Buscar

Aculturação e os Povos Indígenas no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Aculturação”
 A aculturação no Brasil se deu pelo encontro de povos indígenas, europeus e africanos, os povos indígenas nativos no território brasileiro são fundamentais na identidade étnico cultural do pais. Visões conflitantes de relacionamento com as comunidades tradicionais suscitam debates acirrados. Muito se discute que os índios estão perdendo sua cultura, que índio que veste roupas, usa calcados, fala português e usa tecnologias não é mais índio, que pra ser Índio precisa seguir suas tradições e viver isolados. 
 A questão é que isso não é mais possível, pois nós somos o resultado deste contato de culturas, deste processo cultural, basta observar os diversos elementos indígenas adaptados a nossa cultura:
Os povos indígenas brasileiros deram contribuições significativas para a sociedade mundial, como a domesticação da mandioca e o aproveitamento de várias plantas nativas, como o milho, a batata-doce, a pimenta, o caju, o abacaxi, o amendoim, o mamão, a abóbora e o feijão. Além disso, difundiram o uso da rede de dormir e o costume do banho diário, desconhecido pelos europeus do século XVI. Para a língua portuguesa legaram uma multidão de nomes de lugares, pessoas, plantas e animais (cerca de 20 mil palavras), e muitas de suas lendas foram incorporadas ao folclore brasileiro, tornando-se conhecidas em todo o país. Também foram importantes aliados dos portugueses, mesmo que involuntários, na consolidação da conquista territorial, defendendo e fixando cada vez mais distantes fronteiras, e deram grande contribuição à composição da atual população nacional através da mestiçagem. (Wikipédia, 2021).
 “Aculturação” é o resultado do contato entre duas culturas, neste processo ocorre a adaptação de uma pessoa, grupo ou povo a outra cultura da qual não faz parte. Esse termo nos ajuda a pensar sobre as mudanças que podem acontecer em uma sociedade a partir da inclusão de elementos externos como conhecimento, hábitos, costumes, símbolos e traços culturais através do contato prolongado ou permanente com outras culturas.
 Abordar essas questões refletir sobre isso, e a partir daí falar quem são esses povos indígenas, sobre suas lutas de movimento de resistência, pois são 305 povos indígenas e indígena não é tudo igual, são povos diferentes e sua sobrevivência física e cultural passa por enfrentamentos que necessitam de uma reflexão do que entendemos por tradição e cultura. 
 É preciso reconhecer e possibilitar abertura para uma desconstrução e desenvolver um olhar de transformação. Trazer esta abordagem para sala de aula sobre os povos indígenas com o objetivo de desconstruir estereótipos desfazer esses equívocos, fazer um trabalho com viés artístico cultural, explicar suas simbologias seus significados que não é só uma questão estética visual artística, mas que tem uma relação direta com a natureza, uma questão cultural e também histórica da tradição de cada povo. 
REFERÊNCIAS: 
Integração do Índio não pode ser pretexto para assimilação cultural. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikipédia, 2021. Disponível em: 27 jun. 2021. https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/11/12/integracao-do-indio-nao-pode-ser-pretexto-para-assimilacao-cultural
Povos indígenas do Brasil. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikipédia,2021. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil
Acesso em: 01 JUL. 2021.

Outros materiais

Perguntas Recentes