Buscar

ATV CONTEXTUALIZADA SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERRITORIALIZAÇÃO DO BAIRRO ALTO DA BOA VISTA
Nome Completo: Ricardo de Oliveira Carneiro
Matrícula: 01452720
Curso: Farmácia
Na cidade na qual moro, os bairros são poucos e na maioria se encontra na mesma situação, no meu bairro Alto da Boa Vista, é um bairro bem pequeno praticamente novo na cidade, é um bairro que oferece condições de saúde razoável, pois a maioria das casas são praticamente coladas umas nas outras, as ruas ainda são de terra e não possui rede de esgoto, possui água encanada não potável, como em qualquer outro bairro, costumamos armazenar água da chuva em reservatórios , caixa d’água, na qual são fiscalizadas pelos agentes de epidemias.
O bairro é bem tranquilo, embora por ser incluido em uma cidade pequena do interior, não possui moradores de ruas, na área existe um UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende boa parte da cidade e de alguns povoados próximos, com serviços de saúde direcionado a familia, possuindo também posto de vacinação.
Aqui no bairro, o SUS (Sistema Único de Saúde) se apresenta de modo falho, pois os agentes comunitários de saúde que dificilmente fazem visitas nas casas, para saber se a família necessita de alguma consulta ou solicitação de algum exame. Analizando algumas situações já ocorridas no bairro, sinto que não há controle na saúde dos moradores do bairro, pois há muita demora na marcação de consultas e liberação de pedidos de exame, isso pode comprometer a saúde da população e há muito que melhorar.
Além das unidades de saúde, contamos também com o hospital municipal, que durante o mês é dividido o atendimento por bairros, para verificação de exames e raio-x.
Portal da Prefeitura de Capela do Alto Alegre. Disponível em: http://capeladoaltoalegre.ba.indap.com.br/ Acesso em 22 de Ago. 2021.

Outros materiais