Buscar

Atividade 1 Ling e Arg

Prévia do material em texto

CURSO:	 TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA
DISCIPLINA	: LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO SEMESTRE: 1º PROFESSORA Ma.: NOHAD MOUHANNA FERNANDES
ACADÊMICO(a): LUANA PROENÇA XIMENES RGM: 273.2935
POLO:	BONITO-MS
DATA DE ENVIO NO PORTFÓLIO: 18/05/2021			
 
ATIVIDADE 1 
(Valor: 2,5)
AULA 1: A PRÁTICA DE LINGUAGEM NA VIDA SOCIAL. 
AULA 2: VARIEDADES LINGUÍSTICAS. 
 
Os exercícios a seguir são referentes às aulas 1 e 2. Você deverá enviar este arquivo com as atividades respondidas pelo Portfólio 1. 
 
OBS.: individual. 
LEMBRETE: leia as orientações sobre o Cronograma de Postagem de Atividades na ferramenta Agenda e também no Plano de ensino da disciplina e envie os arquivos de atividades nas datas previstas, preferencialmente no prazo normal. As atividades são avaliativas e há uma data de encerramento de postagem. 
Cronograma de postagem desta atividade
Fique atento(a)!
	Portfólio de atividades
	Prazo normal
	Prorrogação I
(redução de 0,3 na nota final do aluno)
	Prorrogação II
(redução de 0,5 na nota final do aluno)
	Portfólio 1
Atividades das aulas 1 e 2 
	09/05 a 18/05
	19/05 a 24/05
	27/05 a 28/05
	Obs.: cada arquivo de atividades deve ser enviado no Portfólio informado, portanto, não envie em Portfólio divergente.
 
ATENÇÃO!
 É de extrema importância que você:
 - estude as aulas antes e durante a resolução dos exercícios;
- leia com bastante atenção os enunciados das questões para que responda de forma adequada ao solicitado;
- escreva de forma coerente e coesa e de acordo com a norma culta da língua portuguesa;
- confira suas respostas antes de enviar o arquivo, pois não será possível refazer a atividade;
- observe o prazo estipulado para o envio, pois não serão aceitas atividades após o encerramento do prazo;
- não use meios fraudulentos para resolver as atividades individuais. Atividades com respostas iguais às do colega ou com plágio (cópias tiradas da internet) receberão nota ZERO.
 
 
ÓTIMO APRENDIZADO!
1. Considere o estudo sobre “As formas de comunicação e suas linguagens” (aula 1) e discorra sobre a forma de linguagem apresentada na charge. Também, explique detalhadamente o que gera o humor nela. Lembre-se de que sua capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa serão avaliados em sua resposta. Obs.: escreva 8 a 10 linhas (1,0)
Imagem extraída de <https://tribunaonline.com.br/fique-em-casa-e-tema-da-charge-do-andre-felix-desta-sexta-feira> Acesso em 25 de mar. de 2020.
A forma de comunicação usada nesta charge foi a linguagem mista, pois podemos ver palavras e imagens. 
A charge é uma forma de expressar críticas do nosso cotidiano usando o humor e sátiras. Como podemos ver nesta imagem o jovem no sofá avisa sua mãe que a armadilha funcionou novamente, tornando a situação engraçada. Além disso o exagero do chargista em relatar a história, distanciando da realidade, mas ao mesmo tempo aproximando-se dela pelo fato de estamos vivendo uma época de pandemia, e a crítica a ser passada é que muitos idosos não estão cumprindo o distanciamento social. O a linguagem visual, o exagero, o ridículo todos esses elementos colaboram para que o humor se sobressaia.
 
2) No texto a seguir, reconheça a Função da Linguagem predominante: (0,5)
Religião
Papa autoriza de forma definitiva que padres perdoem o aborto
Francisco afirma que o perdão de Deus não tem limites
Uma medida temporária, instituída durante o Jubileu da Misericórdia, ganhou do papa Francisco caráter definitivo nesta segunda-feira: todos os padres poderão absolver o "pecado do aborto". Antes, somente bispos ou clérigos designados por ele podiam conceder o perdão nestes casos.
A decisão do Pontífice foi publicada em uma carta apostólica e saudada por autoridades religiosas brasileiras como um "ato misericordioso". Para grupos feministas, católicos ou não, a medida é um avanço por parte da Igreja e deve ser encarada como um convite para ampliar a discussão sobre a descriminalização do aborto. Francisco também estabeleceu uma data para uma "Jornada Mundial dos Pobres".
http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/ 8421363.html
a)	Função Referencial
b)	Função Conativa
c)	Função Emotiva
d)	Função Fática
e)	Função Metalinguística
 
3) Na aula dois, você estudou que existem vocábulos relacionados às diversas áreas específicas, pois cada esfera social possui os seus termos técnicos, seu jargão, o seu vocabulário próprio, seu conjunto específico de palavras. O estudante de Teologia, por exemplo, ao longo de sua formação, deve se familiarizar com o universo vocabular das ciências específicas de seu curso superior. Baseado nisso, pesquise dois termos (palavras ou expressões) estritamente pertinentes e incorporáveis ao universo da publicidade e apresente cada um conforme o exemplo a seguir: (1,0)
Exemplo:
Slogan
Significado: 
“Lema expressado por uma palavra ou por uma frase curta e de grande efeito; palavra, locução ou frase de fácil percepção ou memorização, geralmente vinculada a um produto, à política etc.” 
(MICHAELLIS - Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/slogan/>. Acesso em 02 mar. 2021.)
 
Emprego da palavra em um fragmento de texto: 
“O slogan é um elemento mutável e em constante transformação, assim como a língua, apresentando suas tendências a inovações. Ele é tratado como produção cultural, na medida em que realça os signos de uma cultura, pontua os limites entre o desejável e o indesejável e orienta todo o discurso publicitário, sendo por isso um de seus elementos mais significativos.
O slogan leva a ações, impulsionando e até enganando. Consegue dar a seu destinatário a ilusão de ser seu destinador; presume a ausência de um enunciador, a qual se volta para o lugar que pode e deve ser ocupado por qualquer enunciador. Ele apresenta um número ilimitado de características da análise do discurso, sendo a polifonia destacada como uma delas neste trabalho.” 
(MAGALHÃES, A. E. N. de CIRELLI, A. R. A. Polifonia em slogans. Disponível em: < http://www.letramagna.com/PolifoniaemSlogans.pdf>. Acesso em: 02 de maio de 2021.)
 
Brainstorming
Significado:
Técnica de discussão em grupo em que os participantes contribuem com suas opiniões e ideias a fim de se encontrar uma solução para um problema ou conceber um trabalho mais criativo.
(MICHAELLIS - Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/Brainstorm/>. Acesso em 18 mai. 2021.)
Emprego da palavra em um fragmento de texto:
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
Para uma sessão de brainstorming devem ser seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhores; nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de exporem suas ideias.
(7Graus Lda. Disponível em: https://www.significados.com.br/brainstorming/> Acesso 18 mai. 2021.)
Briefing
Significado:
Ato de transmitir informações básicas, instruções, normas etc., elaborado de forma concisa, para orientar a execução de um determinado trabalho.
(MICHAELLIS - Dicionário Brasileiro de Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/briefing/>. Acesso em 18 mai. 2021.)
Empregoda palavra em um fragmento de texto:
O briefing é um processo utilizado na área administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.
Numa agência de propaganda o briefing é uma das etapas fundamentais de um processo publicitário. É um processo contínuo e cumulativo através de todos os estágios do planejamento de propaganda. Significa a passagem de informação de uma pessoa para outra, especialmente do anunciante para o executivo de atendimento e deste para os demais profissionais envolvidos no processo. Um bom briefing deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário.
 
 
 
VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5 (Prazo normal - 09/05 a 18/05)
*SUA NOTA:
VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5 (Prorrogação I - 19/05 a 24/05)
*SUA NOTA, com redução de 0,3:
VALOR DAS ATIVIDADES: 2,5 (Prorrogação II - 27/05 a 28/05)
*SUA NOTA, com redução de 0,5:
 
* Preenchimento feito pela professora.

Outros materiais