Revisão AV1

Disciplina:Fundamentos da Economia4.833 materiais53.824 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
*

 ECONOMIA
Prof. Antonio Elder

*
*

Observações...
(Prof. Antonio Elder)
Tivemos 4 aulas, a revisão é feita em apenas 1 aula. Portanto, esta é uma aula de revisão dos aspectos principais, o que não impede que conceitos complementares presentes na matéria e não abordados aqui, sejam também questionados em prova.
Procure se organizar para estudar, embora haja tantas tarefas no nosso dia a dia…
O seu “Livro do Conhecimento” (que une os conhecimentos que você absorve ao seu crescimento pessoal e profissional) é um bem precioso SEU!

*
*

REVISÃO
(Prof. Antonio Elder)
Destaques Importantes
Definição conceitual de Economia: ciência que estuda a maneira como são administrados os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para os membros da sociedade. A economia é a ciência que trata da questão da escassez de uma organização social. Para isso é importante:

• Entender que a Economia está no cotidiano das pessoas.

•Entender que Economia é uma ciência social.

• Entender (e saber) sobre os RECURSOS DE PRODUÇÃO: são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços. São eles: Terra, Trabalho e Capital; sabendo-se que têm livros que incluem também a capacidade empresarial e a tecnologia.
PROF. ANTONIO ELDER

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
Questão central da economia: escassez
Escassez REAL: de bens, serviços e de fatores de produção
Escassez MONETÁRIA: de dinheiro, de moeda
Existe um conjunto de perguntas CLÁSSICAS que se usa para orientar a distribuição dos recursos, as quais chamamos de PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS: o que, como, quanto e para quem produzir.
Os bens econômicos (materiais e imateriais) devem:
ter utilidade (deve suprir alguma necessidade);
ser demandados (ou seja, procurados por quem deseja usá-los e estar disposto a comprá-los);
ser escassos.

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
. SISTEMAS ECONÔMICOS: é o conjunto de relações sócio-econômicas, técnicas e institucionais, que caracterizam a organização de uma economia, ou de uma sociedade. São divididos, basicamente em:
economia de mercado (capitalismo);
economia centralizada (de planejamento).
. Para exemplificar como um país aloca seus recursos para as diversas necessidades, usamos o modelo teórico da Curva de Possibilidades de Produção (CPP). Neste modelo a organização social está produzindo na sua capacidade máxima de produção, supondo que esta organização está utilizando totalmente os seus recursos de produção para se produzir dois bens. Cabendo destacar que:
Abaixo da CPP → sobra de recursos
Na própria CPP → uso total dos recursos
Externo à CPP → faltam recursos

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
. Mercado: lugar onde são encontradas as trocas econômicas entre aqueles que desejam vender, com aqueles que desejam comprar.
. Demanda é a QUANTIDADE TOTAL do produto que os consumidores desejam consumir, a dado preço, em um determinado período de tempo. Sabendo-se que fatores que afetam a demanda são: preço do próprio produto, preferências (outras), preços de outros produtos e renda dos consumidores.
. Lei da demanda: se o preço sobe, quantidade demandada cai; se o preço diminui, a demanda aumenta:
.

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
. Oferta é a QUANTIDADE TOTAL deste produto que os produtores/ vendedores colocam à venda, a dado preço, em um determinado período de tempo
. Fatores que afetam a oferta: preço do próprio produto, custos dos fatores de produção, concorrência (número de empresas no mercado), mudanças tecnológias
. Lei da Oferta: “Se o preço sobe, a oferta de X sobe. Se o preço cai, a oferta de X cai.”

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
Equilíbrio de Mercado: OFERTA (S) = DEMANDA (D)

 Este ponto (E) é onde a quantidade que os consumidores desejam comprar é igual à quantidade que os produtores desejam vender. Melhor dizendo, não há excesso ou escassez de oferta ou de demanda. Existe coincidência de desejos.

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
Divisão do Estudo da Economia:
Macroeconomia: estuda o funcionamento da economia em seu conjunto (visão agregada);
Microeconomia é uma:
♣ divisão da teoria econômica, que se caracteriza por abordar o estudo de unidades econômicas específicas, tais como os consumidores, as empresas, os mercados específicos etc.
♣ abordagem que coloca uma “lente de aumento” sobre uma das tantas unidades econômicas que formam a economia de um país, para estudar as características específicas desta unidade.

*
*

Revisão
(Prof. Antonio Elder)
O preço de um bem e/ou serviço é a sua relação (ou valor) de troca pelo dinheiro, ou seja, é a quantidade de reais (R$) necessários para transacionar 1 unidade da mercadoria. Os preços são formados nos mercados específicos.
Os agentes econômicos (empresas, governo e famílias), na teoria microeconômica, são considerados RACIONAIS. Significa que sempre agem visando maximizar seus benefícios.

*
*

Aplicação dos Conceitos
1) (Marque a alternativa correta). Os problemas econômicos relativos a o que, como e para quem produzir, por exemplo, existem:
a) apenas em sociedades de economia centralizada, como acontece em Cuba (ainda hoje);
b) apenas em países de economia capitalista (como se tem nos países emergentes);
c) em todo e qualquer país não importando a sua forma de organização econômica;
d) em toda e qualquer sociedade que está organizada fora da CPP.

*
*

Aplicação dos Conceitos
2) Marque V ou F nas alternativas abaixo:
a) ( ) Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos (naturais, trabalho e capital) escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
b) ( ) Um sistema econômico pode ser definido como sendo a forma política, social e econômica pela qual está organizada um determinado país, onde tem-se os agentes econômicos realizando transações reais e monetárias.
c) ( ) De uma maneira geral, conforme as nossas aulas, toda e qualquer curva de oferta tem uma inclinação positiva demonstrando a relação inversa que existe entre a quantidade de oferta e o preço de um determinado produto qualquer.
d) ( ) A curva de possibilidades de produção é definida como sendo a fronteira máxima que a economia de um país pode produzir de dois bens, dados os recursos produtivos limitados.
e) ( ) A macroeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda os fatos (ou fenômenos) econômicos em termos individuais (ou parciais), destacando-se dentro do seu estudo, as condições das receitas e dos custos de uma determinada empresa e as necessidades de um determinado consumidor.

*
*

Aplicação dos Conceitos
 3) (Conforme o desenvolvimento do cálculo, marque a alternativa correta) Os valores do preço e da quantidade de equilíbrio do mercado do produto X são respectivamente:
Qx = 100 – 10Px (função demanda)
Qx = 40 + 10Px (função oferta)
a) ( ) Px = $3,00; Qx = 50 unidades
b) ( ) Px = $5,00; Qx = 100 unidades
c) ( ) Px = $3,00; Qx = 70 unidades
d) ( ) Px = $5,00; Qx = 60 unidades

*
*

Revisão/Aulas 5 e 6
(Prof. Antonio Elder)
Elasticidade
 Definição : mede a sensibilidade (ou a resposta) da quantidade em função das mudanças (ou modificações) de algum dos seus fatores determinantes.
 Tipos:
Elasticidade-Preço da Demanda
Elasticidade-Preço da Oferta
Elasticidade-Renda da Demanda
Elasticidade-Cruzada da Demanda

*
*

Revisão/Aulas 5 e 6
(Prof. Antonio Elder)
Elasticidade-Preço da Demanda e da Oferta
Epd = (Δ%Qdx/ Δ%Px)
Epo = (Δ%Qox/ Δ%Px)
Análises:
Inelástica: Epd < 1 (em valor absoluto), ou , Epo < 1, neste sentido: Δ%Qx < Δ%Px;
Elástica : Epd > 1 (em valor absoluto), ou Epo > 1, neste sentido, Δ%Qx > Δ%Px  
Elásticidade Unitária: Epd = 1 (em valor absoluto), ou EPo = 1, neste sentido, Δ%Qx = Δ%Px

*
*

Revisão/Aulas 5 e 6
(Prof. Antonio Elder)
 Intervenção do governo na formação de preços no mercado pode ser por meio:
Da incidência