Buscar

Causas do Fracasso Escolar e Necessidades Humanas Segundo Decroly

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O fracasso escolar, conforme autores, retrata a paisagem em que a educação se encontra. Muito deste fracasso vem sendo determinado pelo enfraquecimento do sistema educacional e pela falta de estrutura pedagógica e física das instituições. Frente a isso, Sanmarti (2009) afirma que existem as causas dos principais erros e dificuldades existentes na aprendizagem. Frente a isso, disserte sobre as causas e os erros na aprendizagem que tornam o fracasso escolar existente.
FONTE: SANMARTI, Neus. Avaliar para aprender. Tradução Carlos Henrique Lucas Lim. Porto  Alegre: Artmed, 2009, 136, p. 23.
Resposta esperada
Organizar as formas de raciocinar, na qual o professor repassa ao aluno maneiras simples de tratar a forma de pensar do aluno. É necessário que o professor instigue este aluno na busca de novas informações, que busque respostas relativas ao que foi repassado. Utilização de linguagem inadequada ao que deve ser utilizado, é necessário que os profissionais utilizem vocabulário adequado, condizente com o que solicita o tema a ser tratado. Observar a partir do que o professor acredita é algo perigoso, é necessário ver a temática de maneira global e dando possibilidades de todos exporem sua maneira de ver ou perceber o mundo. As ideias repassadas pelos meios de comunicação, como televisão, não coincidem com o que é explicado na escola. Desta forma, é necessário termos cuidado ao repassarmos as informações e discuti-las com os alunos.
2Para Ovide Decroly, em sua metodologia, o interesse é fundamental em sua maneira de pensar. Para ele, a necessidade e o interesse são elementos-chave e influenciam diretamente na formação do ser humano. Com isso, disserte sobre as quatro necessidades humanas referidas por Decroly.
Resposta esperada
As principais necessidades humanas vistas por Decroly são: comer (o ser humano tem a necessidade deste elemento para manutenção de seu estado físico saudável); abrigar-se (outro fator que determina a necessidade de proteção, abrigando-se em sua residência para salvaguardar sua vida e família); defender-se (o ser humano necessita de estratégia para sua defesa diante do outro e da natureza); produzir (denota que as atividades apresentadas determinam a produção de mais conhecimentos). Os métodos e as atividades apresentadas pelo educador possuem três elementos essenciais, que são: a observação, a associação e a expressão. Portanto, a observação auxilia na formação de suas atitudes no processo de ensino. Já a associação, através da observação, leva o indivíduo a compreender o conhecimento através do tempo e do espaço. E, por último, a expressão, que determina que a criança expresse o que aprendeu compartilhando.

Outros materiais