Buscar

AOL 2 de Concreto Armado

Prévia do material em texto

50374 . 7 - Concreto Armado - 20212.A
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
10/10
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
/1
A NBR 6118, “Projeto de estruturas de concreto armado – Procedimento” é a principal norma brasileira para o dimensionamento de elementos de concreto armado. Quanto às sentenças de recomendações presentes nessa norma, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os elementos de superfície são classificados como lajes quando as ações são perpendiculares à seção transversal.
2. 
Um modelo estrutural precisa conter a geometria dos elementos e os carregamentos atuantes.
3. 
Não existem recomendações para elementos de volume na NBR 6118, como é o caso das sapatas e dos blocos de fundação, visto que são abordados por uma norma específica.
4. 
A análise estrutural pela NBR 6118 aborda três categorias: os elementos lineares, os de superfície e os de volume.
Resposta correta
5. 
Os elementos lineares são classificados como vigas quando o esforço atuante preponderante for de forças normais de compressão.
2. Pergunta 2
/1
Segundo as recomendações para a execução de estruturas de concreto armado, aponte a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Antes da concretagem, devem ser verificadas as formas, seus escoramentos e o posicionamento das armaduras do elemento.
Resposta correta
2. 
A desforma e a retirada do escoramento dos elementos pode ser realizada no mesmo dia da concretagem.
3. 
A NBR 14931, “Execução de estruturas de concreto – Procedimento”, não pode ser aplicada para a execução de fundações superficiais, para isso existe a norma “NBR 6122 – Projeto e execução de fundações”.
4. 
As pontas livres das armaduras, como as esperas, devem estar sempre protegidas para evitar a corrosão do aço.
5. 
As plantas de execução dos elementos não precisam conter especificações da resistência do concreto, já que essa será escolhida conforme o plano de concretagem da obra.
3. Pergunta 3
/1
Com relação às armações sobre as normas, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A NBR 7480, “Barras e os de aço destinados a armaduras para concreto armado”, determina os requisitos para encomenda, fabricação e fornecimento de telas de aço.
2. 
A NBR 9062, “Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado”, prescreve recomendações para estruturas de concreto armado moldadas in loco.
3. 
A NBR 7187, “Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – procedimento”, dispõe de informações adicionais àquelas contidas na NBR 6118, principalmente com relação ao efeito das cargas permanentes.
4. 
A NBR 8681, “Ações e segurança nas estruturas – Procedimento”, clássica as ações sobre a estrutura e os estados-limite para os quais a estrutura deve ser dimensionada.
Resposta correta
5. 
A NBR 1569, “Fôrmas e escoramentos para estruturas de concreto – Projeto”, dimensionamento e procedimentos executivos, não especifica os materiais que podem ser utilizados, pois isso é de responsabilidade exclusiva do canteiro de obras.
4. Pergunta 4
/1
O concreto pode ser produzido no próprio canteiro de obras ou por centrais de dosagem. Quanto a essas duas formas de produção e levando em consideração o controle tecnológico do concreto, assinale a resposta correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
O concreto produzido no local, com auxílio de betoneiras, costuma ser utilizado em grandes obras, com grande volume de concreto.
2. 
O concreto produzido no local pode ser utilizado para elementos que devam ter elevadas resistências.
3. 
Para concretos produzidos em central de dosagem, o transporte até a obra pode ser realizado por caminhões sem dispositivos de agitação, somente para concretos segregáveis.
4. 
Quando o concreto dosado em central é transportado por caminhões-betoneira, não é necessário se preocupar com o tempo de percurso, visto que esse tipo de caminhão oferece agitação contínua ao concreto.
5. 
Para realizar o pedido do concreto dosado em central, são necessárias algumas especificações, quais sejam especificações pela resistência característica do concreto, especificação pela composição da mistura e por exigências suplementares.
Resposta correta
5. Pergunta 5
/1
Com relação às normas brasileiras e sua utilização, assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para o dimensionamento de obras de arte especiais, utiliza-se apenas a NBR 7187, “Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido – Procedimento”.
2. 
As recomendações da NBR 8681, “Ações e segurança nas estruturas”, servem para a verificação de edifícios de elevada altura, principalmente, mas podem ser utilizadas para outros tipos de edificações, quando conveniente.
3. 
A NBR 6120, “Cargas para o cálculo de estruturas de edificações– Procedimento”, a NBR 6123,“Forças devido ao vento em edificações – Procedimento”, e a “NBR 7188, "Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas”, são as principais normas brasileiras para verificação dos carregamentos presentes na estrutura.
Resposta correta
4. 
A NBR 14931, “Execução de estruturas de concreto – Procedimento”, traz todas As recomendações necessárias para o dimensionamento de estruturas de concreto de edifícios convencionais.
5. 
A NBR 6118, “Projeto de estruturas de concreto armado – Procedimento”, contém as principais recomendações quanto ao dimensionamento das estruturas. Qualquer estrutura pode ser dimensionada a partir dela.
6. Pergunta 6
/1
Os esforços sobre os elementos são normalmente majorados por coeficientes de segurança antes de serem considerados no dimensionamento. Assinale a alternativa correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As letras “S” e “R”, quando presentes em uma simbologia, referem-se à segurança e à resistência.
2. 
O símbolo “V”, quando não acompanhado de outras letras, refere-se ao valor característico da solicitação de tração, sem ter sido majorada.
3. 
Os símbolos “N” e “Nd” correspondem ao valor do esforço normal no seu valor característico e de cálculo, respectivamente.
Resposta correta
4. 
Os símbolos “M” e “Mk” correspondem ao valor de momento setor característico e de cálculo, respectivamente.
5. 
O símbolo “TSd” refere-se à tração solicitante de cálculo.
7. Pergunta 7
/1
Conforme sua dosagem, o concreto pode atingir diferentes resistências, e suas propriedades podem ser modificadas. Com relação às propriedades mecânicas do concreto, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
O concreto não é um material muito resistente à tração. Para fins de dimensionamento, sua resistência à tração é até ignorada.
Resposta correta
2. 
A resistência à tração do concreto só pode ser medida através de três ensaios: tração direta, tração na compressão diametral e tração na flexão.
3. 
O módulo de elasticidade do concreto depende da sua resistência à compressão. Na falta de ensaios, seu valor pode ser avaliado através da sua resistência à compressão.
4. 
No diagrama tensão-deformação idealizado do concreto, encontra-se um coeficiente multiplicando sua resistência à compressão para considerar o aumento da resistência do concreto ao longo do tempo.
5. 
Quanto maior o teor água/cimento, maior será a resistência à compressão do concreto.
8. Pergunta 8
/1
A NBR 6118 caracteriza os estados-limites para o dimensionamento dos elementos estruturais. Segundo as siglas presentes na norma para esses estados, assinale a alternativa que apresenta seu correto significado.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A sigla ELS-DEF significa "estado-limite de deformações frágeis", sendo que o comportamento do concreto é analisado separadamente.
2. 
A sigla ELS significa "estado-limite de serviço" e pode ser acompanhada de outras letras que caracterizam o tipo de estado-limite de serviço que está sendo analisado.
Resposta correta
3. 
A sigla ELU significa "estado-limite único" e é utilizada para o dimensionamento de elementos isolados.
4. 
A sigla ELS-VE significa "estado-limite de verificação do existente". É utilizada para reformas de estruturas existentes.5. 
A sigla ELS-W significa "estado-limite de esforço de vento" (a letra W aderida à sigla é da palavra em inglês “wind”).
9. Pergunta 9
/1
Conforme as simbologias referentes à geometria e outras medidas de dimensões dos elementos, assinale a resposta correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
”b” e “bw” se referem à largura da seção transversal do elemento. Normalmente, quando essa largura é constante, utiliza-se o símbolo “b”, mas nada impede que o símbolo “bw” seja utilizado.
Resposta correta
2. 
”d’” é conhecido como a altura útil do elemento.
3. 
”c” é a distância da linha neutra até a br mais comprimida do concreto.
4. 
“h” é a largura da seção transversal de um elemento.
5. 
”d” é a distância entre o centro de gravidade da armadura comprimida até a bra mais comprimida do concreto.
10. Pergunta 10
/1
Sobre os termos e as definições da NBR 6118, relativos aos materiais presentes nos elementos, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Os elementos de concreto armado são compostos por armaduras passivas, as quais devem funcionar em conjunto com o concreto. No dimensionamento, as deformações das armaduras e do concreto são compatibilizadas para que isso ocorra.
Resposta correta
2. 
O concreto simples não costuma apresentar armadura. Quando apresenta, essa armadura encontra-se em quantidade inferior às mínimas exigidas pela norma e é denominada armadura ativa.
3. 
O concreto protendido é composto apenas por armaduras ativas. Essas armaduras são submetidas a tensões iniciais de maneira a alongá-las.
4. 
O concreto armado tem armaduras ativas para garantir a solidariedade entre o concreto e o aço.
5. 
Os elementos de concreto protendido têm armaduras ativas, mas é no concreto que são aplicadas as tensões iniciais que caracterizam a protensã

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes