A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Av1 e 2 - Cursos da Saúde - Seminário Interdisciplinar II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Av1 - Cursos da Saúde - Seminário Interdisciplinar II
gabarito 1-c/2-e/3-c/4-d/5-b
1)
Nos Estados Unidos, cerca de 75% do cálcio da dieta são obtidos do leite e laticínios. A ingestão diaria adequada recomendada deste íon é de 1,3g para adolescentes, 1g para adultos e de 1,25-1,5g para mulheres na pós menopausa. Qual o motivo de mulheres pós menopausa ter uma necessidade maior de cálcio?
Alternativas:
· a) O estrógeno, hormônio este que é deixado de ser produzido por mulheres pós menopausa, favorece a síntese de vitamina D e ajuda na inibição da reabsorção óssea, por isso a mulher menopausada deve fazer um ingesta maior de Ca2+.
· b) O estrógeno que tem sua produção aumentada em mulheres pós menopausa, participa de processos essenciais na regulação de cálcio plasmático, onde também se observa a participação ativa do PTH (hormônio paratireoidiano), por isso esta mulher deve fazer uma ingesta maior de cálcio.
· c) Mulheres pós menopausa devem começar um tratamento com uma ingesta rica em cálcio, e também fazer uso da vitamina D, hormônio este essencial para a absorção de sódio (Na+), por isso a mulher deve fazer uma ingesta rica em sal.
· d) Uma mulher que se encontra em seu ciclo de vida na pós menopausa, deve ingerir uma alimentação rica em cálcio e se necessário utilizar vitaminas do complexo B, pois estes fatores influenciam na absorção de Ca2+.
· e) O motivo principal de uma mulher em pós menopausa, em ter uma recomendação maior de cálcio é devido ausência de um hormônio que antes da pós menopausa era produzido, chamado estrógeno, ele tem uma importante participação na excreção renal de cálcio.
2) No Brasil existem inúmeros municípios pequenos demais para gerirem, em seu território, uma completa assistência à saúde, assim como existem dezenas que demandam a existência de mais de um sistema de assistência à saúde em sua área de abrangência. Um das tentativas governamentais foi o desenvolvimento da Portaria nº 95, de 26 de janeiro de 2001, estabelecendo o Plano Diretor de Regionalização (PDR) com destaque para a identificação dos municípios sede e municípios polo nas Regiões de Assistência à Saúde (RAS). Sobre esta temática, analise as afirmativas a seguir:
I.Município-sede é àquele que apresenta a capacidade de ofertar a totalidade dos serviços de média complexidade, correspondente ao primeiro nível de referência intermunicipal, com suficiência, para sua população e para a população de outros municípios a ele adscritos.
II. Município-polo é o município que, de acordo com a definição da estratégia de regionalização de cada estado, apresente papel de referência para outros municípios, em qualquer nível de atenção.
III. No que diz respeito à assistência, o Plano Diretor de Regionalização deve ser elaborado na perspectiva de garantir acesso aos cidadãos, a um conjunto de ações e serviços vinculados às responsabilidades mínimas, como assistência pré-natal, parto e puerpério, além acompanhamento de pessoas com doenças crônicas de alta prevalência.
Agora, escolha a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a) As afirmativas I e II estão corretas, apenas.
b) As afirmativas II e III estão corretas, apenas.
c) A afirmativa III está correta, apenas.
d) As afirmativas I e III estão corretas, apenas.
e)As afirmativas I, II e III estão corretas, apenas.
3) J. S. F, 68 anos, sexo masculino, acamado há dois anos devido à sequela de um Acidente Vascular Encefálico (AVE). A Equipe de Saúde da Família (eSF) realiza visitas regularmente à casa de J.S.F. O médico e a enfermeira utilizam ferramentas da educação em saúde para capacitar os familiares a cuidarem de J.S.F. Diante da situação descrita, qual princípio doutrinário que se faz presente na problemática?
Alternativas:
a) Integralidade.
b) Universalidade.
c) Equidade.
d) Hierarquização.
e) Descentralização.
4) O Conselho Nacional de Saúde (CNS) instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde. Sobre os conselhos de saúde, analise as afirmativas a seguir, atribuindo V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:
( ) Os Conselhos de Saúde é um órgão composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde.
( ) É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária.
( ) O conselho analisa e aprova o plano de saúde. Analisa e aprova o relatório de gestão e informa a sociedade sobre a sua atuação.
Alternativas:
a) V-V-F.
b) F-V-V.
c) V-F-F.
d) V-V-V.
e) F-F-V.
5)Há no corpo humano, cerca de 1kg a 1,3kg, dependendo da faixa etária, de cálcio no corpo, dos quais 99% estão nos ossos e dentes. Embora a quantidade de cálcio no líquido extracelular seja pequena esta fração é rigorosamente regulada, o cálcio sérico (8,5- 10,4 mg/dL) onde se encontra na forma ionizada, complexada a ânions ou ligada a proteína (albumina sanguínea). É o cálcio ionizado (Ca2+) cerca de 1,2mM que exerce efeitos biológicos, sendo esta fração rigorosamente regulada. Como é que ocorre a regulação do Ca2+ circulante na corrente sanguínea?
Alternativas:
a) É imprescindível para a regulação de cálcio ionizado o controle de sua absorção através da pele.
b) A regulação da concentração Ca2+ plasmático, se assemelha a outros componentes plasmáticos, dependendo basicamente da sua absorção intestinal e de sua excreção renal, controlados por hormônios.
c) A concentração de cálcio ligado a proteína, que exerce seu efeito biológico, invariavelmente dependente da concentração de albumina na circulação sistêmica.
d) O cálcio ionizado, circulante na correte sanguínea, é depende exclusivamente da taxa de sua excreção renal pela urina, pois sua absorção ocorre sem problemas por transporte passivo.
e) Ca2+ plasmático é controlado rigorosamente por hormônios, onde estes mesmos hormônios controlam a taxa de síntese de Ca2+, que ocorre a nível hepático.
Av2 - Cursos da Saúde - Seminário Interdisciplinar II 
 gabarito 1-e/2-d/3-a/4-d/5-a
1) A água entra e sai das células por osmose constantemente. Entretanto, o movimento de toda a água em geral é insignificante. A concentração de soluto altera a concentração de água livre, pois as moléculas de água fazem solvatação nas partículas da solução por meio de interações físico-químicas fracas, deixando de ser livres. Em uma solução com alta concentração de partículas ou soluto existem menos moléculas livres de água do que em uma solução com baixa concentração de partículas.
No corpo humano, os líquidos corporais, por exemplo, o meio intracelular, o líquido intersticial e o plasma sanguíneo, realizam trocas de substâncias, inclusive de água. Quando a concentração de solutos do sangue aumenta, tal como na hiperglicemia aguda, como fica o processo de osmose na membrana celular dos tecidos (exceto nos rins) num primeiro momento?
Alternativas:
a) O processo de osmose permanece constante, o fluxo resultante de água não se altera e as células permanecem normais.
b) O processo de osmose aumenta de modo a aumentar o fluxo de água para dentro das células e elas podem se tornar túrgidas.
c) O processo de osmose reduz de modo a aumentar o fluxo de água para dentro das células e elas podem se tornar murchas.
d) O processo de osmose reduz de modo a aumentar o fluxo de água para fora das células e elas podem se tornar túrgidas.
e) O processo de osmose aumenta de modo a aumentar o fluxo de água para fora das células e elas podem se tornar murchas.
2) "O consumo apropriado de carboidrato é fundamental para a otimização dos estoques iniciais de glicogênio muscular, a manutenção dos níveis de glicose sanguínea durante o exercício e a adequada reposição das reservas de glicogênio na fase de recuperação. O reparo e crescimento muscular e a relativa contribuição no metabolismo energético são exemplos que confirmam

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.