Buscar

analise SWOT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Podemos dizer que o conceito da Análise SWOT está em sua ampla utilização como método de gestão para o estudo dos ambientes internos e externos da empresa por meio da identificação e análise de pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças as quais ela está exposta.
Pode-se dividir essa ferramenta em duas partes: ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e oportunidades. A partir da SWOT, podemos ter um direcionamento muito maior e mais preciso para planejar as tomadas de decisões na empresa e conseguimos identificar com muito mais clareza os aspectos positivos e negativos que influenciam no negócio.
Portanto, a elaboração da análise SWOT tende a reduzir ao máximo a ocorrência de erros na realização de ações estratégicas no ambiente empresarial. Ela pode ser útil de diversas maneiras:
· Possibilita um estudo aprofundado da situação interna e dos aspectos externos que podem ameaçar o crescimento da empresa;
· Permite uma análise da concorrência;
· A análise SWOT ou matriz FOFA pode facilmente ser aplicadas por empresas de pequeno, médio ou grande porte devido sua grande facilidade e praticidade de aplicação, ou seja, vale tanto para um posto de combustível, como de um hidrelétrica. É uma metodologia que pode ser aplicada em qualquer processo que envolva a tomada de decisão.
· Efetuar uma síntese das análises externas e internas;
· Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
· Preparar opções estratégicas, riscos e problemas a resolver;
· É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumento das oportunidades etc.
· Realizar previsão de vendas em conformidades com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
A análise SWOT é uma ótima ferramenta para ampliar o autoconhecimento interno da empresa e também para avaliar fatores externos que podem vir a comprometer o negócio ou mesmo servirem como oportunidades de crescimento.

Outros materiais