Buscar

2º Trabalho (10-12) - Sociologia Jurídica - Apresentações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apresentações Sociologia Jurídica - Turma B
Dia 30/11/12
Adriano Alves Lucchesi: Uma introdução a Casa Grande e Senzala de Darcy Ribeiro, texto contido no Livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, 46ª ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
Alexandra Wolcow Torres e Bernard Korman Kuperman: Capítulo 01 (Características gerais da colonização portuguesa do Brasil: formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida) do Livro Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, 46ª ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 2002.
Caio Soter Montoaneli e Carlos Eduardo Azambuja: Introdução e Capítulo 01 (A construção do mito da “brasilidade”) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Daniel Rodrigues Costa e Danilo Correa Lima: Capítulo final (A viagem redonda: do patrimonialismo ao estamento) do Livro Os donos do poder – formação do patronato político brasileiro de Raymundo Faoro, 3ª ed. revista, São Paulo: Editora Globo, 2001.
Fernanda Amélia Souza e Francisco José Barbosa: Capítulo 05 (Os limites do politicamente correto) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Dia 10/12/2012
Francisco Luiz Araújo: Capítulo 01 (Fronteiras da Europa) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Frederico Arruda Costa e Aécio Filipe Coelho: Capítulo 02 (Trabalho e aventura) e nota ao capítulo 02 (Persistência na lavoura de tipo predatória) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Gustavo de Oliveira Costa: Capítulo 03 (Herança rural) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Henrique Drumond Carvalho, Luiz Carlos Gonçalves e Ramon de Araújo: Capítulo 04 (O semeador e o ladrilhador) e notas (Vida intelectual na América espanhola e no Brasil, A língua geral em São Paulo, Aversão às virtudes econômicas, Natureza e Arte) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
João Pedro Franco e Laura Cândido Leão: Capítulo 02 (Senso comum e justificação da desigualdade) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Dia 14/12/2012
Laura de Siqueira Antunes: Capítulo 05 (O homem cordial) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Letícia de Paiva Gontijo: Capítulo 06 (Novos tempos) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Lorena Xavier Cardoso: Capítulo 07 (Nossa revolução) do Livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Luana Mourão Starling e Lucas Emanuel Furtado: Capítulo 03 (Como o senso comum e a “brasilidade” se tornam ciência conservadora?) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Lucas Henrique Braz e Lucas Leão Calumby: Capítulo 04 (A tese do patrimonialismo – a demonização do Estado corrupto e a divinização do mercado como reino da virtude) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Dia 21/01/2013
Lucas Silveira Corrêa: Capítulo 03 (O desencadeamento histórico da revolução burguesa) da Primeira Parte (As origens da revolução burguesa) do Livro A Revolução Burguesa no Brasil - ensaio de interpretação sociológica de Florestan Fernandes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Marcos Felipe G. Fernandes: Capítulo 04 (Esboço de um estudo sobre a formação e desenvolvimento da ordem social competitiva) da Segunda Parte (A formação da ordem social – fragmento) do Livro A Revolução Burguesa no Brasil - ensaio de interpretação sociológica de Florestan Fernandes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Maria Clara Carvalho: Introdução e Capítulo 05 (A concretização da revolução burguesa) da Terceira Parte (Revolução Burguesa e capitalismo dependente) do Livro A Revolução Burguesa no Brasil - ensaio de interpretação sociológica de Florestan Fernandes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Maria Gabriela Freitas, Maria Manuela Durães, Mariana Ferolla: Capítulo 06 (Natureza e etapas do desenvolvimento capitalista, Emergência e expansão do mercado capitalista moderno, Emergência e expansão do capitalismo competitivo, Emergência e expansão do capitalismo monopolista) da Terceira Parte (Revolução Burguesa e capitalismo dependente) do Livro A Revolução Burguesa no Brasil - ensaio de interpretação sociológica de Florestan Fernandes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Mariana Rezende, Marina de Lima, Marina Reis, Marina Vivas: Capítulo 07 (O modelo autocrático-burguês de transformação capitalista, Dominação burguesa e transformação capitalista, Contra-revolução e “aceleração da história”, Estrutura política da autocracia burguesa, Persistência ou colapso da autocracia burguesa?) da Terceira Parte (Revolução Burguesa e capitalismo dependente) do Livro A Revolução Burguesa no Brasil - ensaio de interpretação sociológica de Florestan Fernandes, Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. V. III. Coleção Intérpretes do Brasil em 03 volumes.
Matheus Alves e Matheus Cardoso: Capítulo 06 (Como é possível perceber o Brasil contemporâneo de modo novo?) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Dia 23/01/2013 02 primeiras aulas
Melina Pereira e Neman Mancilha: Capítulo 01 (Brasis introdução) e Capítulo 02 (O Brasil Crioulo) da Quarta Parte (Os Brasis na História) do Livro O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro, 2ª ed. 20ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Newton Victor Márcio de Souza: Capítulo 03 (O Brasil Caboblo) da Quarta Parte (Os Brasis na História) do Livro O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro, 2ª ed. 20ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Osvaldo José Gonçalves: Capítulo 04 (O Brasil Sertanejo) da Quarta Parte (Os Brasis na História) do Livro O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro, 2ª ed. 20ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Pedro Henrique Guimarães: Capítulo 07 (Do fundo do buraco – o drama das empregadas domésticas) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Pedro Henrique Passos: Capítulo 09 (A dor e o estigma da puta pobre) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Pedro Henrique Vilela: Capítulo 10 (O crente e o delinquente) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Rafael Toledo Guimarães: Capítulo 11 (O trabalho que (in)dignifica o homem) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
23/01/2013 02 segundas aulas
Pedro Moraes Carvalhaes: Capítulo 05 (O Brasil Caipira) da Quarta Parte (Os Brasis na História) do Livro O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro, 2ª ed. 20ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Philippe Santos Cirilo: Capítulo 06 (Brasis Sulinos) da Quarta Parte (Os Brasis na História) do Livro O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro, 2ª ed. 20ª reimpressão, São Paulo:Companhia das Letras, 2002.
Rachel Moura Leite Rabelo: Capítulo 15 (Cor e dor moral – sobre o racismo na ralé) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Dia 25/01/2013
Roberto Gallo de Andrade: Quinta Parte (O destino nacional: As dores do parto, Confrontos) do Livro O povo brasileiro – a formação e o sentido do Brasil de Darcy Ribeiro, 2ª ed. 20ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Stefânia Gonçalves: Capítulo 12 (A instituição do fracasso – a educação da ralé) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Thiago de Lana: Capítulo 13 (Fazer viver e deixar morrer – a má-fé da saúde pública no Brasil) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Vinícius Albino Gomes: Capítulo 14 (A má-fé da Justiça) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Rodrigo Lara Pinto e Vinícius Ribeiro de Rezende: Conclusão (A má-fé da sociedade e a naturalização da ralé) do Livro A ralé brasileira – quem é e como vive de Jessé Souza, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Outros materiais

Outros materiais