Buscar

AD1 CE2 2021-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1 – 2021.2
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Fátima Branquinho Tutora a distância: Adriana Matias
Aluno(a):Rhanna Rebecca Cristina Silva Brito 
Matr.:18112080499 Polo: Resende 
	
QUESTÃO
Essa avaliação a distância começa com o vídeo cujo link está abaixo:
https://youtu.be/JPWjlZcOoe0 
Nele, Ailton Krenak e Marisol de La Cadena falam de suas opiniões sobre como diferentes culturas consideram a natureza, vivem a natureza de modos diferentes. Eles falam da importância do respeito às diferenças entre saberes, mais do que isso, entre essas naturezas propriamente ditas. Nenhum saber deve ser superior ao outro, nenhuma natureza é superior a outra. Esse pensamento pode nos ajudar a nos reunir a todos, mesmo sendo diferentes e com opiniões diferentes, em uma experiência comum de cuidar das naturezas, do pluriverso, que inclui mais do que a ideia de universo. Não é preciso concordar com eles. Apenas assistam, exercitando a atenção e a capacidade crítica.
Nossas aulas de 1 a 7 guardam semelhanças de ideias com esse diálogo. 
Faça uma lista de três trechos (noções) que fazem parte dessas 7 aulas que guardam semelhança com o diálogo que acontece nesse vídeo entre Ailton Krenak e Marisol de La Cadena. (Pode citar literalmente, colocando entre aspas e citando a página).
Justifique cada uma das três escolhas que você fez. 
Cada escolha com sua justificativa vale 3 pontos.
Destaque do vídeo algo dito pelos palestrantes que você não entendeu e elabore uma pergunta para o palestrante. Essa pergunta vale 1 ponto.
Bom trabalho. 
Atenção, por favor:
Trabalhos iguais serão considerados plágio acadêmico e não serão considerados (leia sobre isso no material complementar para se orientar nesse assunto. A leitura vai ajudar você em outras disciplinas também)
“Concepção de Ciência, visão de mundo e fenômenos naturais
O argumento de Latour nos instiga, assim, a considerar que as duas separações que instituímos não são tão evidentes como nos acostumamos a pensar, uma vez que nossas sociedades modernas relacionam, de um modo bastante elaborado e íntimo, o DNA à paternidade, o átomo às guerras, as plantas medicinais à biopirataria e ao direito de patentes, o clone humano à identidade, a inseminação artifi cial à família, o buraco na camada de ozônio à produção industrial de aerossóis e ao uso obrigatório de protetores solares, as baleias ao Greenpeace. Diariamente, os jornais (impressos ou falados) veiculam temas e problemas relacionados ao desenvolvimento científico e técnico que desafiam nossa compreensão sobre a sociedade que estamos ajudando a construir. Somos instigados a tomar posição, emitir opinião ou mesmo agir, organizando ou participando de movimentos sociais em curso. Lembre-se, por exemplo, das usinas de Angra, que relacionam, de uma só vez, urânio enriquecido, propriedade intelectual, segredo industrial, economia, meio ambiente, cientistas e técnicos, governos de Estado, ONGs e soberania. Nada mudará muito se trocarmos a energia nuclear por petróleo – quando nos deparamos com um debate estadual sobre se haverá ou não a construção de um oleoduto por terra, ligando a bacia de Campos (RJ) a S. Sebastião (SP) – ou pela soja transgênica... O que nos parece evidente é que Ciência, Geopolítica, política ambiental e de saúde, economia, interesses e valores estão irremediavelmente ligados entre si há muitos anos, aliás, há séculos, tendo a(s) História(s) da(s) Ciência(s) como testemunha. Contudo, essa constatação não implicou mudanças significativas em nosso modo de conceber a Ciência ou os processos de construção do conhecimento científi co: continuamos a acreditar que a Ciência é capaz de estudar as “coisas - em-si” (a Natureza), e que, assim, separamos Natureza e sociedade (dos “homens-entre-eles”).” Página 37 - Aula 03.
Justificativa: Considerei essa parte importante os no vídeo destaca as mineradoras e seus impactos.E muita das vezes o vídeo destaca que as ciências estão interligadas com todos os ambientes da sociedade implica em todos esses locais.
“Consideram que os professores devem perceber a importância de superar a ideia mais comum na educação a partir do conhecimento dos alunos no ensino de suas disciplinas, a fim de alcançar o conhecimento escolar (conhecimento científico). Assim, partir do conhecimento dos alunos para chegar ao conhecimento científico reproduz a estrutura de poder da Ciência na sociedade. A compreensão de como se constitui o sistema de conhecimento popular sobre a Natureza e a saúde e sua integração com o sistema científico, por parte dos professores, segundo esses autores, poderá contribuir para que os alunos compreendam melhor a lógica das disciplinas científicas. Em outras palavras, a integração entre popular e científico, ou seja, entre o cotidiano e o saber teórico, será mais eficiente para ampliar a compreensão dos alunos sobre a lógica e os temas científicos.” Páginas 63 e 64 - Aula 05.
Justificativa: Considerei essa parte pois nela se diz a importância da compreensão da ciência na sociedade e o vídeo demonstrou muitas vezes como é importante que esse pluriverso se manifeste em todos os ambientes e que haja debates.
“Embora algumas soluções estejam sendo propostas em diferentes países para que os direitos intelectuais das populações tradicionais sejam assegurados, ainda há impasses relativos à interface entre os dois sistemas de conhecimentos. Existe, portanto, uma demanda crescente por um sistema novo, alternativo, que permita atender, proteger e honrar essas sociedades, línguas e culturas. Se for possível evidenciar que os nossos conhecimentos – científicos e técnicos – sobre a biodiversidade não se separam de nossas identidades, leis, instituições, sistemas de valores etc. tal e qual os conhecimentos dos povos indígenas, então será possível falar em eqüidade, quer seja em relação à propriedade intelectual, quer seja em relação à educação em ciência, saúde e ambiente.” Página 96 - Aula 07.
Justificativa: No vídeo se destaca muito a manifestações políticas referentes a conquistas de assuntos que não são pertinentes a sociedade e este trecho demonstra as soluções entre os países procuram para atender as sociedades.
Pergunta:
Na parte do vídeo em que relata sobre as confluências, o que seria e como elas podem nos ajudar nesse debate?

Outros materiais