Buscar

atividade contextualizada responsabilidade socioambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Responsabilidade socioambiental
Nome Completo:Gabriel Santos Rocha Bortolazo
Matrícula:01354277
Curso:Ciências Aeronáuticas
 Como estudado ao longo da disciplina de responsabilidade socioambiental, os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável foram definidos em 2015, pela ONU, na cúpula das nações unidas para o desenvolvimento sustentável. Eles compõem a agenda 2030, que engloba 169 metas a serem cumpridas pelos países membros entre o período de 2015 a 2030; onde esses objetivos encontram-se dividos em cinco importantes áreas, sendo elas, pessoas, planeta,prosperidade, paz e parceria.
 A contribuição de empresas é de total importância para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam alcançados no menor período de tempo, várias empresas já estão atuando na aplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentável e muitas delas, inclusive, vêm se tornando signatárias do Pacto Global (UN Global Compact). Essa é uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
 Varias instituições e corporações mundo a fora visam cada vez mais o desenvolvimento sustentável e "limpo", onde a liderança traça metas e objetivos a serem alcançados para a companhia se tornar cada vez mais alinhada com os princípios ambientais e proteção do meio ambiente, aqui no Brasil não é diferente, nos ultimos anos muitas empresas mudaram sua estratégia de produção, novas empresas foram criadas ou mesmo "renasceram" com a visão de cumprir este objetivo e mudar o setor diante das mudanças globais; veremos algumas dessas empresas a seguir.
 A Natura, uma empresa consolidada no mercado e muito conhecida, encontra-se entre uma das maiores apoiadoras e praticantes do desenvolvimento sustentável não só no Brasil, mas no mundo; a Natura lançou varios programas visando o cumprimentos dos ODS aos quais o foco da empresa foi e está sendo a proteção da amazonia e a população local, podemos destacar o ODS 1: Erradicação da pobreza, no qual em parceria com comunidades da Amazônia, o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis contribui para a redução da pobreza e da vulnerabilidade da região. Há 15 anos, a Natura Ekos adquire ativos vegetais para o desenvolvimento de produtos, direto de associações e cooperativas. Com isso, mantém parceria com mais de 2.000 famílias, criando cadeias produtivas, gerando trabalho, ampliando a renda das famílias locais e mostrando que a floresta tem mais valor em pé do que derrubada. Um outro ODS que a natura implementa é o ODS 3: Saúde e bem-estar segundo dados a taxa de mortalidade infantil em algumas comunidades ribeirinhas é superior à média nacional. Isso acontece porque grande parte das crianças não tem acesso às condições básicas como água potável. A empresa Natura implementou um sistema que leva água tratada até essas comunidades, contribuindo para uma vida mais saudável e melhor. 
 Além dos objetivos listados anteriormente a empresa também pratica o ODS 2:fome e agricultura sustentável, 4:educação de qualidade, 5: igualdade de gênero, 6:água potável e saneamento, 8:trabalho descente e crescimento econômico, 9: indústria, inovação e infraestrutura, 10:redução das desigualdades e ODS 11 cidades e comunidades sustentáveis no qual as embalagens produzidas são feitas de material reciclado visando a diminuição de lixos e incentivando a reutilização de materias reciclados.
 Podemos também citar a empresa Ambev, a cervejaria Ambev, uma das principais produtoras de bebidas do Brasil, garante que, até o ano de 2023, 1/3 dos caminhões que distribuem seus produtos será elétrico, sendo 1.600 dos 4.800 que já circulam normalmente. Isso significa que os caminhões, por serem elétricos, não utilizarão, como combustível, o diesel, nem emitirão gases de efeito estufa ou partículas de poluentes, ajudando na preservação do meio ambiente seguindo o ODS 13. A Ambev também participa de outros programas visando o desenvolvimento sutentável no qual a sua causa da está alinhada aos ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 4 (educação de qualidade), ODS 8 (emprego digno e crescimento econômico), ODS 10 (redução das desigualdades) e ODS 17 (parcerias em prol das metas).
 Muitas empresas vem implementando os objetivos de desenvolvimento sustentável em suas corporações ao redor do mundo em prol da melhoria e conservação do meio ambiente, e os resultados dessas ações trazem infinitas melhorias para o cotidiano da comunidade geral, pessoas, meio ambiente e também auxiliam na criação de um futuro melhor para as futuras gerações. 
Referências:
https://liderancacomvalores.com.br/lider-2030-talks-11-empresas-que-estao-melhorando-o-mundo/
https://blog.waycarbon.com/2019/03/ods-incorporados-pelas-empresas/
https://www.pactoglobal.org.br/ods_empresas
http://www.naturacampus.com.br/cs/naturacampus/post/2016-11/natura-ekos-desenvolvimento-sustentavel
https://www.piscodeluz.org/desenvolvimento-sustentavel?gclid=CjwKCAjwvuGJBhB1EiwACU1Aia8GkKO0MrvCAxqdTBSh6DwRgAkBO3VdEB06QQgz6kJlffBYxIFADRoCJv0QAvD_BwE
https://www.portalsolar.com.br/exemplos-de-empresas-sustentaveis-para-seu-negocio#ancora1

Outros materiais