Aula_09

Disciplina:Análise Textual6.602 materiais166.925 seguidores
Pré-visualização1 página
AULA 9

Prof. Roberto Paes
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ANÁLISE TEXTUAL

AULA 9
*

Conceitos a serem vistos nesta aula

-  Sentidos metafóricos
- Sentidos metonímicos

AULA 9

AULA 9
*

http://www.youtube.com/watch?v=WIA3zIZW_QU
AULA 9

AULA 9
*

Do texto para o “outro” texto
Quando estamos diante de um texto para fazer uma leitura, geralmente imaginamos que todas as informações estarão disponíveis no próprio texto, não é mesmo? Bem, nem sempre acontece dessa maneira.

Há textos em que as mensagens não estão tão evidentes, e por isso necessitam mais de nosso conhecimento, já que as palavras não se bastam sozinhas.
Muitas vezes lemos nas entrelinhas e nem nos damos conta disso... Quando isso acontece, estamos ativando nosso conhecimento prévio para interpretar um texto.
AULA 9

AULA 9
*

Interpretação de texto: publicidade
Os textos publicitários, por não terem como característica a presença de um texto longo, usam o conhecimento de mundo para comunicarem. Para tal, usam “chaves” interpretativas.
AULA 9

AULA 9
*

Do texto para o “outro” texto
Quando as palavras estão estrategicamente colocadas e não trazem a maior parte do conteúdo da mensagem, o leitor tem mais trabalho, pois o texto não explica, mas necessita que o leitor busque o entendimento.

Assim, ele precisa acionar seu “conhecimento de mundo” para fazer as conexões adequadas com as palavras e chegar ao entendimento do texto.
O efeito de sentido exige a interpretação e o acionamento de conhecimento prévio.
AULA 9

AULA 9
*

Estudo de caso: interpretação
 Olá, tudo bem?

 Mais ou menos... Estou com glaucoma.

 A Dra. Elisa é ótima, posso lhe dar o telefone.
E você, conseguiu entender os sentidos evocados no texto?
AULA 9

AULA 9
*

Estudo de caso: a piada
Só é possível fazer humor se tivermos certeza de que entendemos as pistas de interpretação.
Dois bêbados conversam: — Você não sabe da última. — disse o primeiro. — O que foi? — responde o outro. — Eu ouvi dizer que descobriram uma doença que se cura com whisky. — Oba, que legal! E você sabe como é que a gente faz para pegar essa doença?
AULA 9

AULA 9
*

http://www.youtube.com/watch?v=SxdW2JI00a4
AULA 9

AULA 9
*

Conceito
 “Metáfora é um princípio onipresente da linguagem, pois é um meio de nomear um conceito de um dado domínio de conhecimento pelo emprego de uma palavra usual em outro domínio. Essa versatilidade faz da metáfora um recurso de economia lexical, mas com um potencial expressivo muitas vezes surpreendente”.
(AZEREDO, 2008, p. 484).
A metáfora baseia-se na transferência (metaphorá em grego significa “transporte”) de um termo para um contexto que não lhe é próprio.
Interpretação de texto: a metáfora
AULA 9

AULA 9
*

A metáfora funciona a partir do estabelecimento de uma relação de sentido entre um elemento comparado e um elemento comparante.

A vida é chuva de verão.
A associação da vida a chuva de verão é puramente subjetiva. Cabe ao leitor completar o sentido de tal associação, a partir da sua sensibilidade, da sua experiência. Essa metáfora, portanto, pode ser compreendida das mais diferentes formas. Isso não quer dizer que ela possa ser interpretada de qualquer jeito, mas que a compreensão dela é flexível, ampla.
Interpretação de texto: a metáfora
AULA 9

AULA 9
*

http://www.youtube.com/watch?v=HV6YvjHyeGY&feature=related
AULA 9

AULA 9
*

Conceito
 “Metonímia consiste na transferência de um termo para o âmbito de um significado que não é o seu, processado por uma relação cuja lógica se dá, não na semelhança, mas na contigüidade das idéias.”
(AZEREDO, 2008, p. 485).
Na metonímia, a relação entre os elementos que os termos designam não depende exclusivamente do indivíduo, mas da ligação objetiva que esses elementos mantêm na realidade. 
Interpretação de texto: a metonímia
AULA 9

AULA 9
*

Na metáfora a substituição de um termo por outro se dá por um processo interno, intuitivo, estritamente dependente do sujeito que realiza a substituição.

Na metonímia, o processo é externo, pois a relação entre aquilo que os termos significam é verificável na realidade externa ao sujeito que estabelece tal relação. 
Na metonímia, um termo substitui outro não porque a nossa sensibilidade estabeleça uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam (caso da metáfora), mas porque esses elementos têm, de fato, uma relação de dependência.
Interpretação de texto: metáfora x metonímia
AULA 9

AULA 9
*

Metonímia: exemplos
Sou alérgico a cigarro (causa por consequência)

Fumei um cubano (produtor por produto)

Comprei 200 cabeças de gado (parte por todo)

Cole com durex! (marca por produto)

Tomei uma caixa de cerveja (continente por conteúdo)

Li Shakespeare ontem (autor por obra)
A
AULA 9

AULA 9
*

Atividade: análise de propaganda
AULA 9

Depois deste slide, passar filme do youtube http://www.youtube.com/watch?v=jzmkrT_KE6Q

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*