Buscar

Lei de uso e ocupação do solo, plano diretor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Previsto pela Constituição Federal de 1988, o plano diretor desempenha papel de grande relevância na política urbana. Sobre essa ferramenta, é correto afirmar que:
Você acertou!
B. 
É um ferramenta de planejamento urbano municipal.
Apesar de estar previsto na Constituição Federal de 1988, o plano diretor deve ser desenvolvido pelos municípios que se encaixem nas condições de obrigatoriedade. Seu principal objetivo é orientar o desenvolvimento e expansão das cidades, funcionamento como uma ferramenta de planejamento urbano e não de controle do impacto ambiental, que é feito através de outros instrumentos específicos. O plano diretor tem sua regulamentação dada pelo Estatuto da Cidade, pelo Código Florestal e pela Lei de Parcelamento do Solo Urbano, e não o contrário. A NBR 10151 diz respeito à avaliação do ruído em áreas habitadas, não tendo relação com o plano diretor.
2. Apesar de ser um instrumento muito importante para o desenvolvimento urbano, o plano diretor não é obrigatório para todas as cidades. A Constituição Federal determina os municípios que devem, obrigatoriamente, elaborá-lo. Enquadram-se nessa exigência:
Você acertou!
A. 
Municípios com mais de 20 mil habitantes.
De acordo com a Constituição Federal, devem elaborar um plano diretor cidades:
- com mais de 20 mil habitantes;
- integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas onde o município pretenda usar instrumentos do § 4º do artigo 182, da CF/88, independente de sua população;
- integrantes de áreas de interesse turístico inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto de âmbito regional ou nacional.
As cidades que não se enquadrarem nos parâmetros citados não precisam desenvolver um plano diretor. O perímetro urbano e a área urbanizada não são fatores considerados pela Constituição para exigência do plano.
3. A NBR 12267 diz respeito ao desenvolvimento de um plano diretor municipal. Segundo a norma, um plano diretor:
Você acertou!
C. 
Deve ser compreendido facilmente por todos cidadãos do município.
O plano diretor é um documento de gestão municipal, de modo que a sua elaboração é de competência dos municípios, destinado não somente aos órgãos públicos e especialistas, mas a todos cidadãos. Dessa forma, sua linguagem deve ser de fácil entendimento por todos, contendo, além de textos explicativos, peças gráficas que auxiliem em sua compreensão. A NBR 12267 possui elementos mínimos que devem estar presentes no plano, que abrangem diversas esferas, como condicionantes ambientais, físicos, sócio-econômicos e demográficos, infra-estrutura e sistema viário, além de aspectos financeiros e administrativos relativos à gestão do município.
4. O nível de ruído em uma região está relacionado à qualidade do meio ambiente e do bem-estar dos indivíduos. Sobre a norma brasileira que estabelece critérios de nível sonoro nas cidades, é correto afirmar que:
Você acertou!
C. 
Há um nível de ruído aceitável para cada tipo de área, nos turnos diurno e noturno.
A norma brasileira que regula o nível de ruído no ambiente é a NBR 10151. Nela, é estabelecido um nível máximo aceitável de ruído para cada tipo de área, nos turnos diurno e noturno. O nível de ruído permitido pode ser maior ou menor, dependendo da atividade da área. Os turnos podem ser estipulados pelas autoridades, contando que o período da noite não comece antes das 22 horas e não termine antes das 7 horas do dia seguinte, exceto nos casos em que o dia seguinte seja domingo ou feriado. Nesse caso, o turno noturno se alonga até as 9 horas do dia seguinte. O nível de ruído para ambientes internos deve ser 10 ou 15 db(A) a menos do que o aceitável para áreas abertas, dependendo se as janelas estiverem abertas ou fechadas.
5. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são instrumentos de controle do impacto ambiental dos empreendimentos. Sobre esses documentos, instituídos por resolução do CONAMA, é correto afirmar que:
Você acertou!
C. 
Por ser público, o RIMA deve conter linguagem acessível acessível e de fácil compreensão por todos.
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é um documento que contém dados técnicos elaborados por especialistas de diversas áreas, como biólogos, engenheiros e geólogos. Sua linguagem é técnica e seu acesso restrito, devendo ser entregue ao órgão estadual competente. Já o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é um resumo do EIA, onde os dados coletados são resumidos e traduzidos em uma linguagem acessível e de fácil compreensão. O RIMA é um documento público, disponível para qualquer pessoa que quiser entender as vantagens e  desvantagens do projeto em questão e as consequências de sua execução. Devem elaborar esses documentos empreendimentos com grande potencial de poluição e degradação ambiental. A resolução do CONAMA estabelece alguns tipos de intervenção e atividades que precisam, obrigatoriamente, possuir a documentação.

Continue navegando