Buscar

Avaliação Final (Objetiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

11(ENADE, 2018) A motivação é um processo psicológico fundamental no comportamento individual. Ela interage com outros processos mediadores da relação entre o ser humano e o ambiente. Da mesma maneira como acontece nos processos cognitivos, a motivação não é visível em si, mas observável por meio do comportamento das pessoas. Dentro das organizações, é função dos líderes criarem impulsos positivos que incentivem os colaboradores de suas equipes a deixarem o estado de equilíbrio e buscarem o atendimento dos desafios propostos pela organização, conforme o ciclo motivacional apresentado a seguir. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:
I- No sistema autoritário coercitivo de liderança, tudo o que ocorre na organização é controlado rigidamente pelo líder, que é um grande gerador de motivação, pois oferece oportunidades de aprendizado e treinamento para os colaboradores enfrentarem as dificuldades e melhorarem os seus resultados.
II- Entre os sistemas de liderança, o consultivo é o mais participativo e o que apresenta o menor grau de arbitrariedade organizacional, pois os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, há comunicação de baixo para cima e encorajamento do trabalho de grupo, entretanto esse sistema de liderança não favorece a motivação, visto que favorece a manutenção do colaborador no estado de equilíbrio interno.
III- O sistema participativo de liderança é democrático, pois todos participam da tomada de decisões, em igualdade de condições; além disso, favorece a boa comunicação e um bom nível de motivação, com destaque para o sentimento de segurança coletiva e de interdependência que ele fomenta.
É correto o que se afirma em:
FONTE: CHIAVENATO. I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. Barueri: Manole, 2014 (adaptado).
A
II e III, apenas.
B
III, apenas.
C
I e II, apenas.
D
I, apenas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes