forma coletiva e individualizada, para então tomar decisões.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois a função do conselho de classe é compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões. (livro-base, p. 89).
	
	D
	Analisar o real nível de apreensão do conhecimento e dos conteúdos, adquiridos pelos alunos, por meio de fórmulas aritméticas.
	
	E
	Verificar, por meio de instrumentos classificatórios, a quantidade de conteúdos aprendida pelo aluno.
Questão 3/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“O que atualmente se chama de portfólio já foi conhecido por diversas denominações no meio acadêmico, como dossiê do professor, autorrelato do docente, pasta ou arquivo de aula ou simplesmente caderno de resumo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.95.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina, acerca do portfólio no processo de avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de uma apresentação oral para o público, que possibilita a transmissão das informações pesquisadas, contribuir para a aprendizagem do ouvinte e do expositor.
	
	B
	Constitui uma formação de avaliação de aprendizagem por meio de exame de fatos reais ou não, com base em orientações preestabelecidas.
	
	C
	Série de perguntas diretas para respostas curtas, com apenas uma solução possível.
	
	D
	Inclui uma série de materiais e é um excelente instrumento de descrição das atividades realizadas, permitindo autoanálise e autoavaliação.
Você acertou!
Esta é a resposta correta, pois o portfólio é um dos instrumentos que permite avaliar o desempenho, tanto do aluno como do professor, podendo ser utilizado para autoavaliação de desempenho do processo de aprendizagem, incluindo material sobre trabalhos, relatórios, resultados de prova, exames, autoavaliações dos alunos (livro-base, p. 94-95).
	
	E
	Texto produzido pelo aluno depois de atividades práticas ou projetos temáticos.
 
Questão 4/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia a passagem de texto:
“ O que não coaduna com o ensino e a aprendizagem é a sobreposição do fator quantitativo ao qualitativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.86.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre o instrumento de avaliação conselho de classe, relacione corretamente os elementos a seguir  às suas respectivas características:
1. Definição
2. Função
3. Vantagem
(   ) Compartilhar informações sobre a turma e cada aluno.
(   ) Reunião liderada pela equipe pedagógica.
(   ) Favorece a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia dos métodos utilizados.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3
	
	B
	2-1-3
Você acertou!
Esta é a resposta correta, pois o livro-base sugere, ao planejar um conselho de classe “conhecendo a pauta de discussão, liste os itens que pretende comentar” (livro-base, p. 92). 1. A função de um conselho de classe é “compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões” (p. 89). 3. Segundo o livro-base, em um conselho de classe, a recomendação é: “Faça sempre observações concretas e não rotule o aluno [...]” (p. 90). 2. Uma das vantagens do conselho de classe é que “favorece a integração entre professores, a análise do currículo e a eficácia dos métodos utilizados [...]” (p. 89). 5. Conforme o livro-base, na análise de um conselho de classe, “o resultado final deve levar a um consenso da equipe em relação às intervenções necessárias no processo de ensino-aprendizagem [...]” (livro-base,p. 92).
	
	C
	3-2-1
	
	D
	2-3-1
	
	E
	3-1-2
Questão 5/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“Um processo avaliativo será tão mais valoroso quanto mais instrumentos, conceitos e concepções cristalinas de avaliação conseguirem complementar-se mutuamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.84.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia assinale a alternativa correta sobre a forma como surge o estudo sobre as práticas avaliativas e as concepções de avaliação:
Nota: 10.0
	
	A
	Surge da necessidade de medir e classificar os alunos por níveis de aprendizagem.
	
	B
	Surge com base em investigações de cunho científico ou como experimentação prática e colocando a prova de novas modalidades avaliativas.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta, pois a avaliação surge a partir de pesquisas científicas e