Trabalho Propaganda
7 pág.

Trabalho Propaganda

Disciplina:gerÊncia de marketing37 materiais7.694 seguidores
Pré-visualização1 página
Introdução
Como já vimos em aula, propaganda é “qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.” (Livro Administração de Marketing, pág 566, Kotler).
O objetivo do trabalho é selecionar duas propagandas de um produto, sendo uma delas adequada e a outra inadequada, e fazer uma análise de ambas. Por isso, o grupo escolheu trabalhar com uma propaganda da rede Hortifruti como propaganda adequada e uma propaganda inadequada da Mitsubishi.
Vamos avaliar o público-alvo, o objetivo da comunicação, a estratégia de mensagem, a estratégia criativa e a fonte de acordo com os seguintes critérios estabelecidos no roteiro do trabalho:
• A mensagem é clara à primeira vista?
• O benefício do produto está no título?
• A ilustração sustenta o título?
• A primeira linha do texto sustenta ou explica o título e a ilustração?
• É fácil ler e acompanhar o anúncio?
• O produto é identificado com facilidade?
• A marca ou o patrocinador são identificados com clareza?

Propaganda Adequada

O grupo escolheu como propaganda adequada uma das diversas propagandas da rede Hortifruti. A escolha foi feita, pois consideramos que as propagandas são criativas, divertidas e envolventes. Elas começaram a surgir em 2008 e até hoje são um sucesso para a rede. A idéia é fazer anúncios de suas frutas e legumes fazendo trocadilhos com nomes de filmes conhecidos. A rede não se preocupa em fazer propagandas com promoções, mas sim falar de seus produtos como se fossem “celebridades”, ou seja, eles acreditam na qualidade de seus produtos e seus serviços. Acabou tornando-se um marketing viral.
Identificamos como Público Alvo a classe média alta preocupada com a saúde, e que enxergam na ‘Hortifruti’ um lugar para comprar alimentos saudáveis. O objetivo da comunicação pode ser classificado de 4 maneiras: persuadir, lembrar, reforçar ou informar. Classificamos o objetivo da comunicação da Hortifruti como o de persuadir, uma vez que ela induz a pessoa a comprar na Hortifruti ao garantir que comprando em outro lugar será mais caro. A estratégia de mensagem e a estratégia criativa usam apelos transformativos uma vez que os benefícios do produto, ou seja, o kiwi nesse caso, não está descrito no anúncio e sim o benefício de se comprar no Hortifruti que é que os produtos são de melhor qualidade e com preços mais em conta. A empresa utiliza o humor para como estratégia criativa, fazendo referência com filmes conhecidos pelo o público sendo os personagens principais, seus produtos. A fonte na qual encontramos o anúncio acima foi em um site de anúncios do Hortifruti, porém normalmente os anúncios são encontrados em outdoors espalhados pela cidade.
Escolhemos essa propaganda como sendo adequada, pois todos os critérios analisados são positivos, como, por exemplo, a mensagem é clara no primeiro momento, sendo tanto a marca localizada com facilidade dentro do anúncio quanto o produto sendo anunciado. Além disso, a ilustração é usada de maneira criativa ao utilizar o trocadilho do nome do produto com o nome do filme e o texto também ser criativo ao fazer um vínculo com a história do filme.

Propaganda Inadequada

O grupo escolheu como propaganda inadequada a da Mitsubishi, do carro Pajero Full. O principal motivo dessa escolha é devido à propaganda não apresentar com facilidade o produto, ou seja, não ficou claro à primeira vista do que se tratava a propaganda.
O público alvo do Mitsubishi Pajero Full identificado foi Classe alta que vê um diferencial em ter um carro luxuoso. Por ter sido encontrada em uma revista de moda, o público se segmenta para mulheres. Em relação ao objetivo da comunicação, foram identificados dois: o de intenção de compra da marca e o de criar conscientização da marca, no entanto, esses objetivos não estão bem esclarecidos devido ao mau posicionamento das informações na propaganda. O objetivo da propaganda busca persuadir. A propaganda persuasiva procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto, e isso pode ser observado na propaganda ao tentar relacionar um carro 4x4 com o luxo. Quanto à estratégia da mensagem, identificamos que são utilizados apelos transformativos, já que o benefício do produto não é explorado no anúncio. A tentativa da estratégia criativa foi de utilizar a imagem de uma mulher, tentando demonstrar risco e luxo ao mesmo tempo, porém essa estratégia foi usada de forma insatisfatória. A fonte é a Revistas ‘Marie Claire’ de março de 2012.
Ao analisar este anúncio o grupo chegou a conclusão de que é uma propaganda que necessita de melhorias por não se encaixar nos critérios escolhidos. Primeiramente, e acreditamos que este tenha sido o erro mais grave, é de o produto oferecido não aparecer com tanta evidência e sim a modelo. A mensagem não esta clara a primeira vista como o benefício do produto em si não é demonstrado com tanta facilidade. Acreditamos que a ligação entre o produto (carro) e o luxo (modelo) não é percebida com facilidade.

Melhorias
	Primeiramente, o que deveria ser feito é melhorar a maneira como o ‘Pajero Full’ é exposto na propaganda, sua imagem deveria ser maior e mais centralizada para o consumidor ter uma visualização do carro com mais facilidade. Fazendo isso, sua marca estará sendo identificada com mais clareza. Ainda mais, ao olhar para o anúncio é preciso parar para ler o que está escrito nas frases que, além de serem muitas, tem um tamanho muito pequeno. Na pressa é mais provável que a pessoa passe direto pelo anúncio sem sequer o ler, do que ter a curiosidade de saber do que se trata. Por isso nosso grupo acha melhor o anúncio manter apenas a frase principal “When luxury meets the 4x4” e descartar as outras que nos parecem ser desnecessárias. Isso fará com que a estratégia de mensagem, envolvendo o apelo transformativo, transmitida na propaganda esteja clara à primeira vista, pois o texto sustentará o benefício que o Pajero Full oferece aos seus consumidores de ter a emoção de dirigir um carro tão luxuoso. Ao fazer essas modificações, será possível determinar o objetivo da comunicação como sendo a intenção de compra da marca, pois a Mitsubishi estará provocando a compra.

BIBLIOGRAFIA

http://www.ooutroladodamoeda.com/empreendedorismo/160-propaganda-genial-hortifruti.html