aula_10

Disciplina:Fundamentos da Economia4.832 materiais53.768 seguidores
Pré-visualização2 páginas
10
*

As transações do país com o setor externo são contabilizadas no BALANÇO DE PAGAMENTOS, que é o registro sistemático das transações econômicas entre residentes e não-residentes de um país durante determinado período de tempo.
Residentes são empresas aqui instaladas (brasileiras ou estrangeiras), cidadãos que residem no país, órgãos do governo do país.
Embora seja o governo quem cuida dos registros, as contas englobam ações de todos os agentes, refletindo as interrelações do país com o exterior.
É importante conhecer a estrutura do Balanço, e o significado de resultados de algumas contas.
AULA 10
BALANÇO DE PAGAMENTOS
*

*
AULA 10
*

AULA 10
BALANÇO DE PAGAMENTOS
*
COMERCIAL (BC)
SERVIÇOS
(BS)
RENDAS (BR)
TRANSF. UNILATERAIS
(TU)
CONTA FINANCEIRA (CF)
CONTA CAPITAL (CC)
TRANSAÇÕES CORRENTES:
BC + BS + BR + TU
CONTA CAPITAL E FINANCEIRA (CK):
CC + CF
SALDO BP: TC + CK

*
AULA 10
*

AULA 10
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
*
 Há diversos organismos internacionais, governamentais e não-governamentais, que atuam no sistema internacional. Destacamos 3 agências (ou organismos) internacionais governamentais (compostas oficialmente por representantes de países) que desempenham papéis importantes:
Fundo Monetário Internacional (FMI)
Banco Mundial
Organização Mundial do Comércio (OMC)

*
AULA 10
*

AULA 10
O FMI E O BANCO MUNDIAL
*
Ambos concedem empréstimos a países, mas com finalidades totalmente distintas.
O Fundo Monetário Internacional (FMI, desde 1944) conta atualmente com 187 países-membros. Promove a cooperação monetária internacional, colaborando na resolução dos problemas dos Estados relacionados às taxas de câmbio. Uma função específica é a de emprestar recursos a países com desequilíbrios em seus balanços de pagamentos (ou seja, com déficits sucessivos).
O Banco Mundial, criado em 1944, concede empréstimos e apoio técnico a países em desenvolvimento, visando a redução da pobreza mundial. Seus financiamentos se dão a taxas de juros mais reduzidas que aquelas do FMI, ou até mesmo são isentos de juros.

*
AULA 10
*

AULA 10
A OMC
*

Criada em 1995, a OMC incorporou o antigo General Agreement on Tariffs and Trade (GATT). Possui um conjunto de regras, definidas e votadas pelos países associados. Atua também como fórum para acordos e possíveis disputas comerciais.

Em resumo: trata da elaboração e implementação das regras sobre o comércio entre as nações afiliadas, e auxilia na resolução de conflitos comercias entre os sócios.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) possui 153 países-membros; é voltada à liberalização do comércio.

*
AULA 10
*

AULA 10
CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO
*
Crescimento é uma medida de quantidade; pode-se dizer que um país cresceu em determinado ano, se naquele ano a renda per capita (que é o mesmo que Produto per capita) for superior à renda per capita do ano anterior. O crescimento é uma condição necessária, mas não basta em si para que o país seja desenvolvido.
O desenvolvimento é um processo mais abrangente, um indicador de qualidade. O desenvolvimento de um país pressupõe inovação tecnológica e transformações sociais qualitativas. Desenvolvimento é o crescimento com avanço tecnológico e melhoria na qualidade de vida da população.

*
AULA 10
*

AULA 10
CRESCIMENTO X DESENVOLVIMENTO
*
Em 2010, o PIB do Brasil ficou em US$ 2,194 trilhões, saltando para a posição de 7ª maior economia mundial, segundo dados do Banco Mundial.
Nesse mesmo ano, o país ficou em 73º no ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano, que considera os aspectos de saúde, escolaridade e renda per capita do país. O IDH do Brasil foi de 0,699, classificado pelos critérios da ONU como indicador de “alto desenvolvimento humano”.
No índice de competitividade global do Fórum Econômico Mundial, o Brasil está em 58º lugar; esse indicador mede a capacidade de as economias atingirem crescimento sustentado e prosperidade. No quesito capacidade de inovação, ficamos em 29º lugar.

*