Buscar

AD1 - Estágio III 2021 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURSOS DE LICENCIATURA
DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - BIOLOGIA/QUÍMICA
Avaliação à distância AD1
Disciplina: Estágio Supervisionado III
Coordenadora da Disciplina: Profª Rozana Gomes
	CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas
	POLO: Nova Friburgo
	ALUNA: Drielle Rocha Leite
	MATRÍCULA: 17212020026
	
	DATA: 22 / 08 / 2021 
 
Plano de Aula
Higiene e saúde – A importância da lavagem das mãos
Objetivos:
Reconhecer que os hábitos de autocuidado são necessários para manter a saúde, e o bem estar físico.
Identificar hábitos de cuidados com o corpo e higiene como necessários para a manutenção da saúde e bem estar físico.
Turma: 1° ano do Ensino Fundamental 
Tempo estimado: 1 aula (50 minutos)
Materiais necessários:
- Encarte impresso da lavagem das mãos;
- Água;
- Detergente;
- Prato descartável;
- Orégano.
Atividade 1 (20 minutos)
Discutir com os alunos sobre os hábitos de higiene que praticam no seu dia a dia. Perguntando sobre os diversos hábitos que devemos observar como: escovar os dentes, tomar banho lavando o corpo todo, cortar as unhas, lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o vaso sanitário, enfatizando que estes são hábitos necessários para manter a saúde em dia. 
Levantar questionamentos com a turma, como: 
- Por que precisamos lavar as mãos várias vezes ao dia?
- Por que a higiene das mãos é importante?
- O que evitamos quando lavamos as mãos várias vezes ao dia?
- Qual produto é utilizado para a lavagem das mãos?
Apresentar aos alunos o encarte da lavagem correta das mãos e demonstrar passo a passo, fazendo com que eles reproduzam os movimentos em si mesmos.
Atividade 2 (30 minutos)
Divida a turma em grupos de, no máximo, 4 alunos, e distribua para cada grupo um prato descartável, um copinho com orégano e outro com detergente, e um pouco de água. 
Peça para os alunos despejarem uma pequena quantidade de água dentro do prato e salpicar o orégano na água, de forma a cobrir toda a superfície do prato. Peça para encostarem o dedo no orégano e relatarem o que aconteceu (algumas folhinhas do orégano ficarão grudadas em seus dedos), depois que limpem o dedo, lambuzem a ponta dele com detergente e encostem novamente no orégano. Pergunte aos alunos o que aconteceu dessa vez, eles irão relatar que o orégano se afastou para as laterais do prato. 
Após ouvir o relato dos alunos, explique que o orégano representa toda a sujeira presente nos lugares, que o prato com água e sabão representa a nossa higiene e o bom hábito de lavar as mãos, que essa experiência evidencia que a lavagem das mãos é a forma mais eficiente de manter a higiene em dia, matando todos os germes e bactérias que possam existir em nossas mãos. 
Descrição da Atividade Didática:
A atividade didática escolhida será uma atividade prática voltada para a importância da lavagem das mãos. A atividade será desenvolvida com o uso de cinco materiais simples: um encarte sobre a forma correta da lavagem das mãos, um prato pequeno, água, detergente e orégano, onde os alunos irão dispor da água no prato e salpicar o orégano, encostar a ponta do dedo na mistura e, posteriormente, passar o detergente no dedo e repetir o processo de encostar o dedo na mistura, relatando o que acontece nas duas ações (na primeira vez, sem o detergente, o orégano ficará grudado no dedo; na segunda vez, com o detergente, o orégano se afastará, favorecendo a quebra da tensão superficial, fazendo com que o orégano se mova para a região onde a tensão superficial da água é maior). 
A idéia principal de reproduzir essa atividade é mostrar a importância da higienização das mãos, mostrando como o sabão afasta todas as partículas de orégano, evidenciando que a lavagem das mãos é a forma mais eficiente de manter a higiene em dia. Como se o orégano fosse bactérias, germes e vírus que estão nas mãos sujas e o sabão faz com que as mãos fiquem limpas. 
Nessa atividade estão sendo trabalhados conhecimentos de bactérias, microorganismos, vida e evolução da área da Biologia.
Os aspectos a serem mobilizados com a atividade acima se tratam do aprendizado que crianças e jovens devem adquirir a respeito de si mesmos, sendo capazes de identificar quais são os seus pontos fortes e quais são as suas fragilidades, em como lidar com suas emoções e em como manter a saúde física e o equilíbrio emocional. 
De acordo com a BNCC, o indivíduo deve ser capaz de se conhecer, de se apreciar e de cuidar da sua saúde, tanto física, quanto emocional, podendo assim, compreender a si mesmo frente à diversidade humana e reconhecer, além de suas próprias emoções, também a do próximo. A partir desse pensamento, conclui-se que o indivíduo deve desenvolver capacidades de autoconciência, autoestima, autoconfiança, cuidados com sua saúde e desenvolvimento físico, equilíbrio emocional e uma atenção plena e uma capacidade básica de reflexão. É nessa etapa do crescimento que os alunos passam a acessar conhecimentos para entender o funcionamento do corpo e aprender a cuidar dele.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
NUNES-VALENTE, Maria; MONTEIRO, Ana Paula. Inteligência Emocional em Contexto Escolar. Revista Eletrônica de Educação e Psicologia, Portugal, v. 7, p. (1-11), jan. 2017.
RÊGO, Claudia Carla de Azevedo Brunelli; ROCHA, Nívea Maria Fraga. Avaliando a Educação Emocional: Subsídios para um Repensar da Sala de Aula. Página Aberta, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. (135-125), jan./mar. 2009.
Manual do Mundo. Dedo mágico de orégano (EXPERIÊNCIA de QUÍMICA). YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uOF9TXCXvQM. Acesso em 17 Ago. 2021.

Outros materiais