Buscar

AVALIAÇÃO Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais 1

Prévia do material em texto

Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 – AVALIAÇÃO OBJETIVA FINAL
1. A Libras é uma língua da modalidade visual-gestual (ou espaço-visual), pois a informação linguística é recebida pelos olhos e reproduzidos pelas mãos, com uma estrutura gramatical própria, completa como qualquer língua oral. Para provar sua naturalidade ao longo dos anos tem surgido muitos estudos. Sobre quando surgiu o movimento para provar sua naturalidade como língua, assinale a alternativa CORRETA:
A 1970.
B 1960.
C 1990.
D 1980.
2. Alguns aspectos são relevantes em relação ao desenvolvimento linguístico no surdo, considerando o contexto histórico e o percurso da educação da criança surda, como o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo, que refletem no desenvolvimento da linguagem na criança surda e sobre o desenvolvimento cognitivo do sujeito surdo no processo de aquisição da língua de sinais - Libras. Sobre as filosofias educacionais para surdos, assinale a alternativa INCORRETA:
A A maior falha do oralismo é a utilização de um conceito bastante simplista de língua, que é considerada como sendo um conjunto de regras abstratas que tem como função a comunicação.
B No Brasil, que seguiu a tendência mundial, o bilinguismo começou a ser estudado na década de noventa, e sua implantação em escolas e clínicas brasileiras ocorreu em meados do ano 2000.
C O bilinguismo, como as outras filosofias, não pode ser definido como uma filosofia homogênea, pois os profissionais atuam e pesquisam com diferentes abordagens nessa linha teórica.
D A comunicação total tem como grande mérito deslocar a língua oral como principal objetivo na educação dos surdos e considerar como prioridade a comunicação.
3. Os gêneros, por serem formas estáveis compostas por sequências textuais, cumprem funções nas práticas sociais, mas também podem carregar um certo peso ideológico, uma vez que todo texto parte da intencionalidade de um agente discursivo. Por isso, é importante que, enquanto receptores de textos e gêneros discursivos, tenhamos um senso crítico para analisá-los e interpretá-los adequadamente. Sobre a Linguística Aplicada ser uma grande aliada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não no contexto de ensino-aprendizagem.
(    ) Não na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(    ) Contexto de ensino-aprendizagem.
(    ) Na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - V - F - V.
C V - F - V - F.
D V - V - F - F.
4. A Pedagogia Surda requer a presença do professor surdo em salas regulares de ensino, assim como nas escolas especiais e Centros de Atendimento Especializado para Surdos - CAES, em tempo integral. São os professores surdos que ensinam os surdos. Esse método dá ênfase à educação na diferença por meio da mediação intercultural e respeita a identidade do surdo. A respeito das atribuições do Tradutor e Intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
A Ensinar Libras sempre que possível para os alunos ouvintes da turma, pois isso proporcionará maior interação entre surdos e ouvintes.
B Atenuar, sempre que oportuno, falas equivocadas do aluno surdo, principalmente as de teor ofensivo, visto que a maioria das crianças surdas são filhas de pais ouvintes sem domínio da Libras.
C Avisar o aluno, sempre que possível, sobre datas de atividades, avaliações e prazos, considerando que poucas informações circulam na língua de sinais em sala de aula.
D Orientar, sempre que oportuno, os professores e demais integrantes da equipe escolar sobre as especificidades linguístico-culturais dos alunos surdos.
5. A Educação Inclusiva compreende a Educação Especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Essa escola para todos é preconizada pela lei. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar. Para se almejar uma educação inclusiva, é imprescindível uma nova postura no plano de ação curricular, investir com seriedade na formação inicial e continuada dos professores, com a finalidade de criar uma consciência crítica sobre suas práticas pedagógicas, para que possam identificar as necessidades dos alunos, incentivando e desenvolvendo seus potenciais. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, não acontece no íntimo de um vínculo humano, cuja matriz se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo de vínculos entre o filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
(    ) A aprendizagem é um processo vincular, ou seja, acontece no íntimo de um vínculo humano. Mas, não se constrói nos primeiros vínculos do filho com a mãe, com o pai, com os irmãos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B V - V - F - F.
C V - F - F - F.
D F - V - V - V.
6. A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade e as competências de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais em que a criança pode se constituir como sujeito. Assim, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A linguagem é inata e adquirida, não tem parâmetros para designar se a criança surda aprende mais ou menos em relação a outras crianças.
B O indivíduo alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, é capaz de dominar a língua no seu dia a dia nos mais distintos contextos.
C A criança surda tem mais facilidade de se alfabetizar em relação a outras crianças, é possível que isso também ocorra com cegos.
D A alfabetização é um processo possível somente em crianças ditas normais, pois crianças com altas habilidades ou com alguma deficiência não conseguem.
7. As crianças surdas têm estágios de desenvolvimento semelhantes às crianças ouvintes. É necessário que o professor conheça profundamente a Língua de Sinais para ensinar crianças surdas, preferencialmente um professor surdo, pois a Língua de Sinais é sua língua nativa. A maioria das crianças surdas vem de famílias ouvintes não dominam as Língua de Sinais e, por isso, é muito importante essa educação escolar na primeira língua das crianças surdas. Sobre a aquisição da linguagem que permite o desenvolvimento das funções, assinale a alternativa CORRETA:
A Cognitivas.
B Motoras.
C Linguísticas.
D Sociais.
8. Os gêneros, por serem formas estáveis compostas por sequências textuais, cumprem funções nas práticas sociais, mas também podem carregar um certo peso ideológico, uma vez que todo texto parte da intencionalidade de um agente discursivo. Por isso, é importante que, enquanto receptores de textos e gêneros discursivos, tenhamos um senso crítico para analisá-los e interpretá-los adequadamente. Sobre como e onde a Linguística Aplicada pode ser uma grande aliada, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(   ) No contexto de ensino-aprendizagem.
(   ) Na atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(   ) Não se aplica à atual convergência à análise crítica do uso da linguagem.
(   ) Não se aplica ao contexto de ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - F - V - V.
C F - V - F - V.
D V - V - F - F.
9. A sintaxe é o estudo da estrutura interna da frase. Diferente da Língua Portuguesa, a sintaxe da Libras é estudada a partir da organização dos sinais no espaço. Em relação à sintaxe, podemos dizer que a sintaxe da Libras não é organizada aleatoriamente,ao contrário, segue regras. Sobre a sintaxe da Libras, analise as sentenças a seguir:
I- Possui na estrutura de suas sentenças restrições e ordenações complexas e específicas de uma língua visual.
II- Há especificidades em sua produção linguística que devem ser respeitadas, tais como a utilização de verbos com concordância e da marcação não manual ou ENM.
III- A sintaxe da Língua Brasileira de Sinais - Libras - é semelhante às línguas orais, bem como em toda sua estrutura gramatical.
IV- A Libras não deve ser entendida como um instrumento para aquisição da Língua Portuguesa (língua majoritária do país).
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.
10. As línguas de sinais, entre elas a Libras, parecem apresentar especial interesse nas pesquisas linguísticas dentro da perspectiva gerativista. As línguas de sinais podem ser exemplos de línguas que fortalecem a proposta gerativista quanto à existência de um módulo da linguagem na mente/cérebro do ser humano. Considerando que o processo de aquisição das línguas de sinais é análogo ao processo de aquisição das línguas faladas, quais são os estágios adotados nos estudos sobre a aquisição da linguagem?
A Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das múltiplas combinações.
B Período pré-linguístico, estágio das primeiras combinações, estágio das múltiplas combinações.
C Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações, estágio das múltiplas combinações.
D Período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações.
11. (ENADE, 2014) Na formação de classes de determinado ano letivo, identificou-se a matrícula de aluno surdo que usa a Libras para a comunicação e o bilinguismo como opção familiar para sua educação. Assim, a equipe da escola (gestores, docentes e funcionários) envolveu-se para compreender a surdez, as abordagens educacionais para o ensino do aluno surdo e também para criar condições favoráveis ao atendimento desse aluno. Além disso, a equipe mobilizou-se para garantir-lhe todos os direitos, tendo em vista que a Lei nº 10.436/2002 reconhece os surdos como sujeitos de direito e, em função de sua comunicação, são possuidores de uma cultura diferenciada, reconhece, ainda, a Libras como meio legal  de comunicação e expressão. Da mesma forma que outros recursos de expressão a ela associados. O bilinguismo é visto, hoje, como abordagem privilegiada para a educação do surdo, pois visa capacita-lo na utilização de duas línguas: a língua de sinais ( principal meio de comunicação) e a língua escrita da comunidade em que vive.
Nesse cenário, entre as ações que podem favorecer a aprendizagem desse aluno surdo e garantir seu direito à educação, incluem-se as de:
I- Disponibilizar materiais a promover atividades em Libras para os alunos não surdos.
II- Convencer a família a optar pelo oralismo como forma de o aluno aproximar-se ao máximo da língua falada pela maioria dos alunos da escola.
III- Envolver a turma em que o aluno surdo está matriculado e demais alunos da escola na aprendizagem de Libras.
IV- Providenciar a transferência do aluno para uma escola que atenda a comunidade surda, pois uma escola especializada é mais adequada ao seu processo de ensino-aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
A I e III.
B I, II e IV.
C I e IV.
D II, III e IV.
12. (ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante interferência e auxílio da professor para realizar suas atividades. Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
FONTE: <http://cepae.faced.ufu.br>. Acesso em: 7 jul. 2017.
A Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.
B Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
C Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
D Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes