Buscar

O QUE É DIDÁTICA FATIMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
O QUE É DIDÁTICA
É O PRINCIPAL RAMO DA PEDAGOGIA QUE INVESTIGA OS FUNDAMENTOS, AS CONDIÇÕES E OS MODOS DE REALIZAR A EDUCAÇÃO MEDIANTE O ENSINO
*
 O que é Pedagogia?
É o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação teoria da educação.
A ciência e a arte de educação.
*
 ORIGEM DA DIDÁTICA
O vocábulo didática deriva da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké). É uma área específica da Pedagogia e se refere à teoria e a prática da instrução e do ensino.
É a ciência e a arte do ensino.
*
ORIGEM DA DIDÁTICA
Didática é uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. 
 É o estudo da dinâmica da aprendizagem, que tem a atividade do aluno como essencial.      Funciona como o elemento transformador da teoria na prática. 
Enfatiza a relação professor/aluno.
*
Influências
Filosofia (XIX)
Psicologia
Biologia 
História
Política
*
BREVE HISTÓRICO 1
Entre os anos 20 e 50, a Didática segue os postulados da Escola Nova, que busca superar os da Escola Tradicional, reformando internamente a escola.       Nessa perspectiva, afirma a necessidade de partir dos interesses espontâneos e naturais da crianças: os princípios de atividade,
 individualização e liberdade estão na base de toda proposta didática. Passa-se da visão da criança como um adulto em miniatura para centrar-se nela como ser perfeitamente capaz de adaptar-se a cada uma das fases de sua evolução.
           
*
 Continuando ...
 Do aluno passivo ante os conhecimentos a serem transmitidos pelo mestre passa-se ao "aprender fazendo" onde cada um se auto educa ativamente em um processo natural, sustentado por meio dos interesses concretos dos participantes. A atenção às diferenças individuais e a utilização de jogos educativos passem a ter papel de destaque.     
*
BREVE HISTORICO 2
Em uma etapa posterior, entre os anos 60 e 80, se passa de um enfoque humanista centrado no processo interpessoal, a uma dimensão técnica que enfoca o processo ensino- aprendizagem como uma ação intencional, sistêmica, que procura organizar as condições que melhor facilitem o processo de aprendizagem. 
Centra-se em objetivos instrucionais, na seleção de conteúdos, nas estratégias de ensino, destacando-se palavras como produtividade, eficiência, racionalização, operatividade, contole.     
*
BREVE HISTÓRICO 3
A perspectiva industrial adentra na escola e a didática é vista como uma estratégia para alcançar os produtos previstos para o processo de ensino- aprendizagem.
 A ênfase é colocada na objetividade, racionalidade e neutralidade do processo. O referencial central da educação passa a ser a fábrica e sobre ela se constroem tanto as ações na escola como as conceituações referentes à educação.
      Essa didática se descontextualiza dos problemas específicos da situação específica da sala de aula e não proporciona elementos significativos para a análise da prática pedagógica real, produzindo uma separação entre teoria e prática.     
*
 BREVE HISTÓRICO 4
A partir dos anos 70 se acentuam as críticas a estas perspectivas didáticas. Seu efeito  positivo foi a denúncia da falsa neutralidade pretendida pelo modelo tecnicista, revelando seus componentes político- sociais e econômicos.
      Na atualidade a perspectiva fundamental da didática é assumir a multifuncionalidade do processo de ensino- aprendizagem e articular suas três dimensões: técnica, humana e política no centro configurador de sua temática. 
*
CARACTERÍSTICA DESSA DIDÁTICA
contextualizar a prática pedagógica e procurar repensar as dimensões técnicas e humanas contextualizando-as;
analisar as diferentes metodologias explicitando seus pressupostos, o contexto em que surgiram e a visão de homem, de sociedade, de conhecimento e de educação a que responde;
elaborar a reflexão didática a partir da análise e reflexão sobre experiências concretas, procurando trabalhar continuamente a relação entre a teoria e a  prática;
*
 Características da Didática
assumir o compromisso com a transformação social, com a busca de práticas pedagógicas que tornem o ensino eficiente para a maior  parte da população;
ensaiar, analisar, experimentar;
romper com as práticas profissionais individualistas promovendo o trabalho comum de professores e especialistas;
buscar formas de manter as crianças na escola;
discutir o tema do currículo e sua interação
*
CONCEITO
DIDÁTICA DO ENSINO
•• Refere-se à parte da pedagogia que
cuida das questões relativas ao ensino.
 •• O termo é mais utilizado como um
conjunto de atividades que tem em vista a
transmissão de conteúdos.
 • Parte da pedagogia voltada para o
ensino e seus métodos.
*
Finalizando
DIDÁTICA DO ENSINO
 •• Tudo que diz respeito ou tem por fim o ensino.
 •• É arte de ensinar.
Celso Antunes (2001)
*
PAPEL DA DIDÁTICA
deverá ser um modo crítico de desenvolver uma prática educativa forjadora de um projeto histórico, que não será feito tão somente pelo educador, mas, por ele conjuntamente com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade. 
*
PAPEL DA DIDÁTICA
A didática deve servir como mecanismo de tradução prática, no exercício educativo, de decisões filosófico- políticas e epistemológicas de um projeto histórico de desenvolvimento do povo.
 Ao exercer seu papel específico estará apresentando-se como o mecanismo tradutor de posturas teóricas em práticas educativas.
      
*
Alguns pensadores
1)Sócrates – O conhecimento é uma descoberta que a pp pessoa realiza
 > os mestres devem ter paciência com os erros e as dúvidas de seus alunos, pois é a consciência do erro que os leva a progredir na aprendizagem.
*
 Comenius
2) Comenius- O homem perfeição
Acreditava que o fim último do homem é a felicidade eterna. Assim, o objetivo da educação é ajudar o homem atingir essa finalidade transcendente e cósmica, desenvolvendo o domínio de si mesmo através do conhecimento de si próprio e das coisas. 
Os jovens de ambos sexos deveriam ter acesso à educação escolar.
*
 Heinrich Pestalozzi
doutrina naturalista
Acreditava que o ser humano nascia bom e o caráter do homem era formado pelo ambiente que o rodeia. Sustentava que era preciso tornar esse ambiente o mais próximo possível das condições naturais, para que o caráter do indivíduo se desenvolvesse ou fosse formado positivamente. A transformação da sociedade iria se processar através da educação, que tinha por finalidade o desenvolvimento natural, progressivo e harmonioso de todas as faculdades e aptidões do ser humano.
*
 John Frederick Herbart-
o ser humano é uma unidade e não compartimentalizado em faculdades.
Ao nascer o ser humano não é bom nem mau, mas desenvolve-se num sentido ou no outro, a partir das influências externas, das representações formadas e de suas combinações. A função da escola – ajudar o aluno a desenvolver e integrar essas representações mentais, que provinham do contato com a natureza e com a sociedade 
*
 
 John Dewey 
O H. é um ser Social- Aprende fazendo. A ação precede o conhecimento e o pensamento. Antes de existir o ser pensante o H. é um ser que age. A teoria resulta da prática. O conhecimento e o ensino devem estar intimamente relacionados à ação, à vida prática. O saber tem caráter instrumental: é um meio para ajudar o H.na sua existência, na sua vida prática. O H. é um ser eminentemente social. O papel da escola não é comunicar o saber pronto e acabado, mas ajudar a criança a adquiri-lo.
*
PENSAMOS JUNTOS ...
...uma aprendizagem crítico-reflexiva, que capacite aprendentes e ensinantes a assumirem os riscos para uma necessária melhoria das nossas capacidades de aprender e utilizar essa aprendizagem em diferentes situações.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais