Buscar

Portifolio 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
 NOME: WELINGTON FERNANDES OLIVEIRA
 CURSO: ADMINISTRAÇÃO
 EXERCÍCIO 
Considerando que você é o administrador de sistemas de informação da rede de varejo de lojas de roupas IMPERADOR, você precisará considerar o planejamento de recursos de materiais, pois esse é um aspecto de extrema importância para empresas do perfil da que você trabalha.
Identifique POR QUE implantar um sistema do tipo MRP (planejamento de recursos de materiais) dentro da Varejo de lojas de roupas IMPERADOR; COMO implantar o MRP; E, ainda, PARA QUE esse sistema servirá?
RESPOSTA:
O MRP (Material Requirement Planning) faz a gestão da necessidade de materiais dentro de um processo de fabricação, e cuida dos recursos de materiais necessários para atender ao plano de produção. O MRP serve para: I) Planejar a capacidade de produção e insumos a partir de dados de previsão de vendas e pedidos realizados. II) é a tradução do plano mestre de produção para o chão de fábrica. III) é uma evolução do software MRP — de requisição de materiais —, uma das primeiras utilizações da tecnologia de software na manufatura.
O MRP é importante porque é a ferramenta central para otimizar este planejamento da Varejo de lojas de roupas IMPERADOR e equilibrar os níveis de estoque de matéria-prima e componentes. Para então disponibilizar os materiais certos, na quantidade e no momento necessário. Para sua criação é necessário uma interface entre o banco de dados utilizados pela empresa com o banco de dados da ferramenta adquirida.
A implantação do sistema permitirá a melhor gestão de estoques de insumo e produtos acabados que antes não passavam por análises constantes devido ao dificultoso acesso às informações.
Em resumo um sistema de MRP tem como base inicial a estrutura de produtos, ou seja, a composição dos produtos acabados e semiacabados, delineados numa estrutura em “árvore” multinível. A partir de uma demanda real ou projetada nesta estrutura é que são realizados todos os cálculos de materiais necessários para a produção. Com o MRP teremos maior controle de todo o processo: Cadastros de matérias-primas, semiacabados e produtos acabados, estrutura dos produtos acabados e semiacabados, itens alternativos, inventário, tamanhos de lotes de produção (lotes mínimos e econômicos), gestão de pedidos e previsão de demanda, políticas de estoques mínimos e máximos, plano mestre de produção, ordens de produção, solicitações de compras. É fundamental termos o MRP na Varejo de lojas de roupas IMPERADOR para definitivamente comprar, produzir, vender e entregar.

Continue navegando