Buscar

Administração Estratégica: Conceitos e Fases

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 
AULA 4
PROF.RICARDO FERREIRA
Rio de Janeiro
*
*
Ao final desta aula, você será capaz de:
compreender o propósito da missão, visão e valores de uma organização, assim como entender ao que se refere o diagnóstico estratégico organizacional. 	
*
*
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS
 Estratégia prospectiva envolve a busca por inovação e novas oportunidades com risco e perspectivas de crescimento. Ela é mais adequada a ambientes dinâmicos e com grande potencial. Empresas prospectivas direcionam um segmento utilizando a tecnologia existente para obter uma nova vantagem, e criando novos produtos em função dos quais os competidores precisam reagir.
*
*
Estratégia projetiva: uma organização tende a proteger seu market share atual colocando ênfase nos produtos existentes, sem buscar crescimento. Essas empresas procuram manter seus domínios com poucas mudanças no longo prazo. O resultado é que muitas delas sofrem um declínio no tempo, em razão da concorrência.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: CONCEITOS
*
*
	A administração estratégica pode ser estudada como um processo composto de fases. 
	A primeira fase do processo é a análise do macro ambiente. O macro ambiente é um super sistema que envolve a sociedade e esta as organizações visando identificar os riscos e as oportunidades presentes e futuras. Nesse contexto, o ambiente organizacional encerra todos os fatores, tanto internos como externos à organização. Também cabe a etapa de análise de pontos fortes e fracos, principalmente quando se trata do ambiente interno. 
	Nesse ponto, pode-se passar a relacionar os recursos físicos, humanos e organizacionais aos pontos fortes e fracos da análise do ambiente interno nessa primeira fase.
*
*
	Os administradores devem compreender o propósito da análise do ambiente, reconhecer os vários níveis existentes no ambiente organizacional e entender as recomendações das normas para realizar uma análise do ambiente.
	O ambiente tem que ser analisado por meio das suas forças.
	Na segunda fase, verifica-se a análise pelo menos das forças: Políticas; Sociais; Econômicas; Tecnológicas; Legais.
	Ainda nessa fase deve-se estabelecer a missão da organização que é o seu objetivo reitor ou diretriz organizacional.
*
*
	A missão organizacional é a finalidade de uma organização ou a razão de sua existência. Os objetivos quando quantificados tornam-se as metas das organizações. Há autores que consideram nessa fase outros dois indicadores que, atualmente, as empresas estabelecem: a visão, que é o que as empresas aspiram a ser ou se tornar, e os valores, que expressam a filosofia que norteia a empresa e que a diferencia das outras.
	A missão deve fazer menção a: Sociedade; Comunidade; Governo; Acionistas; Funcionários; Clientes; Fornecedores; Outros grupos de interesse.
*
*
	A terceira fase deve-se ocupar da formulação de políticas funcionais que antecede a quarta e penúltima fase de formulação das estratégias. Alguns autores acreditam que formular estratégias é projetar e selecionar estratégias que levem à realização dos objetivos organizacionais. Assim podem-se misturar satisfatoriamente dois conceitos que é o de políticas funcionais e de estratégias. Ambos estão no limiar da aplicação das táticas, como por exemplo, de que maneira pode-se lidar satisfatoriamente com a concorrência ou com a política sindical no âmbito da gestão de pessoas de uma organização. 
 
*
*
	Assim que o ambiente tenha sido analisado e a missão estipulada, a administração é capaz de traçar cursos alternativos de ação em um esforço conhecido para assegurar o sucesso da organização.
	Implementando a estratégia organizacional nesta terceira fase coloca-se em ação as estratégias desenvolvidas logicamente que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. Sem a implementação efetiva da estratégia, as organizações são incapazes de obter os benefícios da realização de uma análise organizacional, do estabelecimento de uma diretriz organizacional e da formulação da estratégia organizacional.
*
*
	Por último, encontra-se a fase do controle estratégico.
	O controle estratégico é um tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica no sentido de melhorá-lo e assegurar um funcionamento adequado.
	O planejamento estratégico, mais que um documento estático, deve ser visto como um instrumento dinâmico de gestão, que contém decisões antecipadas sobre a linha de atuação a ser seguida pela organização no cumprimento de sua missão, isto é, da administração estratégica
*
*
 ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS (PROATIVAS VERSUS REATIVAS)
 	Nas estratégias organizacionais, é importante ressaltar o comportamento das empresas perante o meio ambiente. A tabela abaixo demonstra esta situação:
*
*
Administração Estratégica pela Ótica Pró-Ativa e Reativa
*
*
SÍNTESE DA AULA
	Nesta aula, você estudou os conceitos de missão, visão e valores de uma organização.
	Vimos, também, uma aplicação de diagnóstico estratégico e você atentou para uma projeção de cenário que não se realizou devido a uma ruptura de tendência (análise prospectiva – ótica proativa).
*
*
Próxima aula
	No próximo encontro, estaremos tratando de Análise Do Ambiente: ambiente geral; o ambiente Operacional: modelo de cinco forças de Porter; O ambiente interno; Matriz SWOT.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes