Atividade estruturada didática

Disciplina:didÁtica3.243 materiais130.760 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
*

 ATIVIDADE ESTRUTURADAE

*
*

ATIVIDADES ESTRUTURADAS
 A concepção destas atividades privilegia
 a articulação entre teoria e prática
 a reflexão crítica
 o interesse pela pesquisa
 o processo de autoaprendizagem

 Professor mediador entre o conhecimento acumulado e os interesses e necessidades do estudante.

*
*

CONHECIMENTO
Ensino -Aprendizagem
PROFESSOR
ESTUDANTE

*
*

Um ensino desafiador para o estudante pretende:
despertar a vontade de pensar, criticar, dialogar, de aprender a aprender ...
favorecer a autonomia intelectual, a independência nos estudos ...
promover uma aprendizagem significativa, relacionada com os conhecimentos prévios, experiências e vivências do estudante.

*
*

Em que se fundamentam as atividades estruturadas?

Paradigma da complexidade (MORIN, 2001) - ensino fundamentado em múltiplas visões que proporcionam aos estudantes aprendizagens que desenvolvem a visão crítica, criativa e transformadora.

Problematização (BEHRENS, 2006) - visão pluralista, tendo como ponto de partida o questionamento que vincula articulações diferenciadas, com a finalidade de produzir conhecimento.

*
*

Construção do conhecimento e participação ativa (DAVINI, 1999) - investigação e compreensão dos problemas, a construção de seu próprio conhecimento por meio da participação ativa neste processo.

Currículo com atividades integradoras significativas (MORAN, 2004) - partir de onde o estudante está, das suas necessidades, curiosidades e construir um currículo que dialogue continuamente com a vida, com o cotidiano.

*
*

Aprendizagem significativa (AUSUBEL, 1988) – A aprendizagem significativa necessita fazer sentido para o estudante. Nesse processo, são importantes os conceitos relevantes já existentes na estrutura mental do estudante. Para a aprendizagem acontecer são indispensáveis duas condições: 1) a disposição do estudante para aprender; 2) o material didático desenvolvido, que deve ser, sobretudo, significativo para ele.

*
*

 Se a atividade estruturada está relacionada à possibilidade do aprendizado acontecer por múltiplos caminhos, como tornar este aprendizado significativo?

*
*

 

 

uniriotec.br/.../infoeduc/aprcalvin.jpg

*
*

Não se deve dar tudo pronto para o estudante ...
O estudante precisa ter uma participação ativa na aprendizagem ...
Precisa perceber a relevância das atividades estruturadas...

ESTRUTURADAS
e NÃO FRAGMENTADAS

*
*

Nossa função principal como professores é gerar questionamentos, dúvidas, criar necessidade e não apresentar respostas prontas.

Precisamos desafiar conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes.

*
*

O desenvolvimento da autonomia do estudante está relacionado à possibilidade dele tomar decisões sobre o planejamento de seu trabalho e responsabilizar-se por suas tarefas, conhecendo os critérios por meio dos quais será avaliado.

*
*

Poderão ser indicados como objetivos específicos de aprendizagem ...
 ... solicitar que o estudante:
 compare, diferencie, classifique, busque causas e conseqüências, identifique princípios ou regularidades, priorize objetivos de ação, selecione métodos e técnicas adequadas, execute, analise, avalie etc.

*
*

 É importante lembrar....
Toda aprendizagem é pessoal, pois ninguém aprende pelo outro.

A aprendizagem precisa ser acompanhada de feedback imediato.

O papel do professor se amplia com novas competências para dar novos significados aos saberes, práticas e procedimentos – desafios/ questões.

*
*

As atividades estruturadas estão relacionadas e contextualizadas no âmbito da disciplina e compõem a sua carga horária. Não são atividades complementares; estão integradas à disciplina.

As atividades complementares referem-se ao curso como um todo e à formação geral do estudante.

*
*

EXEMPLO

*
*

*
*

 DISCIPLINA: DIDÁTICA

 TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA:  Pesquisa e análise de material bibliográfico/textual de referência.

OBJETIVO: As atividades estruturadas visam relacionar os conteúdos trabalhados no decorrer do período letivo a situações do cotidiano escolar, para que o estudante possa compreender melhor as diferentes questões que dificultam o trabalho educacional e refletir sobre os meios de superação dos desafios encontrados.

*
*

 COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
 
As atividades propiciarão ao estudante:
- Perceber as dificuldades encontradas pela escola para que possa compreendê-las e sentir-se em condições de desenvolver futuramente um trabalho educacional de qualidade.
– Conhecer os diferentes meios de investigação que facilitam o enriquecimento dos conteúdos trabalhados pelo professor em aula.
– Adquirir autonomia no seu próprio desenvolvimento intelectual.

*
*

- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre os problemas que afetam a escola e conseqüentemente a educação.
- Planejar a apresentação da investigação realizada no decorrer das aulas de didática de acordo com as orientações fornecidas pelo (a) professor (a).
– Debater de forma mais ampla, as questões relativas à escola que considerou de maior importância para serem refletidas.

*
*

DESENVOLVIMENTO:

 Serão ainda orientadas outras atividades que visem contemplar a prática como componente curricular (atividades estruturadas),  tais como:
 - análise de enredos de filmes;

 - observações e descrição analítica de espaços educativos, investigação sobre a contribuição de diferentes autores para a compreensão e reflexão dessas observações, estabelecendo um paralelo com o que está sendo estudado ao longo das aulas, para finalmente elaborar uma sistematização das conclusões obtidas.

*
*

No final da disciplina os estudantes, individualmente ou em grupo,  deverão apresentar, sob a forma de seminário,  as sistematizações feitas.

No decorrer das aulas serão dadas orientações detalhadas para realização da tarefa e que seguirão o princípio da ação-reflexão-ação, criando novos espaços e novos momentos de aprendizagem para os professores e para os estudantes. O propósito é possibilitar o desenvolvimento da capacidade de observar, perceber a realidade, descrever situações e adquirir informações para a construção de novos conhecimentos.

*
*

Para a elaboração dos conteúdos deverão ser feitos:
a) Pesquisa e análise de material bibliográfico/textual sobre o assunto escolhido.  
b) Análise de filmes cujo tema seja de acordo com o assunto que está pesquisando.
c) Levantamento dos acervos e materiais disponíveis nos bancos de dados, físicos ou virtuais e em rede.
Nas aulas específicas (13 e 14) os estudantes deverão contribuir com o enriquecimento dos conteúdos a partir das atividades realizadas (debatendo ou apresentando o seu relatório final sob a forma de seminário).
A seguir, um quadro com as semanas e as atividades correspondentes ao conteúdo das aulas.

*
*

   Aula 2 - ATIVIDADE ESTRUTURADA
Para iniciar a atividade estruturada o professor deve mostrar a importância de uma visita à escola para que os estudantes possam, aos poucos, estabelecer a relação teoria/prática e entender melhor as diferentes questões que acontecem no interior da escola.
Para facilitar o acesso do estudante à escola, deve ser distribuída uma carta de apresentação dos mesmos, acompanhada de um roteiro de observação (com sugestões de situações que podem ser observadas).
Após a visita, os estudantes deverão apresentar um relatório onde devem constar algumas situações de inquietação (por exemplo: indisciplina, desinteresse pelas atividades, violência, drogas, avaliação e outras).
Aos estudantes deve ser dado um prazo de duas semanas para que possam realizar a tarefa.

*
*

Aula 4 - ATIVIDADE ESTRUTURADA
 Nesta aula deverá estar previsto um tempo para que os estudantes possam expor suas observações em relação à escola, destacando as questões que consideraram significativas para um estudo mais aprofundado. As questões podem