Buscar

Ravisão AV1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA REVISÃO AV 1 
Prof. JOSÉ ALBERTO MACHADO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
EMPREENDEDORISMO
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
OBJETIVO DESTA AULA:
Revisão para AV1 - Aulas 01 a 04 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
REFLEXÃO
 Muito embora o conceito de empreendedorismo venha ganhando terrenos em diversos segmentos da sociedade, ainda são poucos os que o utilizam de forma adequada. O processo empreendedor não inclui somente a criação de novas empresas, tratando com capitais e empregos. Consiste também em desenvolver o espírito engenhoso do ser humano e o seu empenho em melhorar a humanidade. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
MITO DA CAVERNA
O admirável filósofo grego Platão (viveu de -428 a.C. até -348 a.C.) conta-nos que quando os homens viviam nas cavernas ainda temiam a natureza e seus fenômenos. Por isso, viviam trancafiados, procurando apenas solucionar seus problemas básicos de subsistência. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
 Voltando ao mito da caverna, a interpretação de Platão é que o ser humano, com suas crenças e superstições, muitas vezes acorrenta-se, impedindo seu próprio desenvolvimento e, ainda, aponta que o caminho para a libertação está no conhecimento racional, sistemático e organizado, tal como o que encontramos na ciência.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
EXEMPLOS DE EMPREENDEDORISMOS DO PASSADO:
 A construção das pirâmides do Egito,os jardins suspensos da Babilônia, os grandes descobrimentos por parte dos navegadores.São muitas manifestações e estão distribuídas pelo mundo afora. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
 Hoje, estamos vivenciando um momento especial do empreendedorismo: ele tem sido reconhecido pelo seu valor como promotor de desenvolvimento econômico, capacidade de gerar empregos, criação de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas, atuando na busca de soluções para questões sociais e até mesmo pela sua inclusão em programas governamentais com o objetivo de conseguir fazer acontecer o desenvolvimento local e regional.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
FORMANDO O CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
 Para Schumpeter, filósofo, economista e antropólogo Austro-Húngaro, a inovação era a causadora do desequilíbrio dos sistemas econômicos, acreditando no processo cíclico de retomada do equilíbrio e novo rompimento causado pela inovação e assim por diante.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
EMPREENDEDOR
“O empreendedor é alguém que percebe uma oportunidade e cria uma organização para persegui-la”. 
 William Bygrave – Prof. do Babson College 
“O empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza visões”.
 Louis Jacques Filion, professor da HEC – Hautes Etudes Commercialles de Montreal, Canadá
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DOS EMPREENDEDORES
 Adotam clara atitude pró-ativa de observação da realidade, que os leva a terem uma boa percepção das oportunidades.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
Os empreendedores buscam fortemente realizar suas idéias e para isso precisam tomar decisões.
Buscam criar valor para a sociedade através de seus empreendimentos.
O reconhecimento da sociedade é seu grande trunfo.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
 O empreendedorismo é entendido como um mecanismo de criação de riqueza para a sociedade, sendo o empreendedor seu agente. Em algumas sociedades há uma atitude restritiva em relação ao lucro e à riqueza. Talvez o empreendedorismo esteja ajudando a fixar uma nova visão do capitalismo: a do lucro para todos.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
AMBIENTE DO EMPREENDEDORISMO
 Inovação
 Comunicação
 Informação
 Distribuição
 Tecnologia
 Globalização e Novos conceitos
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
A SOCIEDADE E SUA VISÃO EMPREENDEDORA
 
 O Empreendedorismo, da forma como foi encarado a partir dos meados do Século XX, passou a ser estudado e analisado com mais cuidado. Afinal, houve um entendimento da sua importância em alguns países mais desenvolvidos.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
O PROCESSO EMPREENDEDOR 
 
Pesquisa em geral – Os empreendedores que possuem ligações com os laboratórios das universidades e com centros de pesquisa têm maior probabilidade de criar produtos inovadores.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
O PROCESSO EMPREENDEDOR
O empreendedor deve desenvolver o hábito de observar a realidade, com o objetivo de compreender seus mecanismos de funcionamento. 
Capacidade de inovar – Para  inovar, é preciso praticar, buscar novas maneiras de fazer o existente, criar o hábito de buscar soluções para o que ainda não tenha sido resolvido ou cuja solução disponível seja insatisfatória. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
ETAPAS DO PROCESSO EMPREENDEDOR PARA GERAR UM EMPREENDIMENTO
Fase 1 - Identificação de uma oportunidade para inovação.
Fase 2 - Abertura do empreendimento requer: definição das características do empreendimento, avaliação dos requisitos de recursos, aquisição dos recursos necessários.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
ETAPAS DO PROCESSO EMPREENDEDOR PARA GERAR UM EMPREENDIMENTO
Fase 3 - Criação do empreendimento e implementação – teste real do conceito.
Fase 4 - Administração do empreendimento – crescimento - resultado do conceito ou características do empreendimento e seus frutos.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
AS 10 CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS NOS EMPREENDEDORES DE SUCESSO 
 
 
Busca de oportunidades e iniciativa
Formação de rede de contatos -  persuasão
Persistência
Aceitação de riscos (calculados)
Exigência de eficácia, eficiência e qualidade
Comprometimento com o trabalho
Trabalho baseado em metas
Busca de informações contínuas
Monitoramento
Independência
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
ATITUDE EMPREENDEDORA
 Consiste em empreender como trajetória escolhida para sua vida. Ela ocorre por sua convicção racional e por seu sentimento, sua vontade, mas não por algo imposto ou recomendável. Temos observado que, cada vez mais, jovens recém-formados, profissionais bem-sucedidos no mercado e alguns tantos aposentados, depois de uma vida inteira trabalhando como empregados, optam por empreender e construir uma nova carreira por conta própria.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
OS DEZ MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Assumir riscos racionalmente
Identificar oportunidade sistematicamente
Valorizar e buscar o conhecimento
Habilidade com organização
Tomada de decisões como um processo
Desenvolver a liderança
Dinamismo, nunca acomodação
Autonomia
Otimismo
“Tino” Empresarial
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
PANORAMA GERAL E EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
 
Em 2008, o Brasil obteve a 13º posição no ranking mundial de empreendedorismo. 
Empreendedores iniciais são aqueles cujos empreendimentos têm até 42 meses de vida (três anos e meio). Esse período de tempo é considerado pela literatura como fundamental para a sua sobrevivência. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
PANORAMA DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Empreendedores estabelecidos são aqueles que estão à frente de empreendimentos com mais de 42 meses de vida. 
No sumário Executivo preparado pelo GEM Brasil, é mostrado que a TEA - Taxa de Empreendedores em Estágio Inicial - foi de 12% no Brasil em 2008. Isso quer dizer que, a cada 100 brasileiros em idade adulta (18 a 64 anos), 12 realizaram alguma atividade empreendedora. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
TIPOS DE EMPREENDIMENTO
 Empreendimentos por oportunidade são aqueles criados a partir da identificação de uma oportunidade. Em geral, os “empreendedores por oportunidade” iniciam seus empreendimentos buscando melhorar sua condição de vida a partir da exploração da oportunidade vislumbrada.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
 Empreendedorismo por necessidade é outra forma de empreendedorismo, praticamente oposta ao por oportunidade. 
 Consiste em gerar um negócio quando o empreendedor não consegue encontrar trabalho no mercado, necessitando
empreender para sobreviver. Quanto mais desenvolvido o país, sua taxa de empreendedorismo por necessidade tende a baixar.
*
TIPOS DE EMPREENDIMENTO
*
AULA REVISÃO AV 1 
CRESCIMENTO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
 Destaque do GEM 2008 para o Brasil: pela primeira vez, na série de pesquisas, o Brasil atinge a marca de dois empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade, fato que deve ser comemorado como o primeiro degrau de uma longa escada de desenvolvimento. 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
SEBRAE
. O SEBRAE Nacional é atualmente o principal promotor da pesquisa, junto com o SESI/PR – Serviço Social da Indústria do Paraná e o SENAI/PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná e, ainda, a Universidade Positivo.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
GEM – GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR NO BRASIL
 Em 2008, o GEM - Global Entrepreneurship Monitor - completou nove anos de edição ininterrupta da pesquisa feita no Brasil. Trata-se, sem dúvida, de um conjunto de informações relevantes que mostram o comportamento do empreendedor brasileiro. 
 
 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
O QUE É UM PROJETO? ESTRUTURA DO PLANEJAMENTO DE UM PROJETO.
 Qualquer empreendimento, com fins lucrativos ou não , podem ser organizados no forma de um conjunto de projetos, denominado programa, integrados em seus objetivos e no tempo de cada etapa planejada.
 Um projeto pode ser considerado como um conjunto de atividades e tarefas que possui: Determinado objetivo a ser atingido, Datas de início e término definidas e limites de recursos.
 
 
 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
COMO PLANEJAR UM PROJETO
 Em qualquer empresa, governo ou organização com finalidades sociais é comum construir projetos para atingir objetivos intermediários ou finais de interesse da entidade.
1º passo: levantar informações junto aos envolvidos para definir claramente o objetivo do projeto e seu significado. Cada passo deve ser aprovado pelos patrocinadores ou investidores.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
COMO PLANEJAR UM PROJETO
 
2º passo: definir o prazo que seria aceitável para o projeto ser concluído. 
3º passo: definir os recursos necessários para a execução do projeto (humanos, equipamentos e financeiros), levando em conta os perfis profissionais e desembolsos que serão custeados por terceiros.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
4º passo: determinar as atividades necessárias para realizar o projeto, sua seqüência e as dependências entre elas. Isso significa quebrar o projeto em vários níveis de atividades até que cada atividade possa ser realizada com maior facilidade.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
PLANO DE PROJETO
Um projeto para ser considerado bem-sucedido terá que atender aos requisitos abaixo:
Objetivos
Prazo
custo
 
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
PLANEJAMENTO DE PROJETO
Como planejar um projeto e quais os instrumentos que deverão ser utilizados? 
As melhores práticas para planejar e acompanhar a execução dos projetos apresentam os seguintes aspectos: o escopo do projeto, a qualidade do trabalho, os custos envolvidos, o tempo planejado, o perfil do pessoal engajado, as comunicações aos interessados, a aquisição de bens ou serviços, as atividades de risco e a integração de todos esses itens.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
DIFERENÇAS ENTRE PROJETO E EMPREENDIMENTO
Um projeto possui data de início e término, finalidade definida e recursos identificados para sua realização. Ao ser concluído, entrega-se  o objeto ao seu destino. 
Um empreendimento vai adaptando-se às necessidades de cada época e requer, além dos projetos que contribuíram para sua operacionalização, as atividades de operação e manutenção. Sua proposta é permanecer ativo indefinidamente.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
A IMPORTÂNCIA DA MISSÃO E DA VISÃO E ALVOS ESTRATÉGICOS.
MISSÃO de um empreendimento é a função que exercerá no mercado ou junto a seu público-alvo, provendo-o de produtos, serviços ou benefícios. É o compromisso da empresa para com o seu público alvo.
VISÃO é a busca da referência em mercado ou junto ao seu público-alvo. A visão de futuro dos empreendedores deve ser reconhecida por sua qualidade, criatividade, eficiência e eficácia. É como a empresa quer ser reconhecida no futuro.
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
O MÉTODO 5W + 2H
Esse método simples serve para priorizar as informações a serem identificadas em relação a algum evento que precise ser entendido:
5W
Whom – Para quem?
What – O quê? 
Why – Por quê?
When – Quando?
Where – Onde?
2H
How – Como?
How much – Quanto custa?
*
*
AULA REVISÃO AV 1 
CONCLUSÃO
As organizações de menor porte necessitam de orientação desde a sua concepção, para que o empreendimento uma vez planejado, possa de fato obter sucesso e caminhar confortavelmente sem correr riscos desnecessários e não “morrer” no início das atividades.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais