Buscar

Nutrientes e Inoculação na Cultura da Soja

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 1 (Soja e Conhecimentos Gerais)
1. O nitrogênio (N) é o nutriente requerido em maior quantidade pela cultura da soja. Estima-se que para produzir 1000 kg de grãos são necessários 80 kg de N. Basicamente, as fontes de N disponíveis para a cultura da soja são os fertilizantes nitrogenados e a fixação biológica do nitrogênio (FBN) (Hungria et al., 2001).
Fixação biológica do nitrogênio (FBN) - É a principal fonte de N para a cultura da soja. Bactérias do gênero Bradyrhizobium, quando em contato com as raízes da soja, infectam as raízes, via pêlos radiculares, formando os nódulos. A FBN pode, dependendo de sua eficiência, fornecer todo o N que a soja necessita. Com relação as recomendações do uso de inoculantes pode-se afirmar que:
a. Os ganhos com a inoculação, em áreas já cultivadas anteriormente com soja, são mais expressivos do que os obtidos em solos de primeiro ano. Todavia, têm sido observados ganhos médios de 4,5% no rendimento de grãos com a inoculação em áreas já cultivadas com essa leguminosa. Por isso, recomenda-se reinocular a cada ano.
b. Como a soja não é uma cultura nativa do Brasil e a bactéria que fixa o nitrogênio atmosférico (bradirizóbio) não existe naturalmente nos solos brasileiros, é indispensável que se faça a inoculação da soja nessas condições, para garantia de obtenção de alta produtividade. A dose de inoculante deve ser a indicada e não deixar de observar os cuidados em relação à aplicação de fungicidas e micronutrientes nas sementes. Quanto maior o número de células viáveis nas sementes, melhores serão a nodulação e o rendimento de grãos.
c. A maior frequência de efeitos positivos do tratamento de sementes com fungicidas na FBN ocorre em solos de primeiro ano de cultivo com soja, com baixa população de Bradyrhizobium spp.
d. Os ganhos com a inoculação, em áreas já cultivadas anteriormente com soja, são mais expressivos do que os obtidos em solos de primeiro ano. Todavia, têm sido observados ganhos médios de 45% no rendimento de grãos com a inoculação em áreas já cultivadas com essa leguminosa. Por isso, recomenda-se reinocular a cada ano.
e. A maior frequência de efeitos negativos do tratamento de sementes com fungicidas na FBN ocorre em solos do segundo ano de cultivo com soja, com baixa população de Bradyrhizobium spp.
2. O Co e o Mo são indispensáveis para a eficiência da FBN, para a maioria dos solos onde a soja vem sendo cultivada. As indicações técnicas atuais desses nutrientes são para aplicação de 2 a 3g de Co e 12 a 30g de Mo/ha.
a. via semente ou em pulverização foliar, nos estádios de desenvolvimento V3-V5.
b. em pulverização foliar, nos estádios de desenvolvimento V3-V5.
c. somente via semente.
d. via semente ou em pulverização foliar, nos estádios de desenvolvimento R3-R5.
e. via semente ou em pulverização foliar, nos estádios de desenvolvimento V1-V2.

Outros materiais