Buscar

Avaliação On-Line 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) – Questionário
Pergunta 1
Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade dos povos indígenas que vivem no país, aproximadamente trezentos povos que falam mais de 150 línguas. Estes povos possuem diferentes histórias, tradições e em comum o respeito pelos mais velhos e a preocupação com as futuras gerações. O contato com a nossa sociedade certamente trouxe muitas mudanças no modo de viver dos povos indígenas. Sobre os povos indígenas podemos afirmar:
I. Os povos indígenas mantêm suas identidades.
II. As culturas indígenas são estáticas.
III. Por serem estáticas as culturas indígenas não se transformaram ao longo do tempo.
IV. Os povos indígenas se afirmam como grupos étnicos diferenciados.
V. As culturas indígenas são dinâmicas.
Marque a resposta certa:
1. I-II-V
2. I-IV-V
3. I-II-III
4. II-III-V
5. III-IV-V
	
Pergunta 2
1 ponto
Na era do conhecimento e da aplicação frequente dos diferentes recursos tecnológicos para a ampliação do ensino, pensamos em um perfil de indivíduo flexível, polivalente, empreendedor,altamente adaptável. Além disso, criativo, inovador, e está sempre sendo desafiado por questões profissionais e pessoais. Um mundo em que se fala o tempo todo em resolução de problemas. Assim, na atualidade, as escolas estão cada vez mais sendo dotadas de novas tecnologias da informação e da comunicação, vistas como ferramentas essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Nesse sentido, é preciso ressaltar que:
1. a simples presença desses meios é capaz de promover práticas pedagógicas inovadoras.
2. a tecnologia consegue atrair a atenção do aluno, mas não favorece a concentração e o desenvolvimento da cognição.
3. o uso da tecnologia deve compor o projeto político- pedagógico, estando a serviço de seus objetivos e reforçando atitudes éticas.
4. o uso da tecnologia deve se restringir à utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula.
5. os professores poderão ser substituídos por programas interativos, tendo em vista as dificuldades que apresentam para usar as novas tecnologias educacionais.
Pergunta 3
Sobre diversidade de gênero, podemos dizer que o sujeito vivencia a diversidade como parte de seu cotidiano escolar e tem total capacidade de aprender com ela. Porém, para isso acontecer, é necessário que a instituição educacional e os profissionais que nela atendem, se qualifiquem para responder de maneira mais concisa as questões que têm sido informadas pelo senso comum ou muitas vezes, por motivo de constrangimento, são lançadas ao mar da ignorância.
De acordo com estudos relacionados às questões de gênero, há diferença entre sexo, orientação sexual, identidade de gênero e expressão de gênero.
Analise o quadro a seguir e associe as colunas corretamente.
BQ03_ETICA E CIDADANIA_10.PNG
Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo
1. 1Db, 2Ad, 3Ca, 4Bc
2. 1Db, 2Ad, 3Cc, 4Ba
3. 1Ac, 2Ca, 3Dc, 4Bb
4. 1Db, 2Bc, 3Cd, 4Aa
5. 1Aa, 2Dd, 3Bb, 4Cc
Pergunta 4
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado). A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque:
1. Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
2.Legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
3. Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.
4. Garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação.
5. Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
Pergunta 5
Vivemos um mundo de exclusão, preconceitos e busca pela sobrevivência. De acordo com a Convenção relativa ao Estatuto dos Refugiados (de 1951), são refugiadas as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Observe a imagem abaixo:
BQ03_ETICA E CIDADANIA_15.PNG
FONTE:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/ilustracoes-homenageiam-menino-sirio-morto-em-praia-em-redes-sociais.html
A imagem representa a situação dos refugiados sírios, que deixam o país cruzando o mar Mediterrâneo, tendo em vistas os conflitos políticos intensificados na região nos últimos cinco anos. Entre as consequências que os refugiados sírios tem sofrido, podemos citar:
1. a precariedade de recursos hídricos, os países dessas regiões possuem crescimento populacional acelerado.
2. as facilidades de entrada a Europa, em função da Política de Imigração implantada pelos países membros da União Europeia.
3. o crescente aumento do número de refugiados são habitantes de ilhas que desapareceram, populações de áreas atingidas por furacões e tempestades, terras que se tornaram improdutivas obrigando o êxodo de seus moradores.
4. o aumento do número de refugiados na Europa que buscam asilo nos países de economia mais aquecida do bloco, como Inglaterra e Finlândia.
5. xenofobismo, a recusa de outros países muçulmanos, sobretudo os vizinhos da Síria (Líbano, Jordânia e Turquia) e os países do Golfo Pérsico, como a Arábia Saudita, em receber os refugiados em seu território.
	
Pergunta 6
Leia atentamente o trecho do samba enredo da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e julgue as afirmativas.
MEU DEUS, MEU DEUS, ESTÁ EXTINTA A ESCRAVIDÃO?
Amparo do rosário ao negro Benedito
Um grito feito pele de tambor
Deu no noticiário, com lágrimas escrito
Um rito, uma luta, um homem de cor 
E assim, quando a lei foi assinada
Uma lua atordoada assistiu fogos no céu
Áurea feito o ouro da bandeira
Fui rezar na cachoeira contra bondade cruel
Meu Deus! Meu Deus!
Se eu chorar não leve a mal
Pela luz do candeeiro
Liberte o cativeiro social
Não sou escravo de nenhum senhor
Meu paraíso é meu bastião
Meu tuiuti o quilombo da favela
É sentinela da libertação
Claudio Russo, Moacyr Luz, Dona Zezé, Jurandir e Aníbal.
I. A maioria dos escravos negros continuou desempenhando papéis sociais subalternos depois da Abolição, devido a uma série de fatores, tais como: a falta de recursos financeiros, o baixo nível cultural e o descaso do Governo.
II. Assim, podemos dizer que o Estado deixou de cumprir o seu papel quando relegou o negro à condição de excluídos da sociedade. Na verdade não havia espaço para os ex-escravos e seus descendentes.
III. A desigual distribuição de riqueza e renda na sociedade brasileira são as visíveis práticas de segregação e discriminação que as regras de funcionamento de instituições públicas e privadas conferem a pessoas e grupos sociais considerados inferiores.
IV. A condição de negro morador de periferia ou favela, impõe a esses grupos um tratamento desigual e inferior por parte do poder e dos valores instituídos.
Estão corretas as afirmativas:
1. II e III.
2. I, II, III e IV.
3. I, II e IV.
4. I e II.
5. I, II e III.
	
Pergunta 7
Um dos maiores desafio da humanidade no século XXI é promover o enfrentamento dos conflitos originados das relações étnicas e raciais. Nos últimos vinte anos um cenário preocupante, relacionado ao crescimento de tais conflitos, tem nos chamado a atenção. Nesse sentido, avalie as assertivas abaixo e em seguida, responda ao que se pede.
I. As relações étnico-raciais tem se constituído tema recorrente nos debates acadêmicos e educacionais, entretanto, discuti-las, sobretudona educação básica consiste, ainda, numa tarefa complexa e extremamente difícil.
II. Uma das primeiras tarefas na escola que deseja trabalhar na perspectiva da diversidade é desconstruir o tão difundido mito da democracia racial, pois não há como se combater algo que não é concebido como um fato real e freqüente no nosso cotidiano.
III. As formas de discriminação de qualquer natureza, não nascem na escola, porém o racismo, as desigualdades e as discriminações correntes na sociedade perpassam por ali.
Está correta a opção:
1.Apenas II e III.
2. I, II, III.
3. Apenas I.
4. Apenas I e III.
5. Apenas I e II.
Pergunta 8
Refletir sobre gênero e etnia significa pensar na relação entre o eu e o outro, sendo ambos inclusos na sociedade e com os mesmos direitos e deveres perante as leis. Dessa forma, pensamos na diversidade cultural em que o Brasil se encontra, sendo ele um país com tantas diferenças socioculturais cujo seu olhar tem se destacado para essa nova fala, o respeito entre todos.O Brasil é um país de imensas desigualdades sociais, desigualdades que se estendem a diversos setores e que tem como principais vítimas, aqueles grupos que historicamente foram excluídos da sociedade. Uma das características da sociedade brasileira é a miscigenação étnica do seu povo. Isso é consequência:
1.da presença dos franceses no Nordeste do Brasil.
2. dos portugueses tratarem negros e índios somente com amor e compreensão.
3. da religião cristã que os jesuítas pregaram no Brasil Colônia.
4. da mistura étnico-racial dos povos que construíram a sociedade brasileira: negros, brancos e índios.
5. da presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.
Pergunta 9
A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções. Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu. Além da crise de imigração, alguns países europeus também enfrentam uma crise econômica, como é o caso da Grécia que, sozinha, já recebeu em 2015 mais de 600 mil imigrantes. São consequências desse movimento migratório, EXCETO:
1. Aumento da xenofobia na Europa.
2. Vários acidentes no mar em embarcações precárias e excesso de pessoas.
3. Boa recepção dos migrantes.
4. Violência e mortes no trajeto de migração.
5. Aceitação total e irrestrita dos migrantes nos países europeus.
	
Pergunta 10
O Brasil se constituiu sobre o mito da democracia racial principalmente depois da publicação de Casa grande e senzala de Gilberto Freyre (2003). De acordo com Florestan Fernandes (1965) o ideal de miscigenação fora difundido como mecanismo de absorção do mestiço não para a ascensão social do negro, mas para a hegemonia da classe dominante. O mito da democracia racial assentou-se sobre dois fundamentos: 1) o mito do bom senhor; 2) o mito do escravo submisso. Analise as afirmações:
I. A sociedade brasileira não se assume racista e essa crença do “não somos racistas” se traduz em uma determinação para a negação das práticas racistas.
II. O mito do escravo submisso fez com que a sociedade de um modo geral não encarasse de frente a violência da escravidão, fez com que os ouvidos se ensurdecessem aos clamores do movimento negro, por direitos e por justiça.
III. As proposições legislativas sobre a inclusão de negros vão desde o Projeto de Lei que reserva aos negros um percentual fixo de cargos da administração pública, aos que instituem cotas para negros nas universidades públicas e nos meios de comunicação.
Escolha a opção correta:
1. Apenas a afirmação II é verdadeira.
2. As afirmações I e III são verdadeiras.
3. As afirmações I e II são falsas.
4. A afirmação I é falsa.
5. Todas as afirmações são verdadeiras.

Outros materiais